Últimas

Uberlândia recebe apresentações gratuitas do espetáculo musical “Quem Prospera Sempre Alcança”

Depois de duas temporadas de sucesso, sendo a última online, a atração de teatro musical que mescla circo-teatro e comédia volta a se apresentar presencialmente 

O espetáculo musical “Quem Prospera Sempre Alcança” realiza sua terceira turnê nacional, a partir de setembro, com apresentações em 15 cidades de oito estados brasileiros, sendo que as 45 são gratuitas e acontecem em Campinas, Curitiba, Goiânia, Guarulhos, Joinville, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Salvador, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Luís, São Paulo e Uberlândia. 

 

Na cidade mineira, acontecerão quatro apresentações, sendo três para alunos da Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu), nos dias 14 e 15 de setembro, no período da tarde, e uma aberta ao público no teatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura, dia 15 de setembro, às 19h, onde os ingressos devem ser retirados gratuitamente no local, com uma hora de antecedência. 

 

O projeto realizará também duas turmas da oficina “A Figura do Palhaço (Clown) ministrada por Rogério Barsan, no dia 13 de setembro, na Icasu.  

 

A montagem tem patrocínio da Visa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.   

 

Em “Quem Prospera Sempre Alcança”, Leonardo Cortez assina a dramaturgia e direção e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze diferentes personagens. A peça, que aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria, ganha novos tons com grande parte da população lançando mão da criatividade para seguir trabalhando e trata sobre a importância do planejamento e da organização para a concretização dos sonhos, principalmente dos novos empreendedores que, até pela falta de empregos agravada pela pandemia da Covid 19, criaram pequenos negócios para gerar a sua renda. 

 

Baseado na vida real 

“Quem Prospera Sempre Alcança” é um espetáculo de rua, cuja proposta de encenação dialoga diretamente com as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado através de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca, características notórias da dramaturgia de Leonardo Cortez, um dos autores mais importantes da atual dramaturgia paulistana. 

 

A apresentação tem início com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a exibição que será feita no local. Eles fazem às vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo, a partir de quatro histórias. A primeira é a da própria companhia teatral. Na segunda história, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, no meio da fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício. Já na terceira, dois desempregados decidem empreender como vendedores ambulantes e entram em uma atrapalhada sociedade e, na última, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha. 

 

O texto está ligado às problemáticas contemporâneas: como se organizar, planejar, inventar e realizar o trabalho quando falta emprego e educação financeira. 

 

Sem didatismo e com muito humor 

O autor e diretor Leonardo Cortez explica que o espetáculo de teatro musical não tem a pretensão de ser didático, mas apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode se meter por conta da inexperiência nos negócios e na vida pessoal. “A peça é anterior a pandemia e devido ao cenário econômico já dialogava muito com o público. Agora que a situação piorou, acredito que falar de empreendedorismo e educação financeira pode ser um alerta para algumas armadilhas”, destaca. 

 

Já a diretora de Produção, Sonia Kavantan, da Kavantan Projetos e Eventos Culturais, reforça a missão da peça junto à democratização do acesso ao teatro, que tem todas as suas apresentações gratuitas e com acessibilidade a portadores de necessidades especiais físicas, auditivas e visuais. 

 

De acordo com a diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil, Sabrina Sciama, as pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. “Apesar de importantes, elas normalmente não dispõem do treinamento, da tecnologia e das ferramentas financeiras que as ajudariam a crescer. Por isso, a Visa está globalmente comprometida em ajudar as empresas a crescerem por meio de acesso a capital, ativos, expertise e parcerias. O patrocínio da peça é um de nossos compromissos para levar informação relevante de maneira gratuita para os empreendedores do país”, pontua Sabrina Sciama.  

 

Segundo o ator André Santos, retomar as apresentações presenciais é muito prazeroso, pois é possível sentir toda a energia e vibração do público. “Voltar a apresentar presencialmente o espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança é voltar para um lugar de afeto, alegria e arte em estado puro. Seja na rua, na praça, em parques ou escolas, a energia entre o público e a peça é uma energia criativa e empática”, explica.  

 

Já o ator Djair Guilherme acredita que estar de volta aos palcos possibilita olhar no olho das pessoas que estão na plateia e entender o que estão passando e sentindo. “A gente fez o espetáculo em tantas circunstâncias diferentes, em tantos espaços que não o teatro e as pessoas vinham conversar conosco e dizer que estávamos contando a história de vida deles. A melhor coisa do mundo é poder ver a nossa gente dando risadas e se reerguendo”, ressalta o ator. 

 

 

SERVIÇO:
QUEM PROSPERA SEMPRE ALCANÇA 

Dia: 15 de setembro, 19 horas 

Local: Teatro Nininha Rocha, Centro Municipal de Cultura de Uberlândia 

Endereço: Praça Prof. Jacy de Assis, s/n - Centro 

Livre. Gratuito. Duração – 45 minutos 

Facebook e Instagram – @quemprospera 

 

Ficha Técnica 

Texto e Direção – Leonardo Cortez
Elenco – André Santos e Djair Guilherme 

Assistência de Direção – Rogerio Barsan 

Composição e Direção Musical – Jonatan Harold 

Cenário e Figurino – Márcio Araújo e equipe 

Iluminação – Ricardo Bueno 

Coreografia – Fabiana Santos 

Operação de Som – Rogerio Barsan 

Fotografia – João Caldas Filho 

Identidade Visual – Fernando Moser 

Direção de Produção – Sonia Kavantan 

Produção – Tiago Barizon e Rogerio Barsan 

Produção Local: Fredy Abreu 

Assistente Administrativo – Milka Master 

Realização – Kavantan Projetos e Eventos Culturais 

 

Lei Nacional de Incentivo à Cultura 

Patrocínio – Visa 

Realização – Kavantan Projetos e Eventos Culturais, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo. 

 

Mais informações e agendamento para grupos pelo e-mail quemprospera@kavantan.com.br 

Nenhum comentário