No Dia do Cliente, empreendedores contam quais estratégias usam para fidelizar o consumidor
Comemorada no dia 15 de setembro, data
incentiva ações no varejo.
Muitos são os fatores que influenciam nas
preferências dos consumidores. Com a enorme oferta de produtos e serviços, as
empresas precisam constantemente definir estratégias para se destacarem e
fidelizarem seus consumidores. A experiência do cliente passou a ser ainda mais
valorizada durante a pandemia uma vez que a quantidade de negócios online
ampliou as ofertas disponíveis, acirrando a competição no mercado.
Estudos indicam que empresas que
investem na fidelização de clientes são menos suscetíveis às oscilações de
mercado e que os clientes fidelizados se tornam verdadeiros aliados que
contribuem para construção da imagem do produto e marca.
Conheça as estratégias dos
empreendedores do segmento de franquias para garantir um cliente fiel.
Na Morana, maior rede de acessórios femininos
da América Latina, o sócio-fundador Jae Ho Lee explica que existem dois pilares
fundamentais, quando se trata da fidelização do cliente: qualidade do produto e
relacionamento com o consumidor. “Investimos muita energia em nosso
abastecimento com foco na qualidade técnica da peça, garantindo a melhor
relação custo x benefício, além da constante melhoria do nosso sortimento, com
lançamentos semanais que vão ao encontro dos desejos das nossas clientes no
quesito moda e presente. Nosso outro pilar para a fidelização é o relacionamento:
que começa em nossas lojas, com treinamentos para garantir o melhor atendimento
e que possamos oferecer o produto certo, na hora certa com a qualidade ideal,
resultando na melhor experiência de compra. Para isso, contamos com uma
plataforma de CRM que automatiza e facilita muitas etapas da operação e gestão
dos dados de nossos clientes, que gera todos os inputs para as estratégias de
produto, operação e comunicação", declara.
A Estetic360, primeira rede de estética
integral com o conceito one
stop shop. A rede trabalha com a mais alta tecnologia, praticidade
e acessibilidade, sempre seguindo as tendências do mercado de beleza mundial.
“Uma das estratégias de fidelização que utilizamos é oferecer planos de
assinatura e acompanhamento pós atendimento. Por exemplo, o recall de botox, um
dos procedimentos mais procurados pelos clientes, tem um preço especial depois
de quatro meses para quem aplicou o produto nas clínicas da rede”, explica
Leonardo Lamartine, CEO da Estetic360.
Para Patrícia Turmina, que junto com o
irmão Luís Fernando, fundou a Royal
Trudel, uma rede de franquias que inovou ao trazer para o
mercado um doce típico do leste europeu, a tecnologia é uma grande aliada na
hora de fidelizar o cliente. “Após estudarmos diversos softwares de CRM
existentes no mercado, apostamos em desenvolver uma plataforma própria de
relacionamento com nossos clientes. Com o objetivo de coletar dados, medir e
premiar a recompra, nosso programa Trudelmaníacos permite que os clientes se
cadastrem por QR Code com facilidade”, relata.
Na FarMelhor, rede de franquia de farmácias,
todas as unidades são capacitadas para seguir a cultura organizacional da
marca, que zela pelo respeito, empatia, transparência nas informações,
cordialidade no atendimento e qualidade nos produtos voltados para a saúde,
beleza e bem-estar. Para estar sempre próxima ao cliente, a empresa
investe em campanhas como para o dia dos pais, das mães, namorados, Black
Friday, de inverno, de verão, entre outros temas, oferecendo descontos,
variedade de produtos e praticidade na entrega.
Na semana de 11 a 17 de setembro,
a FarMelhor criou
a Maratona Especial Dia do Cliente, que contará com ofertas especiais voltadas
para a saúde íntima feminina, perfumaria masculina, higiene infantil e
cosméticos, atendendo todas as fases da vida do cliente.
Na Criamigos, rede especializada na
personalização de pelúcias, a experiência de criar um bichinho é a maneira mais
efetiva de fidelizar o cliente. “Todo o percurso foi pensado para tocar no
coração da criança e de toda a família. Quando tocamos no coração, geramos memórias
e, gerando memórias, nós fidelizamos o cliente”, afirma Veronicah Sella,
sócia-fundadora da Criamigos. A certidão de nascimento, momento em que são
captados os dados do cliente de forma natural – já que faz parte do percurso -,
contribui muito para ações do pós-venda, ou seja, eventos nas lojas com a
presença do cliente como baile pré-carnaval, festa junina, Halloween,
aniversários, ampliando a experiência de marca.
“O Clubinho Criamigos, série de animação
recém-lançada, que conta com novos episódios semanais no canal do Youtube,
também representa uma maneira de estarmos estar ainda mais presente no dia a
dia do seu público, fortalecendo o vínculo com a marca”, explica Natiele
Krassmann, sócia de Veronicah.
O Buddha Spa está sempre trazendo
inovações que visam expandir as possibilidades de bem-estar dos seus clientes
e, com isso, fidelizar e ampliar seu público. No início de setembro, a rede
apresentou a Brazilian Massage, um novo protocolo de massagem que visa colocar
o Brasil em destaque no mercado mundial de spas ao lado de outras terapias como
ayurvedic massage, shiatsu, thai massage etc. Outra inovação significativa foi
o lançamento do Buddha Spa Token. “Além de descontos em produtos e
serviços, o Buddha Spa token confere ao usuário direito a voto em tomadas de
decisão da empresa e funciona ainda com um investimento”, afirma Gustavo
Albanesi, CEO da empresa.
Albanesi antecipa ainda que a rede está
desenvolvendo uma linha de chás, que estará disponível no e-commerce e nas
unidades em breve. Junto, será lançada uma linha de acessórios para tomar chá
em porcelana de alto padrão. “Tudo isso contribui para ampliar a experiência de
marca e fidelizar nosso público. Oferecer constantemente novidades demonstra
que nos preocupamos com nossos clientes e buscamos antever suas necessidades”.
A Nutty Bavarian, famosa pelas castanhas glaceadas mais cheirosas do Brasil, vendidas nos quiosques da rede em shoppings, aeroportos e grandes varejistas, iniciou em setembro um programa de cashback como estratégia de fidelização de seu público. Os clientes cadastrados recebem de volta 15% do valor da compra para ser usado em uma nova compra, a ser realizada no prazo de 30 dias. Além disso, a marca tem feito constantemente collabs com outras empresas, reforçando a presença de marca junto a seu público.
Nenhum comentário