Muquifu promove roda de memória sobre a construção do morro e oficinas de plantas medicinais
AS AÇÕES FAZEM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO
ANUAL MUQUIFU COM ATIVIDADES ATÉ 2023
Serão três oficinas, nas quais as temáticas que dialogam com a proposta da instituição, e sua história: “Identificação, propriedades medicinais e uso culinário de plantas comuns”; “Cultivo ecológico de plantas medicinais e temperos” e “Colheita, secagem e preparo de chás”. O Jardim Dona Wanda é um espaço localizado na parte de trás da Igreja das Santas Pretas, inaugurado em 2014, e recebeu este nome em homenagem à mãe do atual curador do museu, Padre Mauro Luiz da Silva, conhecida como “A Senhora do Jardim”.
“É costume das senhoras que participam das atividades religiosas na igreja preparar e oferecer um chá de ervas colhidas no próprio jardim do museu, no Jardim Dona Wanda. E esse local está ligado a toda construção do morro. É caminho que os participantes da roda de memória e das oficinas são convidados a trilhar e fazer reflexões”, comenta um dos coordenadores do Museu, Alexsandro Trigger.
Essas atividades fazem parte do Circuito Anual Muquifu, que segue com outras programações até abril de 2023. O Museu, e espaços parceiros, recebem diversas atividades formativas de diferentes temáticas. Toda programação é gratuita, e cada mês será destinado a uma área de conhecimento. Todas as atividades resultam em uma exposição de curta duração no mês subsequente.
O formulário para inscrições, bem como a programação completa, são divulgados pelas redes sociais do Museu. O projeto Circuito Anual Muquifu é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
SERVIÇO
Chá com Prosa: Território e Luta
03/09, das 14h às 17h
Roda de Conversa: "Direito à moradia".
Roda de memória: “Da Construção do Morro ao Chá da Dona Jovem”.
Oficina de Plantas Medicinais, com Ana Cimbleris Alkmim
Inscrições: de 23 de agosto a 3 de setembro pelo link https://bit.ly/oficinadeplantas
Resultado das inscrições: 7 de setembro de 2022
Data e horário das oficinas:
10 de setembro, às 14h
Identificação, propriedades medicinais e uso culinário de plantas comuns.
17 de setembro, às 14h
Cultivo ecológico de plantas medicinais e temperos.
18 de setembro, às 9h
Colheita, secagem e preparo de chás.
Local: Muquifu (Rua Santo Antônio do Monte, 708, Vila Estrela/Santo Antônio)
Sobre o Muquifu
O Muquifu – Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos tem como vocação garantir o reconhecimento e a salvaguarda das memórias das vilas do Morro do Papagaio: lugar não apenas de sofrimento e de privações, mas, também, de memória coletiva digna de ser cuidada. A instituição, fundada em 20/11/2012, reúne como acervo fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações, tradições e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores das diversas favelas e quilombos urbanos de Belo Horizonte e Minas Gerais.
Nestes 10 anos de existência o Muquifu se tornou palco de lançamentos de livros, exibições de filmes, seminários, exposições nacionais e internacionais. Desde 2018, passou a integrar o Circuito de Museus - Território Negro - da Prefeitura de Belo Horizonte, sendo visitado por dezenas de escolas. Também são recorrentes projetos junto a cursos universitários, trazendo ao museu alunos da PUC Minas, UEMG, UFMG, UNI BH entre outras. A instituição já participou de palestras e mostras na Colômbia, Itália, França e Alemanha.
Nenhum comentário