Últimas

Lesão muscular: como acelerar a sua recuperação?

Tratar a lesão o quanto antes e ter uma estratégia para a recuperação é fundamental para permitir um retorno rápido e seguro

Créditos: iStock

Depois de sofrer uma lesão muscular, a maioria dos pacientes mal pode esperar para se colocar em movimento novamente – seja para voltar aos treinos ou para retomar a vida normal. Independentemente da atividade física que se pratica, as lesões fazem parte. Tratar a lesão o quanto antes e ter uma estratégia para a recuperação é fundamental para permitir um retorno rápido e seguro.

É comum que a área lesionada apresente inchaço, vermelhidão e calor, o que resulta em dor. A aplicação de gelo ajuda a aliviar os sintomas, enquanto a compressão limita o inchaço. A elevação da área lesionada é essencial nas primeiras 48 - 72 horas após a lesão, pois reduz o inchaço devido à gravidade.

Vejamos a seguir como acelerar a recuperação de lesões musculares.

Descanso

Quando você sofrer uma lesão, pare o que estava fazendo imediatamente e descanse o máximo possível durante os dois primeiros dias. Evite colocar peso sobre a área lesionada por 24 - 48 horas. Descansar também evitará qualquer outra contusão. Voltar a se exercitar quando uma lesão não foi totalmente curada pode causar sérios danos para a sua saúde e prolongar o tempo de recuperação.

Gelo

Aplique gelo por mais ou menos 20 minutos por até 24h - 48h após a lesão. O frio é útil para reduzir a dor e o inchaço da região afetada. Se você não tiver um saco de gelo, um saco de ervilhas congeladas também serve. Atenção: nunca aplique o gelo diretamente na pele, em vez disso, envolva-o em uma toalha fina.

Compressão

Envolva a área afetada com uma faixa para comprimir o músculo lesado e evitar o inchaço. A faixa deve estar apertada, mas não apertada o suficiente para interromper o fluxo de sangue. Solte a faixa imediatamente se a pele ficar azul, ou caso você sinta que a região está gelada, entorpecida ou causando formigamento.

Elevação

Eleve a parte do corpo lesionada acima do nível do seu coração. Isso reduz a dor, o latejar e o inchaço. Um travesseiro pode ser usado para esse fim. A área da lesão muscular deve ser mantida elevada sempre que possível.


Às vezes é melhor imobilizar a área lesionada com uma tala e descansar completamente para permitir a cura completa da lesão. Quando não há o devido descanso, a lesão torna-se mais difícil de ser tratada. A ajuda de um profissional do curso de fisioterapia pode se fazer necessária para a recuperação completa do paciente.

Nenhum comentário