Marketing Digital faz a diferença para empresas de logística internacional
Fundadora da ComexLand, Kauana Pacheco aponta
caminhos mais eficientes
Em um mundo cada vez
mais globalizado, a logística internacional tem se mostrado uma atividade de
altíssimo valor e importância. É também por esse motivo que o setor é
caracterizado por elevados índices de competitividade, o que leva, obrigatoriamente,
à busca por clientes e profissionais. E é neste ponto que o marketing digital
faz toda a diferença.
Kauana Pacheco,
fundadora da ComexLand, consultoria de
marketing para comércio exterior, aponta que, com o atual cenário logístico,
uma companhia precisa provar. “Portanto, a empresa deve conhecer exatamente as
dores do mercado e trabalhar com seus diferenciais competitivos. Como diz Seth
Godin: ‘Para ser visto é preciso aprender a enxergar!’, porém, é necessário
mostrar diferenciais para toda cadeia. E a melhor forma de transmitir é pela
comunicação digital”, aponta.
Kauana lembra que,
diante da rapidez com a qual as notícias se espalham na internet, os clientes
esperam uma fonte segura de informação e, de preferência, primária. Por isso,
empresas que possuem uma comunicação eficaz criam uma boa rede de
relacionamentos. “No primeiro semestre do ano muita coisa aconteceu na
logística e, no Comex, vimos congestionamentos em portos, capatazia saiu do
valor aduaneiro, prorrogação de regimes aduaneiros especiais, portos fechados
por medidas de restrição na China”, enumera Kauana.
Tudo o que influencia
nos processos deve ser comunicado. “Os clientes já se acostumaram a receber
relatórios, informativos ou até artigos com atualidades do comércio exterior, e
assim, conseguem estar mais confiantes sobre os processos de importação e
exportação”, atesta.
Estar nas redes sociais
é ponto fundamental, mas é importante lembrar que cada rede possui sua forma de
comunicação. E aprender a comunicar é o que Kauana coloca como um dos
diferenciais. “Percebemos muitas empresas da área se autodenominando ‘a
melhor’. Porém, o que define ‘a melhor’ uma vez que cada cliente possui uma
necessidade diferente?
Se a empresa possui o
melhor atendimento, fale sobre o NPS (Net Promoter Score); se possui a melhor
segurança nos embarques, fale sobre como trabalha o compliance; se possui a melhor operação
logística, mostre certificações e prêmios que comprovam isso; se é a melhor na
agilidade, fale como a tecnologia traz vantagens aos seus clientes. Mostre cases, depoimentos e
comunique. A comunicação gera relacionamento, que gera venda e
fidelização”.
Há, ainda, outros modos
de conseguir uma boa comunicação. E-mail
marketing, interação com site
e agendamento de postagens têm sido uma boa alternativa. “Como os serviços da
Comexland são personalizados, os resultados aparecem. Buscamos entender quais
são os objetivos comerciais de cada cliente, se buscam determinado setor,
região ou tamanho de empresa. E, após estudo, definimos o planejamento
estratégico e quais serão as ferramentas utilizadas”, detalha.
Para manter os clientes
no ciclo ativação, ou seja, conectados durante todas as etapas dentro do funil
de vendas, é crucial conhecer o público-alvo e grupos de personas e definir
objetivos. “É necessário criar algum tipo de relacionamento com o lead, de forma que ele
aguarde determinado conteúdo e deseje entrar no processo de contratação. A
Comexland trabalha em equipe com o comercial da empresa para atingir os
objetivos e entregar um marketing que gere resultados para as empresas em
reconhecimento, posicionamento e geração de leads”,
finaliza.
Sobre Kauana Pacheco
Kauana
Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio
Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se
posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é
entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline
de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista
em Big Data & Market Intelligence.
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