Vivalá injeta mais de 1 milhão de reais em economias locais e prova que o turismo sustentável transforma vidas em comunidades tradicionais brasileiras
Expedições de Turismo de Base Comunitária e
Volunturismo são grande fatores de melhoria na qualidade de vida de comunidades
em unidades de conservação brasileiras
Aderlan, à esquerda, ao lado do pai, Abilio, que
é o dono da pousada, durante uma das mentorias da Vivalá
Divulgação
O turismo sustentável vem crescendo cada
vez mais por representar experiências autênticas e profundas para seus
viajantes, mas também por beneficiar as economias de comunidades tradicionais
locais e ajudar na conservação da biodiversidade. Ou seja, são vivências
incríveis para quem viaja, quem recebe e para o planeta.
A Vivalá, que desenvolve o Turismo
Sustentável no Brasil é um grande exemplo desse conceito. Desde que começou
seus programas de turismo sustentável e de base comunitária, em 2017, injetou
mais de R$ 1 milhão em comunidades tradicionais por meio da contratação de serviços
de base comunitária como hospedagens, refeições, passeios, oficinas de saberes
locais, transportes, entre outras atividades. Além disso, da injeção direta de
capital feita pela Vivalá, seus viajantes compraram mais de R$ 420 mil em
produtos nas feirinhas e negócios locais. Esses valores aquecem a economia
local e trazem diversos ganhos para a população que já enxerga mudanças em sua
vida.
Horenilde Gomes, apelidada
carinhosamente como Nildoca tem uma pousada no Lago Acajatuba (AM) e foi uma
das vidas transformadas pelo aumento do turismo sustentável. “Eu e muitos
outros empreendedores estamos com o nosso negócio bem divulgado, fomos
fortalecidos e muito bem preparados. Acredito num turismo sustentável de base
forte, como esse que vem sendo feito pela Vivalá. Eu cresci muito. Por exemplo,
já tive melhorias como o aumento da capacidade de hospedagem da minha pousada.
A pousada tem gerado renda para a comunidade local aqui da região. O nosso
maior orgulho é falar de transformação, o mundo precisa desse fortalecimento
sustentável. Agradeço a todos da equipe Vivalá pela troca de amor tão grande
pelo Brasil”.
Nildoca também já realizou viagens por
meio das melhorias trazidas pelo turismo sustentável. Em 2019, ela foi
convidada a participar de um evento focado em turismo. “Fui para o Rio Grande
do Sul e pude ficar uns dias e conhecer a cidade. No evento, havia uma área
dedicada ao turismo do norte e ao turismo sustentável. Foi lá que eu pude expor
as ideias e progressos que ocorriam na região que se desenvolvia no turismo
sustentável. Foi também quando a modalidade começou a ganhar popularidade e,
com o evento, eu tive a oportunidade de divulgar a pousada e ter um crescimento
nos meus negócios”.
Além de melhorias na infraestrutura,
renda e possibilidade de uma maior divulgação para seus negócios, outros
parceiros da Vivalá como, por exemplo, as filhas do cacique Teka Shanenawa, da
aldeia indígena Shanenawá, localizada no Acre, enxergam outros benefícios para
suas vidas e comunidades.
Maya Shanenawa (27) cursa enfermagem em
Rio Branco (AC) e Maspã Shanenawa (24) realiza um curso técnico também na área
da saúde. “O turismo sustentável na aldeia Shanenawa tem trazido muito
aprendizado, conhecimento e ajuda financeira para facilitar a saída das pessoas
para buscar conhecimento fora da aldeia e posteriormente para que sejam
aplicados dentro da aldeia. É uma experiência de grande importância que vem
trazendo uma contribuição no fortalecimento sustentável. O turismo vem ajudando
nas dificuldades que temos, inclusive está contribuindo na faculdade das minhas
duas filhas. Aliás, o turismo tem sido uma porta aberta para vender nossos
artesanatos. Nunca na nossa história tínhamos tido essa oportunidade”.
Viajar de forma consciente é uma
atividade que traz diversas mudanças e impactos socioambientais. A chegada do
turismo sustentável na comunidade de Maguari Flona, Tapajós (PA), influenciou
diretamente na natureza da região. “A diferença é que antes do turismo, todo
mundo aqui vivia do roçado, gerando um enorme desmatamento na floresta. Agora
nós não fazemos mais isso, porque com a renda obtida pelo turismo sustentável
não precisamos mais fazer esses grandes roçados, mas sim uma pequena roça para
o sustento alimentar da nossa família”, conta Aderlan de Sousa, morador da região
e responsável, junto com o pai, da Pousada Abílio e Família.
Expansão nas áreas de atuação
Atualmente, a Vivalá atua em
unidades de conservação (UCs) de oito estados brasileiros e, até o final de
2023, pretende mais do que dobrar sua área de atuação no Brasil. O negócio
social age diretamente nas comunidades tradicionais indígenas, ribeirinhas,
quilombolas, caiçaras e sertanejas. A chegada da Vivalá nessas áreas realmente
muda a realidade de muitos moradores, que conseguem abrir seus novos
empreendimentos, ter mentorias especializadas de maneira contínua e gratuita, e
atrair viajantes de toda parte do país e do mundo, que também são profundamente
impactados em experiências profundas e que mudam suas percepções do Brasil..
“A gente só pode preservar aquilo que
conhecemos e que valorizamos. O impacto positivo do turismo sustentável da
Vivalá vai muito além do dinheiro injetado em comunidades tradicionais. Temos
que considerar, também, a conscientização ambiental, o apoio aos órgãos de
controle como o ICMBio, a quebra de preconceitos e estereótipos, a preservação
e valorização de culturas ancestrais e o aumento da autoestima de pessoas que
passam a enxergar o valor que têm, a partir dos seus conhecimentos e modo de
vida”, cita Daniel Cabrera, cofundador e diretor executivo da Vivalá.
Sobre a Vivalá
A Vivalá Turismo Sustentável no Brasil é uma empresa social com a missão de ressignificar as relações das pessoas com o Brasil através do Turismo Sustentável, empoderando comunidades e ajudando na conservação da maior biodiversidade do mundo. A organização é especializada em expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza e imersão nas comunidades tradicionais locais indígenas, ribeirinhas, quilombolas, caiçaras e sertanejas. A Vivalá recebeu 10 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais importantes em sua trajetória, sendo convidada para compor a rede Young Leaders of Américas do Departamento de Estado Americano em 2018, premiada como a agência mais sustentável do Brasil em 2019 pela ONU, Organização Mundial do Turismo e Braztoa, além de ter sido escolhida, em 2021, pela Fundação Grupo Boticário, Aceleradora 100+ da Ambev e PPA, e iniciativa global para empreendedores de impacto da Yunus & Youth para fazer parte de seus programas de aceleração. Em 2022, venceu pela segunda edição consecutiva o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em reconhecimento às ações sustentáveis durante a pandemia e está sendo investida pela AMAZ, Harvard Angels, Synthase, entre outros, para acelerar seu crescimento e impacto socioambiental.
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