Competências fundamentais para os novos líderes
A Duomo Aprendizagem
Corporativa sinaliza quais são os pontos fundamentais que devem ser
trabalhados na transição profissional
A
primeira experiência com a liderança exige do colaborador uma mudança de
mentalidade. O profissional enfrenta novos desafios: os problemas exigirão
soluções mais complexas e a responsabilidade pelos resultados da equipe passa a
ser sua. A seguir, a Duomo
Aprendizagem Corporativa, especialista em potencializar habilidades e
desenvolver as competências necessárias para cargos de liderança, cita alguns
pontos que devem ser observados tanto pelo profissional quanto pela empresa
para um processo de transição assertivo.
“Por mais que promoções no trabalho sejam geralmente eventos
positivos e desejados, acompanhados de maiores salários, prestígio, autonomia e
chances de autorrealização, elas também significam encarar desafios
desconhecidos e gerenciar um número maior de atividades e pessoas. Em resumo,
ser promovido implica também maiores e mais complexas demandas de trabalho”,
aponta Joacir Martinelli, diretor executivo da Duomo Aprendizagem Corporativa.
Apesar da
autonomia e prestígio conquistados, a nova posição pode também gerar
hesitações. Sentir-se seguro com as competências humanas alivia as preocupações
relacionadas às novas demandas. Afinal, um bom desempenho em cargos de
liderança mobiliza a capacidade de exercer influência e impulsionar a equipe na
direção dos melhores resultados.
Algumas
pessoas relutam e insistem em cumprir tarefas da mesma forma que faziam
anteriormente. Desse modo, passam do cargo de colaborador para o de gestor sem
fazer uma transição de valores comportamentais. Isso pode levá-las a executar
tarefas sozinhas, desperdiçando seu potencial em “apagar incêndios” e não no que
sua nova posição realmente pede, com a dedicação às questões mais estratégicas
do negócio.
Avaliar e
aconselhar o trabalho do time, atribuir tarefas, preencher novas posições, são
atividades que exigem que os gestores aprendam a reconduzir seu tempo. “Existem
ferramentas para evitar que esse receio se transforme em um obstáculo para
crescer profissionalmente”, afirma Martinelli. “Todos têm, em níveis
diferentes, o potencial de liderar. Independente da história, da formação e dos
talentos naturais de cada um, lidamos com seres humanos desde que nascemos.
Para vivermos em sociedade são exigidas essas habilidades de liderança. Os
profissionais precisam desenvolver essa habilidade e a empresa tem o papel de
auxiliá-los nessa transição”.
A
robustez psicológica, também conhecida como psychological hardiness, é
uma das soluções que podem ajudar a atingir o equilíbrio fundamental para a
eficiência, tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal. Resiliência, ou
adaptabilidade proativa, é indispensável para a liderança, que precisará adotar
diferentes posturas em contextos diversos.
A Duomo
propõe não focar apenas no desempenho atual de um indivíduo, mas avaliar seu
potencial de desenvolvimento de acordo com as necessidades atuais e futuras da
empresa. Agilidade no aprendizado, vontade de engajar e compreender as
situações no ambiente de trabalho devem ser algumas das qualidades valorizadas
nesse novo líder. “Os gestores seniores
geralmente recebem a maior parte de seu treinamento de liderança durante os capítulos
finais de suas carreiras, quando têm mais experiência, ou seja, teoricamente
quando menos precisam dele. As organizações precisam mudar esse modelo e, ao
realizar as análises anuais de desempenho e talento, identificar quais são os
de alto desempenho e de alto potencial (HiPos) e oferecer-lhes um amplo
desenvolvimento, para que assim os novos gestores tenham mais bagagem e
segurança nessa nova etapa da carreira”, sinaliza Martinelli.
Sobre
a Duomo Aprendizagem Corporativa
Há mais de 20 anos no mercado de educação corporativa, a Duomo é
especializada em treinamentos corporativos que geram resultados, com foco em
apoiar o RH e a estrutura de gestão de pessoas. Os profissionais que participam
dos treinamentos sentem a diferença na prática, influenciando diretamente suas
jornadas de aprendizagem.
Para deixar as organizações mais produtivas e os colaboradores
realizados, a Duomo desenvolve estratégias exclusivas para atender as
necessidades de cada companhia e fortalecer as competências humanas, criando
treinamento sob medida para cada empresa.
Entre os destaques, está o serviço de gestão de turnover, feito
por meio do Atena, um sistema que utiliza a IA, que é o primeiro a coletar
dados de forma amigável e humanizada e que cruza as informações para localizar
padrões que podem ser gerenciados com o objetivo de aumentar a retenção.
Em dezembro de 2021, a Duomo recebeu a certificação internacional
Great Place to Work (GPTW), comprovando na prática como fortalecer as
competências humanas tem impacto direto no relacionamento com os colaboradores
e em um bom ambiente de trabalho.
Reconhecida nacionalmente pela contribuição à alta performance, os treinamentos já foram realizados em grandes empresas, como Bosch, Burger King, Cassol, CNH Electrolux, Embraco, Fiat powertrain, GRPCOM, Grupo Boticário, HSBC, Renault, Sicredi, Unimed, Votorantim, Volvo e Whirlpool.
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