As oportunidades e desafios do bank as a service
Usando novas tecnologias, a plataforma bancária
oferece serviços personalizados e garante às empresas maior aproveitamento
Uma solução de serviço que permite que
as empresas que não fazem parte do mercado financeiro possam oferecer serviços
de um banco digital, como conta digital, cartão de crédito e débito, pagamentos
e PIX – esse é o Bank as a Service, ou BaaS. Na prática, ele agrega os serviços
financeiros, ajuda na atração e retenção de clientes, personalização dos
serviços e melhor experiência ao usuário.
“Quando se constrói uma plataforma
bancária que roda dentro da própria cadeia, você consegue criar produtos
específicos e aproveitar muito melhor o dinheiro que está lá dentro. Se a
empresa tem uma cadeia onde existe trânsito de capital que possibilita a oferta
de crédito direcionado para os seus participantes, ela pode partir para a
construção de uma estrutura de BaaS”, afirma Carlos Benitez, CEO da BMP.
Personalização
O chamado banco white label funciona
como uma plataforma digital, conectada a uma instituição financeira, com
produtos e serviços financeiros, construído especificamente para cada tipo de
negócio. "A instituição financeira tem preparo para oferecer digitalmente
tudo o que a cadeia de negócios necessita em transações bancárias e,
principalmente, produtos de crédito", destaca Benitez.
Para o cliente do BaaS, ter um ambiente
financeiro preparado para atendê-lo facilita sua atividade. "Por exemplo,
se um motorista de caminhão que precisa trocar seus pneus a cada quatro meses
tem uma conta em um banco white label que atende caminhoneiros, ele terá um
produto financeiro construído especificamente para ele, sem a necessidade de
ter que ir buscar esse crédito em um banco tradicional, tendo que explicar para
o gerente o porquê de precisar desse dinheiro", ilustra o CEO da BMP.
Oportunidade
Aproveitando o celeiro de oportunidades
oferecidas pelo BaaS no Brasil, desde 2016 a BMP tem se conectado às fintechs,
fundos de investimentos e até mesmo com outros bancos para oferecer um
portfólio de serviços para as empresas.
Com um papel de destaque no mercado, a
companhia é agente ativo no desenvolvimento desse mercado, tendo originado 4,5
milhões de operações somando mais de R﹩
10 bilhões em crédito em 2021. Por isso, neste ano passou a integrar o grupo
das 15 maiores instituições financeiras do Brasil em volume de crédito
concedido.
"A BMP se preparou tecnologicamente para efetuar suas próprias operações, de suas carteiras de crédito e transações bancárias. No entanto, identificamos a oportunidade de oferecer a tecnologia do nosso core bancário desenvolvida por nossa equipe de tecnologia para o mercado de BaaS", conta Benitez.
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