Pesquisa inédita revela que agilidade na entrega é o principal ponto negativo na experiência com aplicativos de delivery
Realizada pela SoluCX, a pesquisa também
revelou que as embalagens e condições do produto estão entre os pontos
positivos nesse segmento
O levantamento "Customer Insights –
Food Service”, realizado pela SoluCX,
líder em pesquisa de satisfação e NPS no Brasil, revelou que, na percepção dos
consumidores, os principais pontos negativos com relação aos aplicativos
de delivery são a agilidade na entrega e performance. Os dados inéditos foram
coletados no período de 23 de junho e 13 de julho de 2022, com mais de 1300
respondentes em todo o Brasil e fazem parte de um estudo sobre hábitos de
consumo em diversos segmentos. No setor de Food Service foram publicados
estudos sobre: Restaurantes,
Cafeterias,
Sorveterias, Lojas de Sobremesas e Aplicativos
de Delivery.
Foram avaliadas 13 marcas de aplicativo
de delivery em todas as regiões do país, entre elas, iFood, Zé Delivery, Rappi,
James, 99 Food, Aiqfome e Facily. O objetivo principal da pesquisa foi apurar a
percepção dos clientes com relação aos players avaliados e tirar insights sobre
o setor como um todo, para isso, um dos indicadores avaliados foi o Net
Promoter Score (NPS), métrica de lealdade mais utilizada para medir o índice de
satisfação do consumidor.
O levantamento também mostrou os pontos
positivos destacados pelos consumidores com relação aos aplicativos de
delivery: “embalagem” e “condição dos produtos vendidos” foram os
destaques. Já “agilidade na entrega” e “performance do app”, foram considerados
pontos negativos na experiência dos clientes. Além disso, com base nas
respostas dos consumidores, a pesquisa mostrou a régua do NPS de percepção do
segmento, com nota máxima de 78.3 e a mínima de 15.1. No total, a média do NPS
do segmento é de 63.4.
“Com o painel de respondentes da SoluCX,
que conta com 320 mil consumidores ativos, avaliamos mais de 40 segmentos
distintos. A partir das respostas, conseguimos montar um panorama muito claro e
assertivo sobre a percepção dos consumidores dessas marcas e identificar o NPS
daquele mercado. Os números variam muito de um setor para o outro, mas o
objetivo da pesquisa é trazer para as empresas os pontos de acerto e,
principalmente, os pontos que devem ser ajustados, para que elas possam
desenvolver uma relação de proximidade e confiança com seus clientes”, ressalta
Tiago Serrano, CEO da SoluCX.
Como foi feita a pesquisa do
"Customer Insights – Food Service”
Para a consolidação dos dados, a SoluCX
coleta as opiniões aplicando pesquisas remuneradas nos respondentes cadastrados
em sua base, dessa forma, a empresa consegue obter informações de comportamento
de consumo de diversas marcas e setores do mercado brasileiro em tempo real. Na
pesquisa de percepção, a metodologia segue o mesmo padrão para todas as marcas
analisadas, coletando as opiniões em um mesmo canal, período, indicador,
volumetria e erro amostral.
Além da nota do NPS e de um campo aberto para comentários, o consumidor pode
avaliar com Likes e Dislikes itens como: Agilidade na entrega, performance do
app, variedade de restaurantes parceiros, abrangência, condição do produto,
etc. Nos Likes e Dislikes dinâmicos, é utilizado um algoritmo para aumentar a
profundidade da análise, e no campo de comentários é aplicado um machine
learning, que auxilia o time de análise de dados da SoluCX na criação desses
estudos.
A solução para apuração dos dados e
construção dos reports segmentados, é a mesma utilizada para criar o ranking de
NPS em cada segmento, e premiar as marcas líderes no NPS Awards, prêmio
promovido em parceria com a Exame e a Gouvêa Experience. Em 2022 serão
realizados dois eventos, a edição varejo que acontece dentro da Latam Retail
Show em setembro, e os demais setores em novembro. Ao todo, serão 41 segmentos
mapeados.
Empresas interessadas em participar do
NPS Awards 2022 poderão ter mais informações no site: www.npsawards.com.br ou em www.latamretailshow.com.br
Sobre a SoluCX
A SoluCX é líder em pesquisas de satisfação e NPS no Brasil, ouvindo mais de 30 milhões de consumidores anualmente. Por meio de um ecossistema completo de soluções em Customer Experience, oferece tecnologia, consultoria, insights ao mercado, reconhecimentos e educação para profissionais e empresas que buscam a transformação cultural de centralidade no cliente.
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