Setor de franquias cresce 12,9% no primeiro semestre. IP School, Dr. Shape e Le Briju, franqueadoras de segmentos em expansão, mostram oportunidades para quem deseja ter um negócio próprio
A pesquisa, realizada pela Associação
Brasileira de Franchising (ABF), também apontou que segmentos como Saúde,
Beleza e Bem-Estar (da Dr. Shape) e Moda (da Le Briju) estão entre os que mais
cresceram
São Paulo, 24 de agosto
de 2022
– A ABF – Associação Brasileira de Franchising acaba de divulgar uma pesquisa
que indicou que o setor de franquias cresceu, em receita, 12,9% no primeiro
semestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A entidade
também divulgou o balanço do segundo trimestre do ano, com o índice de
crescimento de 16,9%, também comparando o desempenho ao do ano anterior.
Segundo ABF, “além da
recuperação da economia de forma geral, a elevação está associada ao maior
fluxo de consumidores nas lojas físicas (inclusive em shoppings centers e
outros centros comerciais), a retomada mais disseminada de hábitos presenciais
e eventos sociais e corporativos e uma grande demanda reprimida em áreas como
alimentação e turismo, sendo que o delivery e o e-commerce mantiveram níveis
consideráveis. A retomada de serviços e a melhoria da taxa de emprego (+5%) são
outros fatores importantes”.
Setores em crescimento
Com referência ao desempenho dos segmentos no semestre, Saúde, Beleza e Bem-Estar lidera, com16,9%, sendo acompanhado por Alimentação – Foodservice (16,0%), Hotelaria e Turismo (15,9%), Moda (14,7%) e Casa e Construção (13,2%). O setor de Educação cresceu 4,9%.
Para
a advogada especializada em franchising Thaís Kurita (foto), sócia do
escritório Novoa Prado Advogados, é um bom momento para quem deseja ter seu
negócio próprio. “Quem opta por investir em uma franquia precisa sempre tomar
os cuidados básicos, como verificar se os documentos seguem a lei de franquias,
passar pelo processo de seleção e escolher com calma, avaliando seu perfil de
investidor e, também, se o franqueador tem perfil de gestor”, aconselha.
A profissional vai
além: “Também é um bom momento para quem deseja transformar seu negócio em
franquia, porque o mercado está aquecido. Mas, para isso, é necessário contar
com a ajuda de profissionais que formatem o negócio, inclusive juridicamente,
porque existe uma lei específica a ser seguida, e cada segmento tem suas
particularidades, que só especialistas conseguem entender, garantindo a
segurança jurídica do negócio”, explica.
Conheça três
franqueadoras em plena expansão, em segmentos em crescimento:
Dr. Shape – A maior franqueadora
de suplementos alimentares e artigos da América Latina possui 70 lojas em todo
o Brasil e faz parte do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que cresceu
16,9% no primeiro semestre e foi o campeão entre todos os segmentos.
A Dr. Shape está
comemorando 20 anos de mercado em 2022 e, em comemoração à data, oferecerá aos
novos franqueados o parcelamento da taxa de franquia em dez vezes no cartão de
crédito.
A Dr. Shape tem um
plano de expansão que contempla lojas para todo o Brasil. Conforme as
características do município escolhido e do ponto comercial, é indicado um
formato de loja, que pode ser no modelo Express (loja compacta, com cerca de 50
m2, com grande mix de produtos e totalmente planejada) ou Viva na
Medida (loja acima de 120 m2). “O modelo Viva na Medida é o que
chamamos de ‘franquia 2 x 1’ porque ele compartilha uma clínica de
emagrecimento e estética com uma loja de suplementos e artigos esportivos no
mesmo espaço físico”, explica Roberto Kalaes, executivo responsável pelas áreas
de Expansão e Novos Negócios da marca.
Numa loja Dr. Shape,
investem-se a partir de R$ 200 mil. Se a loja incluir a clínica Viva na Medida,
o investimento gira em torno de R$ 310 mil.
A taxa de franquia, que
será parcelada em dez vezes no cartão de crédito e está incluída no valor do
investimento, é de R$ 47,5 mil para o modelo Express e R$ 52,5 mil para o
modelo Viva na Medida.
Atualmente, a marca já
está em 18 estados brasileiros e o objetivo é alcançar cada vez mais regiões e
até mesmo os municípios menores, que tenham a partir de 70 mil habitantes.
