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É hora de voltar para o escritório?


Depois de muito tempo, as restrições impostas pela pandemia de COVID-19 diminuíram. No entanto, a vida profissional mudou muito nesses dois anos ao adotar ambientes híbridos, modificando a forma como entendemos o trabalho nos escritórios, onde a tecnologia tem sido um facilitador para realizar trabalhos a distância. 

Sem dúvida, o retorno aos escritórios é uma segunda oportunidade para os colaboradores reconhecerem um ambiente onde seu trabalho possa ser feito da melhor maneira e, assim, poder ter uma experiência de trabalho agradável. Por isso, é fundamental que os colaboradores retornem acompanhados de tecnologias e dispositivos que permitam melhorar as experiências híbridas, de modo a tornar esse processo muito mais amigável.

Segundo Rodrigo Cornejo, diretor geral da Barco no México e diretor de canais para a América Latina, “a tecnologia é um aspecto essencial na fórmula para o retorno aos escritórios, contar com o ClickShare faz com que os participantes possam desenvolver seu potencial máximo em ambos os formatos, seja híbrido ou presencial. De maneira intuitiva os funcionários estão imersos em reuniões em menos de 7 segundos, dentro das plataformas mais utilizadas, tornando essa tecnologia adaptável aos desafios durante e depois da pandemia.” 

É importante mencionar que os desafios trazidos pela pandemia não são menores, de acordo com a última publicação da Harvard Business Review, a pandemia criou desafios e oportunidades em quase todos os setores, e à medida que a economia reabre, a concorrência se tornará mais intensa. As vencedoras serão as empresas que colaboram para identificar múltiplas soluções, fazer protótipos e trazer novas ideias ao mercado, para isso é necessário se adaptar ao novo ambiente de trabalho moderno, levando em conta as novas tecnologias e as necessidades dos colaboradores.  

O fator EX 

A “experiência do empregado” (ou EX para sua sigla em inglês) mais do que um termo, é uma importante disciplina de recursos humanos que engloba toda a percepção que um trabalhador pode adotar e perceber de uma empresa, o EX engloba não só a percepção do local de trabalho, mas também os valores da empresa, fluxos de trabalho, o ambiente de trabalho e muitos outros fatores.  

A experiência dos funcionários é um termo muito diferente do “compromisso dos funcionários” ou employee engagement, “Ex” é a “jornada” que um funcionário leva ao longo de seu tempo na empresa, enquanto “compromisso dos funcionários” é uma parte contínua da experiência dos funcionários. Para gerar um ambiente onde o colaborador possa desenvolver uma experiência positiva, é importante utilizar a tecnologia para gerar ambientes que permitam uma plena comunicação entre trabalho e trabalhador, caso contrário a experiência pode ser comprometida.  

O “compromisso dos funcionários” vem principalmente das relações no trabalho: 70% da variação no compromisso dos funcionários se deve apenas ao gerente da linha, enquanto, segundo um estudo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Brasil, 25% dos trabalhadores acreditam que algumas regras devem ser mais flexíveis. Considerar esses dados nos permite ver a experiência do colaborador através da empresa.  

Através de ações 

Outro ponto a considerar diz respeito a como organizar a experiência do colaborador ao retornar ao escritório como um fator-chave de sucesso em vários setores. Em uma era digital tátil e sempre conectada, ver é acreditar. Não se trata apenas de aparência e estética; trata-se de comunicação e valor agregado.  

Rodrigo Cornejo comenta: “as empresas podem tomar esse processo como uma vantagem e permitir a ajuda que dispositivos como o ClickShare fornecem nas reuniões, sendo uma peça-chave para o processo que estamos realizando, a força de trabalho adotou o sistema híbrido e estão descobrindo como desenvolver o trabalho através desses sistemas”. 

Em conclusão, os colaboradores precisam das ferramentas capacidades e infraestrutura para causar um impacto tangível através de seu trabalho. Isso requer software de design, aplicativos de comunicação, análise profunda de dados e tecnologias visuais e táteis que aumentam a produtividade, a adoção de novas ferramentas tecnológicas permitirá responder com maior certeza no momento certo para um retorno oportuno ao escritório, melhorando as condições para todos os envolvidos.

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Sobre a Barco 

A Barco é uma líder global em tecnologia que desenvolve soluções de visualização em rede para os mercados de entretenimento, empresarial e saúde.  Nossas soluções têm um impacto visível, pois, permitem que as pessoas desfrutem de experiências de entretenimento atrativas; incentivem o compartilhamento de conhecimento e a tomada de decisões inteligentes nas organizações, e ajudam os hospitais a fornecer a seus pacientes os melhores cuidados possíveis. 

Com sede em Kortrijk (Bélgica), a Barco alcançou vendas de 804 milhões de euros em 2021 e conta com uma equipe global de mais de 3.000 funcionários, cuja paixão pela tecnologia se reflete em mais de 500 patentes concedidas. A Barco está listada na Bolsa de Valores de Bruxelas desde 1985. (Euronext: BAR; Reuters: BARBt.BR; Bloomberg: BAR BB). 

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