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Facebook para Empresas: Dicas para melhorar sua presença on-line


 

O impacto das redes sociais para os negócios tem sido grande, afinal, os consumidores, geralmente, fazem uso de plataformas como o Facebook para se comunicar com amigos e familiares.

No entanto, considerando os avanços no ramo da tecnologia, as redes sociais tornaram-se necessárias não somente para fins pessoais, mas também para fins comerciais.

Conforme observado, nos dias atuais, é possível encontrar parceiros e fornecedores para reparo de transdutores por intermédio das mídias digitais. Tal movimento aconteceu como um resultado direto da aceleração digital.

Juntamente com este fato, deve-se considerar ainda a complexidade das relações de oferta e demanda nos tempos de hoje. Isso acontece porque os consumidores têm autonomia no processo de decisão, podendo escolher pelo fechamento de negócios quando há sinergia.

A tendência em questão está em alta, tendo em vista o modelo econômico vigente na maioria dos países democráticos, como o Brasil.

Devido à popularidade das redes sociais, é ideal que as empresas construam páginas para fomentar o desejo de compra de vigas perfil, mas sendo crucial focar na segmentação e estratégia.

Com isso, pode-se dizer que o Facebook é uma rede social que possibilita a comunicação rápida entre indivíduos e empresas, algo que é vantajoso aos negócios.

Facebook para empresas

O Facebook tornou-se popular mundialmente por volta de 2011 e o diferencial da rede social foi a fácil conexão com amigos e familiares e a possibilidade de postar e compartilhar conteúdos.

Além disso, os usuários passaram a criar páginas e grupos para compor nichos de pessoas que dividiam gostos em comum.

Por outro lado, é indispensável relacionar a esfera de funcionamento do Facebook com as métricas importantes para o marketing. Entende-se por marketing o conjunto de técnicas e estratégias para aproximar marcas e pessoas.

No entanto, para que as ações tomadas possam efetivamente fazer sentido em termos de conversão de vendas, é preciso estar atento para os indicadores do público que possivelmente possa ter interesse em vacinas para cachorros, por exemplo.

Em outras palavras, isso quer dizer que determinados indicadores precisam ser analisados a fim de que as equipes e gestores tenham a visibilidade necessária do cenário interno e externo, sendo eles:

  • Perfil de clientes;

  • Comportamento de compradores em potencial;

  • Linguagem utilizada;

  • Posicionamento de concorrência.

Esses são alguns dos principais indicadores a serem observados, mas, para que as estratégias façam sentido, outras métricas podem ser requeridas, sendo essencial a segmentação.

Ainda assim, é válido destacar que o Facebook Business, ou seja, a versão da plataforma para empresas, foi desenvolvido com princípios iguais aos das etapas de negócios. 

Conexão com o público

Estar conectado com compradores em potencial é um dever das marcas, já que as negociações propriamente ditas podem ser entendidas como a manifestação do alinhamento de interesses.

Portanto, para que aconteça tal alinhamento, as empresas precisam buscar entender quais as dores do público, os problemas normalmente enfrentados e ainda propor meios para que as soluções consigam se encaixar na demanda.

Para o proprietário de uma autoescola que oferece habilitação para deficientes físicos, saber ouvir o público e analisar seu comportamento é o caminho que as empresas devem seguir para criar conexão.

Por fim, é correto dizer que o Facebook para empresas ajuda as equipes e líderes a compreenderem as relações de oferta e demanda.

Diversificação

Dados acontecimentos como a oscilação na economia, variações nos preços de frete e as taxas de juros, o fechamento efetivo de negócios torna-se complexo.

O que quer dizer que para a conclusão do serviço de troca de conectores, os vendedores e demais profissionais precisam conduzir os clientes em potencial durante uma jornada de sucesso.

A internet é o recurso que viabiliza o encontro rápido de clientes, auxiliando os profissionais do time operacional de vendas a otimizar o processo de qualificação.

Cabe validar ainda que quanto maior for o número de clientes em potencial prospectados, maiores serão as oportunidades de concretizar vendas. O Facebook ajuda as empresas a diversificarem mercados. 

Ganho de autoridade

Autoridade e posicionamento são duas pautas indispensáveis para o marketing e esse recurso é o que ajuda as corporações a alavancarem as taxas de conversão de modo estratégico.

Desde a virada de chave para as ações de marketing na internet, as marcas como um todo precisam desenvolver meios para tornar os conteúdos atrativos, afinal, somente assim pode-se iniciar o processo de captação de clientes.

