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Como evitar que seu e-mail marketing vá para a caixa de SPAM?

Especialista explica como certificar que sua mensagem de vendas chegue até os olhos de seu lead ou cliente

 

São Paulo, setembro de 2022 - Quando falamos em e-mail marketing, um dos maiores desafios dos especialistas, além da criação de conteúdos e aquisição de leads, é garantir que tais mensagens cheguem ao seu destino final: os olhos do destinatário. Entretanto, o obstáculo SPAM, sigla para Sending and Posting Advertisement in Mass, algo como “Enviar e Publicar Publicidades em Massa”, assim como protege os usuários de conteúdos inoportunos, acaba bloqueando informações aos contatos que poderiam se interessar sobre a sua empresa. 

 

Pesquisas estimam que quase 85% de todas as mensagens são consideradas SPAM, uma média, por dia, de cerca de 122 bilhões de recados, sendo que 36% do conteúdo de spam é gerado a partir de mensagens de marketing não personalizadas e inoportunas. Mas há um jeito de driblar essa proteção e garantir que o seu comunicado chegue ao seu destino final? 

 

Cada servidor possui um filtro específico para classificar as mensagens, indicando-as para a lixeira. O Gmail, por exemplo, avalia o interesse dos usuários, o comportamento em mensagens e até as buscas no Google. Já o grupo Microsoft, que constitui o Outlook, MSN e Hotmail, olham para a quantidade de disparos para endereços de e-mails que não existem mais ou usuários que não interagem com suas contas. 

 

Victor Paschoal, Head de Marketing Latam da CleverTap, plataforma líder mundial em retenção e engajamento de usuários, explica que os e-mails marketing continuam indo para a caixa de SPAM devido às tecnologias de dados limitadas das empresas que são incapazes de armazenar os grandes volumes de informações primárias para oferecer uma experiência verdadeiramente pessoal ao cliente. Ou seja, se a mensagem que você estiver mandando for igual para todo o seu público, obviamente, ela será considerada SPAM. 

 

 

  • Produza conteúdos que sejam relevantes para seu público

 

A escolha do conteúdo é o primeiro passo para iniciar a produção do seu e-mail marketing. Qual é o seu principal objetivo com o disparo da mensagem? Quem você quer atrair? A partir dessas respostas, construa materiais relevantes para o usuário que irá recebê-lo. Seu e-mail precisa se destacar dos outros recebidos pelo leitor.  

 

 

  • Crie mensagens personalizadas

 

Além de bons conteúdos, é preciso selecionar quais leads são interessantes para cada assunto. Não envie o mesmo material para todo o seu mailing, procure fazer uma seleção por perfil de usuário. Outra dica, é aproximar o remetente do destinatário através das informações que você possui sobre cada perfil. Coloque o código do “primeiro nome” ou selecione mensagens diferentes. A meta é passar a ideia de que aquele e-mail foi escrito apenas para o usuário. 

 

 

  • Limite o assunto do seu e-mail

 

Todos queremos fazer um bom assunto que atraia os olhos dos leitores, entretanto, há alguns cuidados que devem ser tomados. Evite colocar palavras-chave que sejam consideradas "click baits" como “compre agora”, “leia já” ou “perca peso rapidamente”. Há frases que podem ser chamativas, mas que fogem do óbvio. Também é bom evitar muitos pontos de exclamação (!!!). Para um bom assunto, o ideal é que o título possua até 60 caracteres. 

 

 

  • Cuidado com as suas artes e imagens

 

Muitas empresas preferem colocar seus textos em artes mais chamativas e até interativas, mas é preciso tomar bastante cuidado. Não deixe de colocar texto em seus e-mails. Mesmo que seja uma mensagem pequena, é necessário criar um conteúdo escrito ali na abordagem com o usuário para que o sistema entenda que trata-se de um e-mail. 

 

 

  • Coloque a opção de “descadastro” 

 

Um dos principais pontos que levam um e-mail a ser classificado como SPAM é a falta da opção de se descadastrar do mailing. Em alguns países, a prática é até considerada ilegal. Então, é essencial que você coloque o link de “descadastro” em todas as suas mensagens, sejam elas com clientes ou leads. 

 

 

  • Faça a atualização do seu mailing constantemente

 

É muito importante que as empresas monitorem o comportamento dos destinatários de suas mensagens. O público que você está contatando abre os e-mails? Não adianta enviar bons conteúdos para usuários fantasmas. Além da pessoa em questão não ler o material, a falta de interação pode fazer com que o sistema entenda que o e-mail deva ir para a lixeira, mesmo que, em algum momento, a pessoa tenha feito o cadastro com a sua empresa. 

 

Há plataformas que fazem essa análise de leitura de textos. Então, a dica é atualizar constantemente o seu mailing para usuários que sejam ativos. 

Victor Paschoal, Head de Marketing LATAM da CleverTap
 

Sobre a empresa:

A CleverTap é a nuvem de retenção nº 1 do mundo que capacita as marcas de consumo digital a aumentarem a retenção de clientes e o valor da vida útil. A empresa impulsiona a individualização contextual com a ajuda de uma camada de dados unificada e profunda, insights baseados em IA/ML e automação, permitindo que as marcas ofereçam experiências hiperpersonalizadas e agradáveis a seus clientes. Mais de 1.300 clientes em 100 países e em 10.000 aplicativos, incluindo Gojek, ShopX, Canon, Electronic Arts, TED, English Premier League, TD Bank, Carousell, AirAsia, Papa John's, Tesco Kotak Mahindra Bank, SonyLiv, Swiggy, PharmEasy, e Dream11, confiam na CleverTap para atingirem suas metas de retenção e engajamento e aumentar sua receita de longo prazo. Apoiada por investidores líderes como Sequoia India, Tiger Global, Accel, CDPQ e Recruit Holdings, a empresa está sediada em Mountain View, Califórnia, com escritórios em Mumbai, Cingapura, Sofia, São Paulo, Bogotá, Amsterdã, Jacarta e Dubai. Para mais informações, visite o site ou siga no LinkedIn e Twitter.

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