A importância de cumprir o prazo de entrega
*Cícero Mário
Em uma sociedade
pautada no imediatismo em tudo à nossa volta, em especial aos consumidores, o
velho ditado que prevalece é o famoso “tempo é dinheiro”.
Quando compramos algo
ou recebemos uma promessa de determinada coisa, o mínimo que todos esperamos é
o cumprimento do que foi acordado por todas as partes.
Falando da parte comercial,
empresas, não importa em qual segmento estejam inseridas, têm o dever e
responsabilidade de respeitar os prazos assumidos com os clientes. Portanto, um
planejamento eficaz ajudará na gestão de entrega.
Nesse sentido, devemos
questionar o que significa a expressão “prazo de entrega”.
Em mais de 40 anos no
mercado de papelão ondulado, posso afirmar com toda a certeza, que muitas
pessoas desconhecem o real significado da expressão. Por essa razão, recorro à
Internet e descubro que uma definição muito comum é o período de tempo em
que determinada atividade deverá ser realizada ou em um contexto de produção e
de controle de estoque, a atividade em questão é normalmente a aquisição dos
materiais e/ou dos produtos de um fornecedor externo ou da própria instalação
de manufatura.
Esse importante
componente da venda determina inclusive muitas vezes a compra de alguém que tem
tradição na entrega em detrimento de outro fornecedor habituado ao não
cumprimento do prazo de entrega. E o tempo nesse mercado me ensinou que além de
trabalhar efetivamente com entregas agendadas e pontuais, é necessário ter
novas opções de transportes para mercadorias, um carro quebrado ou um simples
congestionamento podem prejudicar a logística de todo um dia.
A melhoria dos processos
internos, aliado a ajuda de parceiros e fornecedores, serão importantes para
além da entrega, mas também no efetivo controle dos estoques e produtos
disponíveis no momento.
A tecnologia ajudou
muito na evolução desse mercado nos últimos anos, em especial na pandemia do
novo coronavírus, quando boa parte da sociedade se viu em isolamento social e
aumentou consideravelmente os pedidos feitos pela internet.
Além da distribuição em
prazo acordado, disponibilizar opções para rastreamento de entrega ajudará na
confiança do cliente, que poderá acompanhar o passo a passo de sua entrega,
desde a confirmação do pedido até a saída para o endereço destinado. A
agilidade é importante do começo ao fim da fabricação, o que vai permitir não
só produtos de qualidade, mas também entregues na data determinada.
A eficiência de gestão
ajudará tanto na questão financeira como também na fidelização de atuais e
novos clientes, que confiaram na empresa na hora de utilizar ou indicar o
serviço. A fabricação de embalagens deve ter foco nas necessidades dos
clientes, de acordo com as tendências no mercado, além de atender projetos
específicos, com variação de medidas, mas no prazo determinado, é importante
que ao fornecer um orçamento para confecção de um produto, seja feito um estudo
e uma análise detalhada sobre as várias etapas do projeto que será
desenvolvido.
Profissionais
capacitados e tecnologia de ponta são imprescindíveis para confeccionar
amostras com mais rapidez e eficiência, permitindo o estudo, análise e a
criação de soluções para várias aplicações, quando se trata de embalagens
de papelão.
O objetivo dessa
atividade é levar ao consumidor o melhor custo-benefício e construir
novas parcerias no mercado, com alta produtividade que garantam a entrega dos
pedidos no prazo estipulado ao cliente e atendimento de qualidade
personalizado.
Cada pessoa possui
diferentes necessidades, portanto, requer-se atenção especial para cada caso e
avaliar antes de tudo a capacidade de atendimento interno para que se tenha um
crescimento saudável que atenda às necessidades e possíveis imprevistos,
evitando desistências e má reputação no setor.
*Cicero Mário é diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão. www.deltacaixaspapelao.com.br
Nenhum comentário