Conflitos no ambiente corporativo: estímulo à diversidade ou ao confronto?
Por Michelly Costa*
Um conflito nasce por pessoas
interessadas em resolver um problema, com pontos de vista, experiências ou
necessidades diferentes, e que, por isso, debatem ou questionam ideias. Se não
houver espaço aberto para conversas, debates e escuta, as pessoas que antes
estavam interessadas podem se tornar desengajadas. Ambientes em que todos
concordam com as mesmas opiniões são, na maioria das vezes, lugares em que as
pessoas não se sentem livres e seguras para manifestar ideias diferentes. Como
esses ambientes podem ser hostis para as equipes, tendem a comprometer a
diversidade e a inovação dentro da organização.
Apesar de na cultura brasileira ainda
existir o medo de lidar com divergências de opiniões, o conflito no ambiente
organizacional é positivo, pois promove criatividade, confiança e maior
engajamento. Quando as pessoas se respeitam, se escutam, se sentem à vontade
para falar e criar alternativas juntas, debater problemas e buscar soluções,
elas demonstram que isso é algo que vale a pena para elas. O que não pode
acontecer é transformar o conflito em um confronto, em que pessoas passam a
competir por suas ideias, desvalorizar a história profissional do outro ou suas
entregas.
Para estimular um ambiente de confiança,
em que as pessoas reconhecem que suas opiniões são levadas em consideração,
seus esforços são respeitados e que o trabalho do outro também tem valor, é
essencial que a liderança propicie momentos de diálogos abertos e não estimule
conversas paralelas para falar sobre outras pessoas do time, mais conhecidas
como fofocas organizacionais. É importante que o gestor também tenha agendas de
desenvolvimento com toda a equipe e elimine a demonstração de favoritismos.
Todas as pessoas precisam sentir que têm a mesma confiança da gestão.
Uma habilidade importante de incentivar
nas lideranças para uma gestão inclusiva é o uso da Comunicação Não-Violenta,
também conhecida por CNV. Quando utilizada nas conversas de feedback, a CNV
pode gerar uma comunicação mais eficaz e empática por meio de quatro
componentes que estruturam a conversa:
- Observação: trazer o fato
observado, sem julgamentos, generalizações ou posição defensiva. Frases
como “você sempre”, “você é” ou “você nunca” precisam ser evitadas. Por
exemplo: se o colaborador se atrasou em algumas reuniões, prefira dizer
que você notou que nas últimas reuniões sobre um determinado tema ele
entrou depois do início e não participou das explicações de abertura.
- Sentimento: apresente como você
está se sentindo com relação ao que está observando. Demonstrar
preocupação com a imagem do profissional, no exemplo acima, é um possível
sentimento.
- Necessidade: dizer qual é a
necessidade que está gerando esse sentimento. Aqui pode entrar o objetivo
do gestor sobre estar fazendo essa conversa com seu liderado. O que se
espera alcançar com o colaborador? Que resultados são esperados dele?
- Acordo/ pedido: aqui entram as
ações concretas para o líder apoiar o colaborador a resolver a situação.
Com a necessidade compreendida por ambos, esse é o momento de definir o
que pode ser colocado em prática para alcançar o que se espera, sempre
apoiando a nova ação, e não mandando. Nesse momento, é essencial o uso do
“nós”, e nunca do “eu preciso” ou “eu estou mandando”.
Entendemos que, para se chegar a
resultados com essa forma de comunicação, é essencial sensibilizar as pessoas
para essa maneira empática e ativa de interação. Com treinamentos contínuos e
desenvolvimento das lideranças, incentivo ao espaço para diálogo e
compartilhamento de ideias, a empresa incentiva a liberdade de expressão e isso
contribui para a satisfação e engajamento dos colaboradores e,
consequentemente, para a produtividade e crescimento da companhia.
*Michelly Costa é coordenadora de RH da
Ticket.
Sobre a Ticket
Pioneira na criação do benefício de
alimentação ao trabalhador no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação
digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação
vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de
alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas,
antecipação salarial, saúde, bem-estar, educação e home office, que atendem
mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 455
mil comerciantes credenciados.
A Ticket foi a primeira a estar presente
nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e
investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus
públicos, a exemplo da implementação de pagamento via QR Code e da plataforma
Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks
para quem usa seus benefícios.
A Ticket é uma marca da Edenred,
plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como
companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes.
Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de
estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas clientes, em 45 países.
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