O marketing digital engloba não somente ações diretas sobre a comercialização, dispondo também de técnicas que influenciam indiretamente a intenção de consumo sobre bens e serviços, como o serviço de aluguel de touros mecânicos.

O Facebook permite que as organizações tomem ações para reforçar o posicionamento de marca na internet, somando positivamente no ganho de vantagens competitivas e comparativas.

Saiba como melhorar a posicionamento

Apesar de todos os benefícios gerados com o marketing digital, é indispensável que seja elaborado um plano de ação vislumbrando o posicionamento adequado.

É este o planejamento que verdadeiramente irá surtir resultados satisfatórios para as taxas de conversão de cortina wave, por exemplo.

Ou seja, as empresas devem desenvolver alguns pontos para que o uso do Facebook para empresas ocorra exitosamente.

1. Dê atenção para o visual

A identidade visual é ponto-chave para quem atua juntamente com o marketing digital, aliás, precisa ser uma prioridade se o intuito é obter sucesso através da internet.

A questão da identidade visual aponta diretamente para a capacidade da comunicação, importante enfatizar ainda que existem diferentes formas de linguagem, incluindo a linguagem de comunicação visual.

Em adição, as cores podem transmitir e despertar sensações nas pessoas, ramos do marketing exploram a chamada “psicologia das cores”. O tema não é exclusivo do marketing digital, mas pode ser implementado no método.

2. Não deixe faltar informações

As redes sociais podem assumir a função de um cartão de visitas online, já que as mídias digitais vêm paulatinamente substituindo o uso de papéis e documentos físicos.

Para o melhor entendimento do processo, deve-se considerar que os clientes podem buscar por fornecedores do serviço de transporte de cargas através do Facebook, e o processo de decisão é feito inicialmente com as informações disponíveis.

Ainda que muitas empresas façam uso da plataforma como complemento da atuação presencial, é importante manter as informações atualizadas.

Com isso, dados como horário de funcionamento, localização, tabela de preços e contato são indispensáveis a serem preenchidos no perfil da empresa no Facebook.

3. Otimize o atendimento

A jornada de compra é um ponto extremamente importante para os negócios, pois trata-se de toda a vivência obtida pelos clientes em potencial, isso desde o primeiro contato até o momento de pós-venda.

Por outro lado, é válido considerar que o fluxo de trabalho dos times, em geral, é alto, principalmente para quem atua no ramo das vendas. Afinal, são necessárias muitas ações até o fechamento efetivo de negócios.

O Facebook disponibiliza soluções para que as empresas possam automatizar o processo de atendimento, contando com mensagens automáticas e agendas para auto-agendamento. Além disso, pode-se programar a plataforma para captar dados.

4. Elabore anúncios

Notando a relevância das redes sociais para os negócios, o Facebook decidiu agregar ações de marketing para potencializar o alcance de quem faz o uso da rede social.

É possível que as empresas elaborem boas ações no marketing digital por intermédio do Facebook, podendo criar anúncios personalizados e pagos para conseguir diversificar mercado e aumentar o alcance.

O chamado Facebook Ads é a divisão do grupo que trata especificamente do marketing, estão disponíveis diferentes modelos de anúncios. Neste ponto, são levantadas questões acerca do público-alvo, faixa etária, localização e outros indicadores.

Embora seja um processo relativamente simples, a criação de anúncios no Facebook precisa ser alinhada com a realidade interna e externa, sendo indispensável a realização de um mapeamento prévio.

5. Revise o plano de ação

A elaboração de um plano de ação estratégico é fundamental para que as estratégias façam sentido com os objetivos gerais e específicos, no entanto, deve-se ter em mente que a todo momento o dinamismo visto nos negócios muda.

Assim como o mercado e economia estão em constante movimento, a demanda do público também, isso acontece por diferentes motivos como as variações de preços e o encontro de novas soluções no mercado.

Para que o planejamento faça sentido, é indicado que as empresas analisem por intermédio de dados quantitativos e qualitativos os resultados obtidos.

O Facebook possui ferramentas para análise de métricas, destacando pontos como o engajamento e alcance, o que é importante para averiguar o efetivo sucesso de um plano de ação.

Considerações finais

Em suma, o Facebook Business é um recurso desenvolvido para fomentar o uso das redes sociais dentro do mundo corporativo, ajudando as empresas a adentrar no escopo do marketing digital.

Contudo, pode-se notar que as empresas devem seguir um planejamento para que as ações gerem resultados satisfatórios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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