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As oportunidades e desafios do bank as a service

Usando novas tecnologias, a plataforma bancária oferece serviços personalizados e garante às empresas maior aproveitamento

Uma solução de serviço que permite que as empresas que não fazem parte do mercado financeiro possam oferecer serviços de um banco digital, como conta digital, cartão de crédito e débito, pagamentos e PIX – esse é o Bank as a Service, ou BaaS. Na prática, ele agrega os serviços financeiros, ajuda na atração e retenção de clientes, personalização dos serviços e melhor experiência ao usuário. 

“Quando se constrói uma plataforma bancária que roda dentro da própria cadeia, você consegue criar produtos específicos e aproveitar muito melhor o dinheiro que está lá dentro. Se a empresa tem uma cadeia onde existe trânsito de capital que possibilita a oferta de crédito direcionado para os seus participantes, ela pode partir para a construção de uma estrutura de BaaS”, afirma Carlos Benitez, CEO da BMP. 

Personalização 

O chamado banco white label funciona como uma plataforma digital, conectada a uma instituição financeira, com produtos e serviços financeiros, construído especificamente para cada tipo de negócio. "A instituição financeira tem preparo para oferecer digitalmente tudo o que a cadeia de negócios necessita em transações bancárias e, principalmente, produtos de crédito", destaca Benitez. 

Para o cliente do BaaS, ter um ambiente financeiro preparado para atendê-lo facilita sua atividade. "Por exemplo, se um motorista de caminhão que precisa trocar seus pneus a cada quatro meses tem uma conta em um banco white label que atende caminhoneiros, ele terá um produto financeiro construído especificamente para ele, sem a necessidade de ter que ir buscar esse crédito em um banco tradicional, tendo que explicar para o gerente o porquê de precisar desse dinheiro", ilustra o CEO da BMP.

Oportunidade 

Aproveitando o celeiro de oportunidades oferecidas pelo BaaS no Brasil, desde 2016 a BMP tem se conectado às fintechs, fundos de investimentos e até mesmo com outros bancos para oferecer um portfólio de serviços para as empresas. 

Com um papel de destaque no mercado, a companhia é agente ativo no desenvolvimento desse mercado, tendo originado 4,5 milhões de operações somando mais de R﹩ 10 bilhões em crédito em 2021. Por isso, neste ano passou a integrar o grupo das 15 maiores instituições financeiras do Brasil em volume de crédito concedido. 

"A BMP se preparou tecnologicamente para efetuar suas próprias operações, de suas carteiras de crédito e transações bancárias. No entanto, identificamos a oportunidade de oferecer a tecnologia do nosso core bancário desenvolvida por nossa equipe de tecnologia para o mercado de BaaS", conta Benitez. 

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