Kantar: crise das commodities já afeta o café torrado
Óleo de Soja e Leite UHT
também retraem em 2022
Na comparação entre o
primeiro trimestre de 2022 e o mesmo período de 2021, a alta dos preços da
cesta de commodities chegou a quase 20% e já representa 14% do valor gasto no
carrinho de compras do brasileiro, enquanto no ano passado era 12%. Para driblar
a inflação, o consumidor tem adquirido menos unidades dessa cesta (queda de
1,4%), mas, ainda assim, há impacto no bolso. É o que indica a mais recente
edição do relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados,
insights e consultoria.
Preparar café torrado, por
exemplo, está mais caro – 59% a mais no primeiro trimestre de 2022 versus o
mesmo período do ano passado - e por isso a bebida vem perdendo espaço na mesa
do brasileiro, sendo substituída pela versão solúvel. A razão é simples: o preço.
Enquanto o quilo do café torrado registrou um salto de, em média, R$ 17 em 2021
para R$ 28 este ano, o do café solúvel foi de R$ 16 para R$ 18. Com isso, a
categoria café solúvel apresentou um aumento de 30% em unidades neste trimestre
em relação ao mesmo período de 2021, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, que
registraram crescimento de 58%.
Outras categorias que retraíram entre as commodities foram óleo de soja e leite
UHT. Os óleos especiais (girassol, milho e
canola) vêm conquistando o espaço do óleo de soja pelo preço hoje equiparado, e
por estarem ligados à saudabilidade. Apresentaram um aumento de 27,8% em
unidades, enquanto o de soja retraiu 4,9%. O Leite
UHT sofreu uma queda de 2,3% este ano em comparação ao mesmo período do ano
passado.
O relatório trimestral
Consumer Insights da Kantar contempla 11.300 lares brasileiros de todas as
regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do
Brasil.
Sobre
a Kantar
A Kantar é líder global em
dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e
somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram,
compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o
conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
entender as pessoas e inspirar crescimento.
Mais informações em www.kantar.com/brazil
Nenhum comentário