A importância de compreender o engajamento como uma ferramenta real de troca com o consumidor
Por Andrea Köhler*
Relacionamento é um termo inerente ao
ser humano e a tudo que está ao seu redor. A todo tempo precisamos nos esforçar
para que nossas mensagens sejam enviadas e compreendidas da forma mais efetiva
possível, para obter uma límpida comunicação e assegurar que o que queremos
dizer está sendo recebido da maneira que desejamos. Quando falamos de empresas,
a história se repete, já que, atualmente, entende-se a enorme importância de
uma organização manter um perfil ativo de comunicação com seus
consumidores.
Ao refletir durante os últimos tempos,
debatendo o assunto em um recente bate-papo com outros gestores de marketing,
percebi que ainda há muita dúvida quanto ao real papel do engajamento nas redes
sociais: como um bom engajamento pode, de fato, ajudar uma organização a traçar
estratégias e objetivos?
Hoje, na empresa em que atuo como
diretora de marketing, o engajamento é uma das ferramentas de maior aproximação
com os consumidores. Com base na escuta, por meio de redes sociais, por
exemplo, é possível desenvolver ideias e projetos que nascem de dois dos pontos
mais importantes do processo de comunicação: a percepção e a vontade do consumidor
final.
O trabalho, na realidade, é atentar-se
ao que é solicitado, e até mesmo entender o que não está explicitamente
colocado, para converter tudo em ações, serviços e produtos que respondam às
necessidades e aos anseios pertinentes ao negócio. E tudo isso deve acontecer
por meio de um canal em que haja troca e conversa, com proposições de momentos
de identificação entre marca e consumidor.
Ainda assim, além de reconhecer o
engajamento como uma ferramenta com alto poder de diálogo, é preciso entender a
melhor forma de trabalhar com ele. Ir além do óbvio e buscar as singularidades
de cada organização, a fim de produzir conteúdos específicos de interesse para
seus públicos. Uma programação própria e representativa para o posicionamento
de uma marca é um fator que pode ajudar a organização a conquistar forte
presença nas redes sociais.
Num mundo on-line, onde tudo vem e vai
tão rápido, é essencial a presença de um time treinado para analisar, entre o
que está em alta, o que melhor se encaixa como um caminho de geração de
engajamento e interação com os consumidores. Não é apenas sobre seguir o fluxo
das redes sociais, mas, sim, sobre entender esse fluxo e aplicá-lo em uma
realidade específica. Assim surge, da interação com os consumidores, a
possibilidade de mensurar o sucesso de determinadas escolhas.
Um ponto importante é que cada rede
social demanda um tipo de interação. Cada uma tem um tipo de público, um tom
que funciona melhor, um alcance diferente, e até mesmo tempos de resposta
diferentes. Faz parte de uma boa estratégia de marketing digital, aprofundar os
conhecimentos sobre cada uma em que se deseja estar, para que, no momento de
pôr a mão na massa e produzir conteúdos, em busca de relacionamento com o
cliente, tudo seja feito de maneira assertiva e direcionada a cada canal.
O início de tudo se dá quando a
organização estabelece seus objetivos em gerar ou aumentar o engajamento. É
fundamental entender o porquê da escolha para um determinado momento. Seja para
estreitar relacionamentos, seja para aumentar as vendas ou estruturar uma
imagem, por exemplo.
Essa troca com o consumidor é um caminho
extremamente positivo para que uma marca consiga fixar, no cliente, seus
pilares de comunicação. Engajamento é interação, e interação é a construção do
relacionamento, que, como foi dito no início, é absolutamente essencial para
todos nós.
*Andrea Köhler é diretora de Marketing da The Fini Company Brasil
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