Black Friday: como o e-commerce está se preparando para a data?
Empresas de varejo online alinham expectativas
e trazem dicas para os comerciantes alavancarem suas vendas
São Paulo, agosto de 2022 - Com o início do segundo semestre,
comerciantes, varejistas e e-commerces já começaram a desenhar a sua estratégia
para a principal data de vendas do ano: a Black Friday. Mesmo em um cenário
cada vez mais desafiador com o aumento da concorrência e os desdobramentos da
economia, as marcas alinham expectativas e criam planos para impulsionar ainda
mais o faturamento.
Em um ano repleto de datas
significativas umas próximas às outras, a Black Friday disputará espaço com uma
atípica Copa do Mundo no mês de novembro, que pode funcionar como um
catalisador de vendas relacionadas ao evento. De acordo com um levantamento
feito pelo Grupo Globo com a Behup, 56% dos entrevistados pretendem comprar
algo por causa da Copa, e 72% querem aproveitar as promoções da Black Friday
para isso.
Ainda segundo a pesquisa, o e-commerce é
quem larga na frente na preferência do brasileiro nessa jornada de compra. Em
uma pesquisa feita pós-Black Friday 2021, 49% dos consumidores fizeram suas
compras apenas pela internet, enquanto os outros 31% aproveitaram as baixas dos
preços em lojas virtuais e físicas. O impacto disso foi 80% dos consumidores
que se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras na Black
Friday.
Bom omnichannel para a uma boa
experiência
Já em pesquisa realizada em 2022, 71%
dos entrevistados declararam que um bom omnichannel para ter uma boa
experiência no site ou aplicativo é um fator muito importante para a satisfação
na compra.
Para Carla Melhado, presidente da Mutant, empresa especialista em business
evolution que oferece serviços que melhoram o relacionamento entre empresas e
clientes, a presença de uma plataforma de Customer
Experience faz com que os compradores tenham mais confiança na
marca, impulsionando fidelizações, com novas (e recorrentes) compras. Para ela,
soluções para humanização das relações digitais é um ótimo caminho para
afunilar a relação entre fornecedor e comprador, refletindo diretamente na
geração de novos consumidores que pode ser conquistada de maneira orgânica, por
depoimentos e indicações de outros clientes que ficaram satisfeitos com todo o
processo (atendimento, compra e produto).
Aumentar a visibilidade do site e se
destacar da concorrência
Ao mesmo tempo que muitos consumidores
buscam por promoções na Black Friday, há muita oferta no ambiente digital. Mas
qual a melhor maneira do seu site se destacar da concorrência? Para Erich Casagrande,
Marketing Manager Lead da Semrush,
plataforma de gerenciamento de visibilidade online, as marcas precisam criar
estratégias de SEO. A prática consiste em melhorar o tráfego orgânico e a
classificação dos sites nas páginas de resultados de pesquisa em buscadores
como Google e Bing, ou seja, estar na frente das pesquisas.
“Há algumas dicas básicas que devem ser
levadas em conta quando falamos em otimização de sites. Isso inclui a criação
de conteúdo de alta qualidade, além do monitoramento e integridade técnica das
páginas, utilização de links de outros domínios e o registro da presença nas
pesquisas locais. Também é muito importante incorporar palavras-chave ao seu
conteúdo que sejam relevantes ao seu negócios”, explica Erich.
Valor do frete e tempo de entrega também
contam
Além da qualidade e preço do produto, um
fator fundamental para quem compra online é a condição que será feita a
entrega. De nada adianta comprar um item na promoção se o frete estiver muito
caro, o tempo de envio for extremamente demorado ou se o produto comprado
chegar danificado ou até se a encomenda nem chegar.
Éder Medeiros, fundador e CEO do Melhor Envio, plataforma de
intermediação de fretes entre vendedores virtuais e transportadoras, indica aos
lojistas que avaliem a possibilidade de oferecer frete grátis durante o
período. “Sabemos que é praticamente inviável manter a entrega gratuita para
todo o estoque, então, a dica é disponibilizar o frete grátis apenas em itens
selecionados. Em tempos de promoções, essa atitude acaba prevenindo situações
como frete mais caro que o produto. Outra solução é estipular um valor mínimo
de compras para a entrega gratuita ou até adotar o frete fixo para não
comprometer os lucros da empresa”, explica Medeiros.
Para evitar atrasos ou extravios, a
empresa conta com o Melhor Rastreio, serviço exclusivo que acompanha a entrega
dos clientes. “A segurança e agilidade da entrega são essenciais para que o
cliente receba a mercadoria no tempo e estado certos. Assim, ele sai como uma
boa impressão da marca ”, conclui o empresário.
Aproveitar a data para fidelizar novos
clientes
Como o tráfego dos sites e o fluxo de
vendas aumentam exponencialmente durante a Black Friday, os lojistas virtuais
precisam olhar a data como uma maneira de conquistar novos clientes e torná-los
fiéis à marca.
“Datas comemorativas, sobretudo a Black
Friday, são oportunidades para pensar não apenas nas vendas, mas no pós-venda.
E qual a melhor maneira de fidelizar os novos clientes que chegaram à
plataforma? Dar a ele a melhor experiência possível para que ele queira comprar
novamente com a sua empresa”, conta Victor
Paschoal, Head de Marketing LATAM da CleverTap, plataforma líder mundial em
retenção e engajamento de usuários.
Para isso, Paschoal recomenda que as marcas coloquem à disposição dos consumidores uma equipe treinada para atender a eventuais dúvidas e problemas. Segundo estudos, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, então, aproveite para gerar leads para a plataforma. “As pessoas estão conectadas o dia todo ao aplicativo, então, a ferramenta acaba sendo o ponto de contato mais próximo que você terá com o cliente”, explica o executivo.
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