McLaren Senna, recordista absoluto de Interlagos entre carros originais de rua
Ricardo Mauricio e o McLaren Senna no S do Senna de Interlagos
(Rodrigo Ruiz/RR Media)
Os nomes
“McLaren”, “Senna” e “Interlagos” voltaram a estar associados com a palavra
“recorde”. Na última quarta-feira (31 de agosto), a bordo de um McLaren Senna,
o piloto Ricardo Mauricio percorreu os 4,309 km do traçado do autódromo de
Interlagos em 1min37s856, recorde do circuito para carros de rua originais
de fábrica. A marca foi obtida durante o UK Motors Academy Porto Seguros,
promovido pela importadora da marca britânica para o Brasil.
Mauricio
e o McLaren Senna pulverizaram o recorde logo na primeira tentativa. O
piloto saiu do box, deu uma volta para descobrir os limites do carro e na
seguinte obteve o tempo de 1min41s422, 1s6 mais rápido que o recorde anterior
estabelecido neste ano por outra marca de carros esportivos. Nas tentativas
seguintes (seis no total, alternadas com paradas no box) os tempos foram
baixando até ser atingida a marca de 1min37s856 na 20ª volta percorrida. Na
última saída, o McLaren Senna conseguiu a segunda melhor marca do dia:
1min37s879, apenas 23 milésimos de segundo mais lenta que a volta recorde. No
total, foram 25 voltas, incluindo as de instalação e as de retorno aos boxes.
“Foi
sensacional! Já haviam me falado que o carro era muito emocionante de pilotar e
isso se comprovou na pista. É muito potente, com torque e aceleração muito
fortes", elogia. O carro estava totalmente original, inclusive equipado
com os pneus Pirelli Trofeo R com os quais saiu da fábrica. O McLaren
Senna permite várias opções de regulagens de asa, eletrônica e outros, mas
elas permaneceram inalteradas. A média horária da volta recorde foi
de 158,485 km/h e a velocidade mais alta (esta, registrada pelo próprio
Mauricio ao olhar o painel) foi de 295 km/h no fim da reta dos boxes. A
cronometragem oficial do UK Motors Academy Porto Seguro ficou a cargo da equipe
Racing Crono, uma das mais experientes e conceituadas do Brasil. Não por
coincidência, é a mesma empresa que registrou o recorde anterior para carros de
rua originais em Interlagos.
Com
produção limitada a 500 unidades, o McLaren Senna é um dos carros de rua
mais extremos já produzidos pela McLaren Automotive. Seu motor V8 biturbo de 4
litros (3.994 cm³) entrega 800 cv e 800 Nm de torque, permitindo um desempenho
de carro de corrida: aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, de 0 a 200
km/h em 6,8 segundos e de 0 a 300 km/h em 18,8 segundos. A velocidade máxima é
de 335 km/h. Toda a estrutura é de fibra de carbono e a carga
aerodinâmica gerada pode chegar a 800 kg. A unidade pilotada por
Mauricio em Interlagos é uma das quatro importadas oficialmente ao Brasil pela
UK Motors.
Ricardo
Mauricio é um dos pilotos brasileiros mais vitoriosos no Brasil e no exterior.
Conquistou diversos títulos no kart (onde começou a correr aos dez anos de
idade) e sua carreira internacional inclui experiência na Fórmula 3 inglesa,
Fórmula 3 espanhola (na qual foi campeão em 2003), Fórmula 3000 e Endurance TC
2000 na Argentina (campeão em 2009). Mauricio possui oito títulos nacionais,
sendo três na Stock Car (2008, 2013 e 2020), três em Marcas e Pilotos
(2012, 2013 e 2014), um no Endurance Brasil (2017) e um na Fórmula Ford (1995).
Sobre a UK Motors
A
UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada
pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de
marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do
Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas
fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo.
Sobre a McLaren Automotive
Formada em
2010, a McLaren Automotive é hoje a maior parte do McLaren Group. Sua
origem remonta a 1964, quando o piloto neozelandês Bruce McLaren iniciou a
fabricação de carros de corrida (bipostos e monopostos). Em 1966, a McLaren fez
sua estreia na Fórmula 1, iniciando uma trajetória que resultou em oito títulos
mundiais de construtores e doze de pilotos. A McLaren tem vitórias também nas
24 Horas de Le Mans e nas 500 Milhas de Indianápolis.
O
atual portfolio de produtos da empresa (modelos das linhas GT, Supercar,
Motorsport e Ultimate) é vendido por meio de mais de 85 concessionários em 40
mercados no mundo. O primeiro carro de rua com a marca McLaren, o M6GT, foi
construído pelo próprio Bruce McLaren em 1969. Em 1993, a McLaren projetou
e construiu o carro de rua McLaren F1, em produção limitada.
Em 2020, a McLaren lançou o 765LT e revelou a nova arquitetura de baixo peso fabricada no McLaren Composites Technology Centre de £ 50 milhões, inaugurado na região de Sheffield, no norte da Inglaterra, que sustentará a próxima década do futuro eletrificado da McLaren.
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