No Dia do Cliente, DM promove ação imersiva para entender melhor seu consumidor
Para gestores da DM, prestadora de serviços
financeiros, ação foi importante para reforçar propósito da companhia e buscar
desenvolvimento de produtos customizados
Em grandes negócios, o distanciamento
entre diretores e clientes finais pode ser um empecilho para a criação de
produtos que atendam às demandas do público. E para evitar esse problema, a DM,
prestadora de serviços financeiros líder na gestão de cartões de loja de
supermercados, realizou pela terceira vez uma ação no Dia do Cliente (15/9),
levando gestores a ter contato direto com os consumidores. A iniciativa tem o
intuito de buscar insights para a elaboração de novos produtos e serviços personalizados.
“Entendendo as dores dos clientes,
podemos ter produtos direcionados, produtos customizados, de modo a atender não
só o comprador, mas também toda sua família”, afirma Tharik Moura, diretor
estratégico da DM. Os gestores se reuniram com clientes para um bate-papo na
sede da empresa, aplicando pesquisas e realizando entrevistas para conhecer
mais a fundo suas necessidades. Além disso, diretores e gerentes visitaram as
lojas para acompanhar e atender os clientes de forma direta. As ações ocorreram
em São José dos Campos, onde fica localizada a sede da DM (veja fotos).
Para Bruno Reis, gerente de marketing da
empresa, a ação do Dia do Cliente conecta os gestores com o propósito da
empresa. “Muitas vezes a gente fica no escritório em reuniões e esquece do real
motivo de estarmos aqui. E esse tipo de ação nos conecta com nossa missão, com
nosso negócio e com nosso cliente. Isso é fundamental para entendermos quais as
oportunidades que a gente tem para melhorar principalmente a experiência do
consumidor final”, diz.
O coordenador de dados Weslley Toledo
acredita que a iniciativa ajudará no alcance do objetivo da empresa, que é não
apenas ter crescimento nos negócios, mas também estabelecer uma relação de
empatia com os clientes. "Quando os diretores se aproximam dos
consumidores nas lojas, começam a ter perspectiva do que eles experimentam e do
que pode ser criado para atendê-los”. Edgar Borges, gerente de desenvolvimento,
concorda. “Essa aproximação nos traz conhecimentos e nos faz ser mais
assertivos no que vamos oferecer para os clientes”, pontua.
Um setor em constante reflexão
Sandra Castello, diretora de Marketing e
Pessoas da DM, reforça que a ação ocorreu em supermercados, pois os principais
parceiros da empresa são desse ramo. “Nessas lojas o consumidor final faz suas
compras usando o cartão de crédito private label que oferecemos. Muitas dessas
pessoas ainda têm receio de procurar uma instituição bancária devido à ideia de
que os bancos não são uma alternativa para quem tem pouco dinheiro ou
comprovação de renda por meio de holerite”, explica.
Para a DM, o objetivo de democratizar e
ampliar o acesso a crédito e serviços financeiros passa também pela oferta de
uma experiência do cliente completa e humanizada, no qual suas necessidades são
ouvidas e respeitadas. “Somos responsáveis por melhorar a jornada do cliente
através de ações práticas nos diferentes canais de atendimento DM. Queremos
estar ao lado de cada pessoa, porque cada história importa”, acrescenta
Castello.
A busca da DM por oferecer a melhor
experiência para o cliente tem tido bons resultados, mensurado por índices como
o Net Promoter Score (NPS). A média da pontuação da DM em 2022, entre janeiro e
julho, é de 77,3. A Pesquisa Nacional de Cartões de Crédito 2022 (PNCC 22), da
Card Monitor, realizada com mais de 12 mil portadores de cartão de crédito,
avaliou a DM como melhor atendimento ao cliente entre todos os cartões bancários
e de varejo avaliados - 84,6% de clientes muito satisfeitos, comparado com
77,9% do segundo colocado.
A pesquisa relativa ao atendimento a
clientes por WhatsApp, também realizada pela Card Monitor, teve a DM como uma
das três mais bem avaliadas, oferecendo aos consumidores 10 das 11 principais
funções para um bom atendimento. Este ano, 2022, é a 5ª vez em que a DM é
indicada como melhor empresa no Reclame Aqui, especialmente pela rapidez na
resposta aos consumidores.
Sobre a DM
Fundada em 2002, a DM se consolidou no mercado como a maior gestora de cartões de loja (private label) de supermercado. Hoje é uma prestadora de serviços financeiros, com foco na democratização do acesso ao crédito no Brasil. Já está na marca de 5 milhões de cartões emitidos e 1,1 milhão de clientes ativos. Por meio dos cartões private label, a empresa está presente em quase 4 mil pontos de venda. Além disso, conta também com cartões de crédito com bandeira Mastercard, o aplicativo DM App para gestão de cartões e de conta digital, oferta de microcrédito, dentre outros serviços.
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