Despacho de Bagagem Express já é utilizado por quase 70% dos passageiros da LATAM em Belo Horizonte
De janeiro a agosto de
2022, clientes do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foram os que mais
utilizaram serviço instalado pela companhia em nove aeroportos brasileiros
Tecnologia de despacho de bagagem express da LATAM
no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte Divulgação BH Airport |
Belo Horizonte, setembro de 2022 – O Despacho de Bagagem Express já é utilizado por quase 70% dos passageiros da LATAM em
Belo Horizonte. É isso o que comprova o levantamento da companhia sobre a
adesão à tecnologia em todo o Brasil. De janeiro a agosto de 2022, os clientes
no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte são os que mais utilizaram
o serviço instalado pela LATAM em nove aeroportos brasileiros. A tecnologia
torna a jornada do cliente mais rápida, autônoma e segura,
reduzindo em até 50% o tempo nas filas de
atendimento. Em Belo Horizonte, o serviço da LATAM está disponível desde 19 de
novembro de 2021.
Conforme
destaca Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil, “estamos felizes
com os resultados em Belo Horizonte. Queremos transformar a jornada do cliente
para que a sua viagem seja cada vez mais fácil e segura. Por isso, temos
promovido diversas inovações para a autogestão dos nossos produtos e serviços
nos últimos anos. Somos a empresa aérea que mais testou reconhecimento facial
biométrico em embarques no Brasil e também a única a usar o QR Code para
cadastro dessa funcionalidade, recentemente viabilizado nos aeroportos de
Congonhas e Santos Dumont”.
Em agosto deste ano, a oferta doméstica
de assentos da LATAM em Minas Gerais já é 114% maior, comparada com o mesmo mês
de 2021. No estado, destaca-se a inclusão das rotas Juiz de Fora/Zona da
Mata-São Paulo/Guarulhos (7 voos semanais), Montes Claros-São Paulo/Guarulhos
(7 voos semanais), Belo Horizonte/Confins-Curitiba (7 voos semanais), Belo
Horizonte/Confins-Fortaleza (7 voos semanais) e Belo Horizonte/Confins-Vitória
(7 voos semanais), além do fortalecimento dos voos Uberlândia-São
Paulo/Congonhas (2 para 7 voos semanais), Uberlândia-São Paulo/Guarulhos (10
para 14 voos semanais), Belo Horizonte/Confins-São Paulo/Congonhas (26 para 56
voos semanais), Belo Horizonte/Confins-São Paulo/Guarulhos (37 para 42 voos
semanais) e Belo Horizonte/Confins-Rio de Janeiro/Santos Dumont (5 para 12 voos
semanais).
COMO
FUNCIONA A TECNOLOGIA DE DESPACHO DE BAGAGEM EXPRESS
O Despacho de
Bagagem Express da LATAM está disponível exclusivamente no Brasil nos seguintes
aeroportos: Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador,
Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Belo Horizonte/Confins. O
serviço funciona em terminais de autoatendimento. Neles, o cliente imprime a
etiqueta com os seus dados e fixa em sua bagagem. Ao dirigir-se ao balcão de
entrega de bagagem, realiza a pesagem e o escaneamento do cartão de embarque e
da etiqueta. Caso a bagagem esteja dentro do limite de 23 quilos, a esteira
leva a bagagem para o despacho no avião.
TRANSFORMAÇÃO
DIGITAL DA LATAM: VIAGENS MAIS FÁCEIS E SEGURAS
Atualmente, a
LATAM vive um processo de transformação digital que busca ressignificar a
relação do cliente com a companhia. A primeira fase da transformação no Brasil,
iniciada em 2021, foi realizada em quatro pilares: novo fluxo de compra no
site, que conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar,
notificações personalizadas e check-in automático.
Com a
simplificação do processo de compra, no momento em que o cliente faz o login,
já consegue salvar todos os dados, assim como informações de viajantes
frequentes e cartão de crédito, com a facilidade de tornar os próximos
pagamentos mais rápidos e seguros. Com
as notificações personalizadas, o cliente escolhe entre WhatsApp, SMS ou e-mail
para receber todas as informações a respeito da viagem.
Com o check-in automático da LATAM, os passageiros recebem um cartão de embarque
virtual, atualizado de forma dinâmica, com todas as informações necessárias,
permitindo que se dirijam diretamente ao portão de embarque do voo ao chegar no
aeroporto. No Brasil, a funcionalidade já é utilizada
por 79% dos passageiros de voos domésticos, o que equivale a um pouco mais de 7
milhões de clientes. Este processo permite
economizar até 20 minutos no tempo de espera e atendimento no aeroporto.
Além disso, a
companhia também dispõe de uma carteira virtual, o LATAM Wallet, em que ficam
acumulados créditos de pontos e reembolsos do cliente, que podem ser utilizados
a qualquer momento na aquisição de uma passagem aérea, e uma nova experiência
digital para o LATAM Pass, programa de fidelidade da empresa.
LATAM
INVESTE NO USO DE 100% DE ENERGIA ELÉTRICA NAS OPERAÇÕES DE SOLO
Em junho deste
ano, a LATAM anunciou para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte uma
parceria inédita com a Real Aviation, empresa que presta serviço em solo para
companhias aéreas, denominada “ground handling”. O investimento de R$30 milhões
foi o primeiro passo na
eletrificação da operação em solo da
companhia no terminal mineiro. Isso significa que a LATAM está usando
apenas equipamentos movidos a energia elétrica em suas operações de solo neste
terminal, e não mais a diesel. A iniciativa fará a empresa deixar de emitir 114
toneladas de CO2, nos próximos 12 meses, no aeroporto mineiro, e está totalmente
inserida no pilar Mudanças Climáticas da Estratégia de Sustentabilidade
do Grupo LATAM. Futuramente, a LATAM
visa estabelecer parcerias similares com outros fornecedores para expandir o
modelo para todos os aeroportos em que atua.
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