Fábrica de Graffiti promove saúde mental por meio da arte urbana e ajuda empresas a cumprirem metas de ESG
Com o objetivo de humanizar espaços marcados
pelo "cinza" da indústria, a Fábrica de Graffiti democratiza a arte
através dos maiores murais de grafite do Brasil. Iniciativa chama a atenção das
empresas em busca de projetos alinhados com as práticas de ESG
Em meio a tantas crises socioambientais,
as práticas ESG (do inglês “Environmental, Social and Governance”) – Ambiental,
Social e Governança – se fazem cada vez mais necessárias para a
sustentabilidade dos negócios, impulsionadas pela cobrança do público e dos
investidores. A sociedade está cultivando uma nova mentalidade, na qual lucro e
propósito caminham juntos, e projetos como o Fábrica de Graffiti (www.fabricadegraffiti.com.br)
são exemplo disso. Criado em 2018 por Paula Mesquita Lage, o projeto tem o propósito de humanizar distritos
industriais por meio da arte urbana. A iniciativa promove o desenvolvimento social e
realiza projetos robustos sem
impactar o meio ambiente.
Desde a sua fundação, a Fábrica de
Graffiti já captou R$ 3,5
milhões em rodadas de investimento e realizou sete edições,
entre elas o maior mural
de graffiti da América Latina, em Barra Mansa, no Rio de Janeiro,
e os maiores murais de Minas Gerais, em Contagem, e da Bahia, em Feira de
Santana, tendo passado também por Joaquim Murtinho (MG), onde transformou um vagão
estacionado em obra de arte, Sabará (MG), João Monlevade (MG) e Rio Claro (SP),
dando mais cor e vida às cidades antes acinzentadas. Ao todo, o projeto já
pintou aproximadamente 23
mil m², em parceria com Fundação ArcelorMittal, Belgo Bekaert
Arames, Tigre e MRS Logística.
O relatório publicado pela Organização
Mundial da Saúde (OMS) em 2019,
Quais são as evidências sobre
o papel das artes na melhoria da saúde e bem-estar?, que reúne
mais de 900 estudos, conclui que o contato com a arte fortalece os vínculos
sociais, especialmente entre pessoas que vivem em regiões desfavorecidas;
desenvolve habilidades cognitivas e emocionais, auxiliando na resolução de
conflitos; reduz o preconceito e a discriminação ao promover compreensão
cultural; e entre crianças em vulnerabilidade social, pode reduzir a ansiedade,
a depressão, a evasão escolar e a agressividade; entre tantos outros
benefícios.
Não por acaso o foco da Fábrica de
Graffiti está nas cidades industriais, como aponta Paula, fundadora e produtora
executiva do projeto: "A
maioria dos projetos culturais do Brasil é centralizada nas grandes cidades e
deixa de fora justamente as áreas mais carentes de intervenções artísticas. Os
distritos industriais são vistos como lugares de passagem, como se não
existissem moradores na região. Por isso a experiência da Fábrica de
Graffiti é sempre avassaladora para a comunidade e para nós, que sentimos o
impacto social do nosso trabalho.”
As indústrias são as patrocinadoras da
iniciativa, via Leis de Incentivo à Cultura, e vêem na Fábrica de Graffiti uma
forma de valorizar e contribuir com o bem-estar dos seus colaboradores. “Cidades industriais são carregadas pela
tonalidade cinza e pelo isolamento. Quando realizamos um projeto nelas, o ganho
estético e artístico é o mais visível, mas os colaboradores das indústrias
também falam do sentimento de pertencimento ao local e de como estamos
contribuindo para sua saúde mental”, diz Paula.
A Fábrica de Graffiti cumpre com cinco Objetivos para o Desenvolvimento
Sustável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): 4-
Educação de qualidade, 5- Igualdade de gênero, 8- Trabalho digno e crescimento
econômico, 10- Redução das desigualdades e 13- Ação contra a mudança global do
clima.
O projeto oferece um curso profissionalizante de graffiti
pelas cidades onde passa, tendo como principal público crianças e jovens de
escolas públicas, além de uma programação
cultural que envolve palestras e apresentações relacionadas à cultura Hip Hop. O
programa educativo da Fábrica de Graffiti já formou aproximadamente 700 alunos.
“Nosso curso de graffiti
costuma significar a primeira conexão de um adolescente com a arte, a primeira
oportunidade de ter uma profissão voltada para o segmento artístico, e encontra
o desejo por aprendizado desses jovens", comenta Paula.
Fábrica de Graffiti em Rio Claro |
Ela também conta uma situação marcante: na última edição, realizada em março de
2022 em Rio Claro (SP), em parceria com a Tigre, os alunos estavam com dificuldade de readequação à escola
após um longo período de aulas online, estavam indisciplinados e
desinteressados. A Fábrica de Graffiti contagiou a escola de uma maneira
incrível. Na palestra do Eduardo Sô [que é dançarino e coreógrafo de street
dance desde 1983] tivemos 200 participantes. Esse é o poder da arte”.
A equidade de gênero e a inclusão social
também são premissas básicas do projeto. Em
todas as edições, pelo menos metade dos artistas selecionados são mulheres cis
e trans, assim como são escolhidos artistas de diferentes raças
e sexualidade, formando uma equipe diversa. Artistas locais também são sempre
convidados e o cachê é
proporcionalmente igual para todos os grafiteiros e
grafiteiras, independentemente da experiência e da trajetória de cada um no
graffiti, valorizando igualmente o trabalho de cada um.
Para a Fábrica de Graffiti, exercer um
grande impacto onde se atua passa por não impactar negativamente o meio
ambiente. Por isso, todos
os resíduos gerados pelo projeto, incluindo plásticos, papelão
e metais, são recolhidos e encaminhados para cooperativas locais de reciclagem e a água contaminada por tinta é coletada e
tratada antes de voltar para a natureza.
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Sobre a Fábrica de Graffiti - Humanizar distritos industriais por meio da arte urbana e democratizar o acesso à arte são os propósitos que movem a POMME, produtora cultural da Fábrica de Graffiti. Realizando projetos de graffiti através de Leis de Incentivo à Cultura e para clientes particulares, é responsável pela pintura dos maiores murais de graffiti de Minas Gerais e Bahia e do maior da América Latina, no estado do Rio de Janeiro. Todos os projetos desenvolvidos levam em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), praticando igualdade de gênero, sustentabilidade e promovendo geração de renda para artistas locais. Saiba mais em www.fabricadegraffiti.com.br.
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