Modelo de negócio acessível é a aposta do Dot Bank para atrair novos investidores no Sul do país
Investimento inicial baixo tem sido o gatilho principal para a expansão da rede
A região Sul do Brasil é conhecida por
possuir um mercado econômico bem diversificado e distribuído entre os seus
vários setores, resultando em uma região mais rica, sendo responsável por 16,2%
do PIB (Produto Interno Bruto Nacional), de acordo com o IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística).
Além disso, o local conta com uma grande
força no franchising, tendo seguidas altas no segmento. Segundo a Associação
Brasileira de Franchising (ABF), o Sul gerou um faturamento total em suas
franquias de R$ 33.242 bilhões em 2021. Já em 2020, essa arrecadação total foi
de R$ 29.209 bilhões, resultando em um aumento de 13,8%.
Quando falamos em números de unidades de
franquias, a região também se destaca. Conforme o levantamento da ABF, o Sul
registrou 29.817 unidades no ano passado, sendo que em 2020 esse número era de
27.390, gerando uma alta de 8,9%.
Com números altos e a tendência de
crescimento, muitas franquias estão investindo em sua expansão na região. Um
exemplo disso é o Dot Bank – primeiro banco digital operando como
franquia no Brasil através de uma plataforma multicarteiras, focado na gestão,
conciliação, monitoramento e liquidação de pagamentos – que está traçando
estratégias para aumentar o número de unidades no Sul.
Estratégias
Para iniciar a expansão em alguma região é
preciso levar em consideração diversos aspectos. Um deles é analisar como está
o segmento de atuação da franquia naquela região, se existem concorrentes, se o
mercado está aquecido e favorável para a implantação de uma unidade.
Tudo isso é observado diariamente pela
rede Dot Bank, garante a diretora de operações Amanda Pinatti. “Mapeamos o
aumento das lojas virtuais, de empresas que estão digitalizando seus negócios
ou buscando recursos de gestão, além de verificar os números significativos na
região que fazem sentindo a abertura de novas franquias.”
Após o processo de pesquisa e análise de
mercado, a rede começa a implantar as suas estratégias. “Os primeiros passos é
investindo em marketing nos principais canais de empreendedorismo e redes
sociais, para que dessa maneira possamos alcançar o público que tem o perfil
que buscamos para a rede”, explica Pinatti.
Modelo de negócio atrativo
Para atrair possíveis investidores, o Dot
Bank conta com dois modelos de negócios atrativos e que possuem valor de
investimento baixo, tendo como diferença entre eles apenas a fatia de
monetização e o formato de atuação na ponta.
“Com essas opções o empreendedor consegue
validar qual modelo faz mais sentido dentro da rede para comercializar todo o
portfólio de produtos que o banco oferece, levando em consideração a região e
como deseja operar. Isso se torna um atrativo, pois ampliamos as possibilidades
de perfis de franqueados que podemos alcançar”, detalha Amanda.
O primeiro modelo é o Premium, que
possui um investimento inicial de R$ 7 mil (incluso taxa de franquia, capital
de giro e capital de instalação). O faturamento bruto mensal é de R$ 8 mil, com
um lucro médio de R$ 5.500 e o retorno do investimento entre 3 e 12 meses.
O segundo modelo contém um investimento
inicial menor, sendo mais acessível aos investidores, de acordo com a diretora
de operações. “O modelo Light foi desenvolvido exatamente com o foco de
facilitar o ingresso de novos perfis na rede, pois a taxa de franquia é de
apenas um salário mínimo e toda a parte técnica operacional ligada aos clientes
é realizada a quatro mãos junto à franqueadora.”
O modelo Light conta com um investimento
inicial de R$ 2.212, estando incluso taxa de franquia, capital de giro e
capital de instalação. O faturamento bruto mensal é de R$ 8 mil, já o lucro
médio é de R$ 2 mil, com o prazo de retorno entre 3 e 12 meses. Também é
importante ressaltar que ambos os modelos são home office.
Perfil do franqueado
O perfil do franqueado que a rede busca é
majoritariamente comercial, além de contar com conhecimentos bancários e em
software ERP (sistema de gestão empresarial). Porém, para a região Sul a rede
também procura por um outro estilo de empreendedor.
“O foco para essa região é atingir
principalmente contadores, pois o Sul é a segunda maior região com
profissionais da área. Além disso, com a reestruturação dos modelos, o formato
com atendimento aos clientes a quatro mãos é um modo de expandir a rede com rentabilidade
garantida para ambos”, comenta Amanda.
Metas
Atualmente o Dot Bank conta com uma
unidade no Sul do país, ficando localizada na cidade de Toledo, no Paraná.
Porém, já está em negociação com dois leads nos estados de Santa Catarina e
Paraná.
“O nosso planejamento é de fechar, ainda
neste ano, com pelo menos mais dois novos franqueados nessa região”, finaliza
Amanda Pinatti.
Sobre o Dot Bank
Fundada em 2019, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, o Dot Bank é um banco digital voltado para empresas que desejam automatizar processos, como o de pagamentos e recebimentos. Através da integração com o software de gestão, a conciliação automática favorece o ganho de performance no dia a dia. Além desses serviços, a plataforma conta com um portfólio de produtos que atendem empresas de pequeno e médio porte do comércio e varejo, como aquelas com alto volume de emissão de boletos bancários. Com atuação no mercado de franquias, o Dot Bank atua com o modelo home office, cujo investimento inicial é a partir de R$ 2.212,00 e se destaca ao ser o primeiro banco digital a operar como franquia no Brasil. Atualmente a rede possui 14 unidades distribuídas pelo Brasil. www.dotbank.com.br/
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