É hora de voltar para o escritório?
Depois de muito tempo, as restrições impostas pela pandemia de COVID-19 diminuíram. No entanto, a vida profissional mudou muito nesses dois anos ao adotar ambientes híbridos, modificando a forma como entendemos o trabalho nos escritórios, onde a tecnologia tem sido um facilitador para realizar trabalhos a distância.
Sem dúvida, o retorno aos escritórios é uma segunda oportunidade para os colaboradores reconhecerem um ambiente onde seu trabalho possa ser feito da melhor maneira e, assim, poder ter uma experiência de trabalho agradável. Por isso, é fundamental que os colaboradores retornem acompanhados de tecnologias e dispositivos que permitam melhorar as experiências híbridas, de modo a tornar esse processo muito mais amigável.
Segundo Rodrigo Cornejo, diretor geral da Barco no México e diretor de
canais para a América Latina, “a tecnologia é um aspecto essencial na fórmula
para o retorno aos escritórios, contar com o ClickShare faz com que os
participantes possam desenvolver seu potencial máximo em ambos os formatos,
seja híbrido ou presencial. De maneira intuitiva os funcionários estão imersos
em reuniões em menos de 7 segundos, dentro das plataformas mais
utilizadas, tornando essa tecnologia adaptável aos desafios durante e depois da
pandemia.”
É importante mencionar que os desafios trazidos pela pandemia não são menores,
de acordo com a última publicação da Harvard Business Review, a pandemia criou
desafios e oportunidades em quase todos os setores, e à medida que a economia
reabre, a concorrência se tornará mais intensa. As vencedoras serão as empresas
que colaboram para identificar múltiplas soluções, fazer protótipos e trazer novas
ideias ao mercado, para isso é necessário se adaptar ao novo ambiente de
trabalho moderno, levando em conta as novas tecnologias e as necessidades dos
colaboradores.
O fator EX
A “experiência do empregado” (ou EX para sua sigla em inglês) mais do que um
termo, é uma importante disciplina de recursos humanos que engloba toda a
percepção que um trabalhador pode adotar e perceber de uma empresa, o EX
engloba não só a percepção do local de trabalho, mas também os valores da
empresa, fluxos de trabalho, o ambiente de trabalho e muitos outros fatores.
A experiência dos funcionários é um termo muito diferente do “compromisso dos
funcionários” ou employee engagement, “Ex” é a “jornada” que um funcionário
leva ao longo de seu tempo na empresa, enquanto “compromisso dos funcionários”
é uma parte contínua da experiência dos funcionários. Para gerar um ambiente
onde o colaborador possa desenvolver uma experiência positiva, é importante utilizar
a tecnologia para gerar ambientes que permitam uma plena comunicação entre
trabalho e trabalhador, caso contrário a experiência pode ser comprometida.
O “compromisso dos funcionários” vem principalmente das relações no trabalho:
70% da variação no compromisso dos funcionários se deve apenas ao gerente da
linha, enquanto, segundo um estudo da Escola de Administração de Empresas de
São Paulo, Brasil, 25% dos trabalhadores acreditam que algumas regras devem ser
mais flexíveis. Considerar esses dados nos permite ver a experiência do
colaborador através da empresa.
Através
de ações
Outro ponto a considerar diz respeito a como organizar a experiência do
colaborador ao retornar ao escritório como um fator-chave de sucesso em vários
setores. Em uma era digital tátil e sempre conectada, ver é acreditar. Não
se trata apenas de aparência e estética; trata-se de comunicação e valor
agregado.
Rodrigo Cornejo comenta: “as empresas podem tomar esse processo como uma
vantagem e permitir a ajuda que dispositivos como o ClickShare fornecem nas
reuniões, sendo uma peça-chave para o processo que estamos realizando, a força
de trabalho adotou o sistema híbrido e estão descobrindo como desenvolver o
trabalho através desses sistemas”.
Em conclusão, os colaboradores precisam das ferramentas capacidades e
infraestrutura para causar um impacto tangível através de seu trabalho. Isso
requer software de design, aplicativos de comunicação, análise profunda de
dados e tecnologias visuais e táteis que aumentam a produtividade, a adoção de
novas ferramentas tecnológicas permitirá responder com maior certeza no momento
certo para um retorno oportuno ao escritório, melhorando as condições para
todos os envolvidos.
Gostaria de saber mais detalhes sobre o retorno aos escritórios? Desfrute de reuniões mais inteligentes!
Sobre
a Barco
A Barco é uma líder global
em tecnologia que desenvolve soluções de visualização em rede para os mercados
de entretenimento, empresarial e saúde. Nossas soluções têm um impacto
visível, pois, permitem que as pessoas desfrutem de experiências de
entretenimento atrativas; incentivem o compartilhamento de conhecimento e a
tomada de decisões inteligentes nas organizações, e ajudam os hospitais a
fornecer a seus pacientes os melhores cuidados possíveis.
Com sede em Kortrijk (Bélgica), a Barco alcançou vendas de 804 milhões de
euros em 2021 e conta com uma equipe global de mais de 3.000 funcionários, cuja
paixão pela tecnologia se reflete em mais de 500 patentes concedidas. A Barco
está listada na Bolsa de Valores de Bruxelas desde 1985. (Euronext: BAR;
Reuters: BARBt.BR; Bloomberg: BAR BB).
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