IP School –
Inglês Particular – A franqueadora tem duas escolas físicas na
capital paulista e uma em Guarulhos. Além delas, são mais 11 microfranquias no
estado de São Paulo e uma em Minas Gerais (Belo Horizonte), totalizando 15
escolas. Faz parte do segmento de Serviços Educacionais, que cresceu 4,9% no
primeiro semestre.
Numa escola física, o
investimento tem média de R$ 169 mil. Já a microfranquia exige R$ 41,5 mil,
valor acessível e que permite ao microfranqueado começar o negócio em sua
própria casa. “Ele trabalhará com aulas virtuais, nas casas dos alunos ou em
empresas. Na pandemia, crescemos porque já tínhamos um trabalho online forte”,
comenta Araruna (foto).
A IP School apresenta
diferenciais na metodologia: o ensino, exclusivamente do idioma inglês, é feito
por meio de aulas particulares personalizadas, para até quatro alunos que já se
conheçam. Todo o conteúdo é trabalhado conforme as necessidades do estudante,
seus interesses e motivações. Assim, adolescentes podem aprender numa partida
de game, por exemplo, enquanto um executivo tem o conteúdo voltado ao seu ramo
de atuação, se assim o desejar. Não é cobrado material didático, que também é
criado conforme as aulas. “A metodologia da IP School foi criada com base na
programação neurolinguística e o nosso aluno aprende com mais interesse, de
forma mais rápida e definitiva”, pondera Rauel Araruna, franqueador.
Pela fidelização dos
alunos e o boca a boca, o crescimento da marca vai de vento em popa. Durante a
pandemia, a rede passou de seis para 15 unidades. “Temos mapeadas regiões que
podem ser amplamente exploradas, tanto com escolas físicas quanto por unidades
homebased”, completa o franqueador.
Le Briju – A Le Briju – varejista
de acessórios de Moda, que possui lojas em importantes shoppings com foco nos
públicos AB e aposta no visual merchandising único como diferencial de suas
lojas – é uma das franqueadoras que está em plena expansão.
As lojas Le Briju comercializam
bijuterias, semijoias e acessórios de qualidade a preços acessíveis, com foco
no público B. O franqueado atua em shopping, com loja de metragem média de 35 m2.
O valor médio do investimento é a partir de R$ 390 mil, já contando com a taxa
de franquia e o capital de giro.
O franqueado receberá
todo o suporte necessário para a operação, já que a marca não exige
conhecimento prévio para que o perfil do franqueado seja aprovado. “Buscamos
franqueados comprometidos com a gestão do negócio, administrativa e financeira,
bem como aqueles que tenham a Le Briju como sua atividade principal. A
transferência de know-how será realizada por treinamentos inicial e contínuo,
uma característica do suporte de nossa gestão”, informa Evandro Madeira,
Diretor de Marketing.
A Le Briju foi fundada em
2016 e, de lá para cá, pilota lojas próprias nos melhores shoppings da capital
paulista – como Anália Franco, Pátio Paulista, Pátio Higienópolis, West Plaza,
Villa Lobos e Center Norte – além de uma em Barueri (SP), no ShoppingTamboré, e
outra em São Roque (SP), no Fashion Outlet Catarina, no total de oito lojas.
Em dezembro de 2021, a
Le Briju inaugurou sua primeira franquia, desta vez em São Caetano do Sul (SP),
no ParkShopping São Caetano. E, no fim de abril de 2022, foi a vez de Manaus
receber a segunda unidade franqueada da marca, no Manaura Shopping. “A primeira
unidade franqueada, em São Caetano, está superando as metas de
faturamento e, após o primeiro mês de atuação, a loja de Manaus também está com
excelente desempenho”, diz Madeira.
Recentemente, foi a vez
da marca inaugurar seu primeiro quiosque, que está sendo pilotado pela
franqueadora e, em breve, também será um formato disponível para os franqueados
investirem.
A Le Briju deseja
expandir-se por todo o estado de São Paulo, sempre com lojas em shoppings de
públicos A e B.
A estratégia de expansão da Le Briju é desenhada dentro das boas práticas do franchising. Para prestar um excelente suporte à rede franqueada, a franqueadora pretende inaugurar lojas próximas umas às outras, em shoppings com grande fluxo de consumidoras com o perfil da marca. Cidades paulistas, como Campinas, Sorocaba, Piracicaba, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos, além da própria capital, São Paulo, estão na mira da franqueadora. Além delas, as capitais do Sul e Sudeste também são promissoras para esta primeira fase de expansão. A marca já está em negociação para a abertura de novas lojas.
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