O que muda com a nova medida provisória que aumenta a margem do empréstimo consignado
Especialista da Simply, plataforma de
onboarding que formaliza R$ 4 bilhões de empréstimos ao mês, explica o impacto
da MP
A margem do crédito consignado,
modalidade que tem desconto automático das parcelas na folha de pagamento ou
benefício, será ampliada para 45%. Isso significa que o limite máximo da
remuneração comprometida com o empréstimo passa para um percentual maior do que
era permitido anteriormente, 40%. A medida aprovada pelo Senado no último dia
07, seguiu para sanção presidencial automática prevista para o último dia 15 de
julho.
A Simply,
fintech de transformação digital do setor financeiro, que faz parte da Sinqia Digital, maior provedora de
tecnologia para o mercado financeiro, apenas no primeiro semestre deste ano
observou um aumento de 80% das propostas analisadas, em comparação com o mesmo
período de 2021. Entre eles, documentos de identificação pessoal para aberturas
de contas digitais e envio de comprovantes para solicitar essa modalidade de
empréstimo.
“Apenas no último mês, tivemos um novo
recorde histórico, movimentado pelo crescimento da base de clientes,na abertura
de contas em bancos digitais e pelo aumento de pedidos dos empréstimos,
equivalente a 18 milhões de propostas analisadas nos últimos 3 meses”, conta
Roberto Rigotto, fundador da Simply. “Como temos muitos clientes do consignado,
a mudança na margem gera novos pedidos e, consequentemente, o aumento no
número de propostas e imagens processadas eletronicamente”, completa o
especialista.
Atualmente a Simply atende três dos
cinco maiores bancos do Brasil, isso mostra a capacidade da empresa para
atender e absorver grandes volumes. A fintech validou mais de 20 milhões de
imagens, 5 milhões de propostas e formalizou mais de R$4 bilhões em empréstimos
por mês. Somente no último bimestre, foram cerca de 12 milhões de propostas
eletrônicas analisadas.
Para Rigotto, os bancos estão buscando
evoluir as experiências para diminuir a interferência junto ao cliente, a fim
de tornar as transações mais ágeis e dinâmicas. “De maneira geral, todos os
processos bancários estão digitalizados e fáceis de serem contratados. A nova
disputa é para ter mais agilidade, ganha o cliente quem é mais rápido e possui
ferramentas que resolvam a jornada do usuário. Mas ainda há um universo de
possibilidades a serem exploradas nesta direção”, finaliza o executivo.
Sobre a Simply:
A Simply é uma fintech de automação dos processos de onboarding, cadastro e formalização, que vai desde a captura de dados e validação eletrônica dos documentos até a análise completa da proposta. A empresa disponibiliza várias soluções digitais como OCR, robotização, data mining e redes neurais, para automatizar processos e atividades manuais com inteligência artificial aplicada, oferecendo ao mercado uma plataforma enterprise completa. Desde 2021, a Simply faz parte da vertical Sinqia Digital. Para mais informações acesse: www.simply.com.br
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