Inteligência Emocional: Por que é importante nas empresas?
Segundo um estudo da Page Personnel, 90% dos profissionais são
contratados pelo seu perfil técnico, mas demitidos pelo seu perfil
comportamental.
Realizar reuniões, dar
feedbacks, cumprir metas e buscar novas habilidades em equipes, são muito
importantes na hora de desempenhar um papel profissional. E como fazer
para se autoconhecer, aprimorando a sua inteligência emocional no ambiente de
trabalho? A inteligência emocional é exatamente o resultado do equilíbrio entre
racional e emocional, englobando os pilares: autoconhecimento, controle
emocional, automotivação, empatia, relacionar-se interpessoalmente.
A empresa Minucci RP, procura ajudar grandes
empresários e líderes a lidar com as próprias emoções para entender o outro e
saber gerenciá-los de forma consciente, trabalhando a saúde mental.
Segundo um estudo da
Page Personnel, 90% dos profissionais são contratados pelo seu perfil técnico,
mas demitidos pelo seu perfil comportamental. Isso significa que saber lidar
com as pessoas, colegas e equipes é fundamental e valorizado hoje em dia. Cada
vez mais, precisamos nos comunicar bem, dominar as nossas emoções e por fim, compreender
o seu perfil emocional, para poder se gerencia melhor.
André Minucci, co-fundador da empresa Minucci RP,
é mentor de empresários de diversos ramos de atividade que auxiliam no
crescimento de empresas no Brasil e nos Estados Unidos, avalia que o treinamento de inteligência emocional passou a ser uma obrigação para empresas de alta
performance. “A equipe passa a entregar resultados melhores e consegue superar
os desafios diários de forma mais leve e fácil”.
Para o empresário, é preciso de inteligência
emocional para receber um feedback, “principalmente quando ele não é bom, a
pessoa precisa usar todo seu autoconhecimento e controle emocional, pois pode
ficar com raiva ou chateado, é algo simples, mas fundamental para sua equipe
ficar alinhada”, avalia.
A empresa desenvolve conceitos, avaliações que são
fundamentais e ferramentas para que a pessoa consiga ir para outros níveis. “Um
dos treinamentos são: gestão
do stress e ansiedade; comunicação verbal, não verbal, gratidão como ferramenta
de melhora constante, inteligência emocional como ferramenta de produtividade,
perfis comportamentais e como analisá-los de forma eficiente, além de outros”.
5 dicas para ajudar na inteligência emocional
De acordo com André
Minucci, é importante incluir algumas atividades no dia-dia:
Dormir
em média 7 horas por dia;
Reserve
momentos para você no início do dia e faça reflexões;
Pratique
exercícios físicos;
Observe o seu
comportamento;
Administre a
sua ansiedade;
Vivemos em mundo
corporativo em um ritmo cada vez mais acelerado de mudanças que acontecem, e as
empresas exigem essa velocidade, mas a consequência é que acaba gerando
crises e ansiedades nas pessoas.
Uma das qualidades mais
desejadas no mundo corporativo é do profissional resiliente, mas como trabalhar
e ter resultados melhores? Segundo André, “A inteligência emocional é o
resultado do equilíbrio, o profissional precisa ter resiliência, e saber controlar
as suas emoções, é como frequentar academia, exige treino e disciplina, estar
atento as oportunidades na vida e, por último e não menos importante, ser
pró-ativo, finaliza o especialista.
Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br. Confira nossas redes sociais: Facebook e Instagram: @minuccirp e @andreminucci
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