Pesquisa da Letz revela que 96% dos motoristas de aplicativo usariam carro elétrico para reduzir custo com combustível
44%
dos respondentes disseram ainda gastar de R$ 500 a R$ 1 mil por semana para
abastecer seus veículos, enquanto outros 8,7% informaram, mais de R$1 mil
São
Paulo, agosto de 2022 – Ao perguntar para cerca de mil entrevistados
se teriam interesse em alugar um carro elétrico, a Letz,
startup intermediadora de transporte compartilhado,
constatou que 96% dos respondentes alugariam sim, como alternativa ao carro a
combustão, principalmente devido ao elevado preço dos combustíveis. Também
segundo a pesquisa, 44% dos respondentes disseram gastar de R$ 500 a R$ 1 mil
por semana para abastecer seus veículos, enquanto outros 8,7% informaram gastar
mais de R$1 mil.
“Um dos principais motivos para a pessoa pensar em alugar um carro elétrico é o de não ter gastos com combustível. Com a pesquisa, constatamos que mais da metade dos respondentes gasta mais de R$ 500 com combustível por semana, e só 7,2% gastam até R$ 200 por semana, percentual que deve ser composto por pessoas que não trabalham só com transporte por aplicativo. O quanto o gasto com o combustível afeta a renda mensal está diretamente associado ao interesse por carros elétricos, especialmente quando o respondente faz do app a sua principal fonte de renda”, detalha Felipe Wasserman, CMO da Letz.
Fonte:
Letz
Quando questionados sobre o quanto
estariam interessados a pagar pelo aluguel de um carro elétrico por semana, 47%
informaram de R$ 800 ou mais de R$ 1 mil. Atualmente, o gasto com locação de um
carro convencional sai em torno de R$ 700 por semana, enquanto com um carro
elétrico sai entre R$ 1200 e R$ 1400, segundo Wasserman. “O
motorista de aplicativo que gasta mais de R$1 mil por semana com combustível
acaba tendo um lucro maior ao substituir o carro a combustão por um carro
elétrico, mesmo tendo de pagar um valor um pouco maior na locação, por isso,
estamos observando esse movimento cada vez maior entre os nossos motoristas
parceiros”, revela o CMO.
Fonte:
Letz
Quem roda mais quilômetros por semana
também tem mais interesse em ter um carro elétrico, a fim de reduzir custos com
o abastecimento de combustível, de acordo com a pesquisa da Letz. Quem faz até
500 km, segundo Wasserman, não deve trabalhar como motorista de aplicativo, já
que para ganhar dinheiro com aplicativos, o motorista tem de rodar cerca de 800
km por semana, ou cerca de 5 mil km por mês. Abaixo a quantidade de quilômetros
rodados por semana pelos respondentes:
Fonte:
Letz
Fonte
de renda e regiões preferidas para rodar
89,8% dos respondentes informaram que
os aplicativos de transporte compartilhado são sua principal fonte de renda;
outros 10,2% que têm trabalho fixo, mas monetizam também por meio de
aplicativos, não exclusivamente pela Letz, seja nos fins de semana, seja depois
do expediente.
Sobre quais as regiões preferidas
para rodar, os respondentes disseram que têm mais interesse pelas regiões
centro e sul de São Paulo, ficando em uma posição intermediária Alphaville e
Barueri, e menos interesse nas regiões leste e norte de São Paulo e ABC.
“Normalmente os centros urbanos têm mais procura porque têm um fluxo maior de
pessoas e, consequentemente, de possíveis passageiros. Já a região sul tem uma
população com mais dinheiro. No Brasil, o aplicativo de transporte ainda é
usado majoritariamente por passageiros que têm uma renda maior, e isso explica
o interesse dos motoristas em querer circular mais nessas regiões”,
avalia o CMO da Letz.
“Nós desejamos ser uma alternativa viável à pessoa
interessada em aumentar a sua renda ao trabalhar por meio de aplicativo de
transporte. E queremos, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência diferente
a de outros apps, já que com os carros elétricos que fazem a linha Letz
percebemos a satisfação dos motoristas parceiros que utilizam um veículo que
causa menos impacto ao meio ambiente, com um custo viável de recarga elétrica
se comparado ao do combustível. Para a Letz, que até 2030 pretende estar com
100% de carros elétricos fazendo as suas linhas, serão os motoristas de
aplicativos que irão democratizar o uso de carros elétricos no país, e no nosso
dia a dia, e nas nossas pesquisas, temos observado cada vez mais esso
movimento”, analisa o CMO da Letz.
Metodologia
A pesquisa sobre o interesse por
carros elétricos da Letz foi realizada na primeira quinzena de julho de 2022
com cerca de mil respondentes, em São Paulo e cidades da grande São Paulo.
Mais
sobre a Letz: A
Letz é a única solução de mobilidade corporativa que une conforto a um preço
acessível, gerando economia de cerca de 1h de tempo de vida do funcionário que
estaria no transporte público. Uma empresa de tecnologia que faz a
intermediação de transporte, por meio de veículos de passeio, para o trabalho,
roteirizando o trajeto diário de forma mais ágil e inteligente. A missão da
Letz é oferecer um serviço de transporte seguro e confortável para os
trabalhadores de São Paulo e cidades próximas, inicialmente, reduzindo o
desgaste e contribuindo para o aumento da produtividade dos usuários.
Proporciona uma nova oportunidade de renda para motoristas parceiros autônomos,
mesmo para os que não possuem veículo próprio, conectando-os às pessoas que
precisam de um transporte rápido e seguro, por meio de uma plataforma
exclusiva, em que eles podem acompanhar suas métricas e conhecer seus
benefícios como motorista parceiro.
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