Últimas

Fístula dental: causas e tratamentos

Freepik

Você já ouviu falar em Fístula dental? Esse problema nada mais é do que bolhas que são formadas pela boca devido a uma tentativa das defesas do corpo em solucionar alguma infecção que esteja acontecendo por lá. 


Mesmo assim, essa tentativa acaba sendo falha, uma vez que, se o paciente apresenta fístulas dentárias, isso significa que o organismo não foi capaz de eliminar a infecção. Ou seja, isso resulta na formação de pequenas bolinhas de pus na gengiva ou no interior da boca


Essa enfermidade, apesar de apresentar tratamento, pode ser muito incômoda, fazendo com que o paciente apresente dificuldade de falar, deglutir e se alimentar. 


Dessa forma, é importante se atentar aos sintomas dessa doença e buscar por um dentista de emergência caso necessário. 


Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre fissura dentária, bem como os sintomas, causas e tratamento, para que você possa estar preparado para enfrentar esse problema caso ele venha a acontecer. 

O que é a fístula dental?

Como já dito acima, a fissura dental é uma questão que acontece devido a uma infecção em alguma parte da boca, podendo ser nos dentes e na gengiva, por exemplo. 


Por causa da infecção, as bactérias responsáveis pelo tecido que foi comprometido acaba, sendo cercadas por glóbulos brancos, que tentam combater a infecção, o que geralmente resulta em inchaço no local infeccionado. 


Em algumas dessas vezes, a ação de proteção do corpo acaba produzindo uma pressão pelo inchaço que atinge uma parte sensível no tecido mole ou duro e constrói um trajeto que vai da infecção até o tecido da gengiva.

Como identificar a fístula dental?

Normalmente, antes mesmo do paciente chegar a procurar por um dentista para gengiva, o corpo mesmo percebe que tem uma infecção bucal e busca combater as bactérias responsáveis. 


Por esse motivo, muitas pessoas chegam a nem sentir os sintomas de uma infecção. 


Entretanto, quando esse mecanismo acaba sendo insuficiente, a infecção bucal acaba gerando pus, mas esse não consegue ser liberado e fica evidenciado em forma de fístula, ou seja, um inchaço dentro da boca ou na gengiva, por exemplo.


Dessa maneira, a fissura pode ficar visível, uma vez que elas são pequenas bolinhas amareladas ou avermelhadas, que são características anormais de uma boca saudável.  


Além disso, essas bolhas podem causar dor, outro indicativo que pode sinalizar a presença desse problema bucal.


Caso se identifique com as causas e acredite que você pode ter uma fissura dental, procure uma clínica odontológica 24 horas e busque um tratamento. 

Quais as causas da fístula dental?

Como dito anteriormente, a fissura é causada por uma infração em qualquer um dos tecidos presentes na boca. 


Portanto, as causas desse problema vem de todas as doenças bucais que podem causar infecção, como por exemplo cáries, gengivite e doenças periodontais. 


Por esse motivo, ao notar manifestações dessa complicação bucal, é preciso prestar atenção aos seguintes sintomas:


  • Possibilidade de abscessos e infecções;

  • Gengiva avermelhada;

  • Surgimento de outros sinais que indiquem alguma enfermidade;

  • Pus acumulado.


Todos esses fatores, que são causados por uma infecção, podem desenvolver uma fissura dental. 


Por isso, caso sinta algum desses sintomas, busque uma clínica odontológica para que possa ser avaliado um tratamento não só da fissura como também da infecção. 

Tratamento e prevenção

Por último, se você acabou contraindo uma fissura, o que é preciso fazer consiste em procurar um médico dentista para que ele possa avaliar sua possível infecção e dessa forma, estipular o melhor procedimento.


Porém, é importante salientar que além de existir alguns tratamentos que são mais comuns, as fissuras podem acabar desaparecendo sozinhas depois do início do procedimento voltado para tratar a infecção, que é a causadora do problema. 


Dessa forma, em alguns casos, quando há comprometimento de alguma parte do dente, o médico pode optar pela realização do tratamento de canal e uso de antibióticos, questão que fará com que o paciente precise buscar por um dentista especializado em canal.


Isso acontece porque, esse tipo de tratamento normalmente é indicado quando a infecção é muito extensa e chega a provocar a morte do tecido dentário, o que pode favorecer o espalhamento do microrganismo causador da infecção pela corrente sanguínea.


Entretanto, se você nunca teve um fissura e não quer ter, para prevenir isso é necessário se atentar a uma boa higiene bucal. 


Em suma, uma boa escovação e rotina de limpeza bucal podem evitar a maioria das infecções que podem ser desenvolvidas na boca. 


Além disso, não se esqueça de visitar um dentista regularmente para avaliações.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Nenhum comentário