Você sabe o impacto do Backhaul no seu negócio?
Marcelo Paciolo, head de Supply Chain da AGR
Consultores
Se você trabalha direta ou indiretamente
com Supply Chain & Logística possivelmente já deve ter ouvido sobre o
Backhaul. Se não ouviu ainda, certamente irá ouvir em breve. Mas afinal de
contas, o que significa esse termo? Para fazermos a tradução literal do termo é
necessário antes quebrar esse verbo. “Back” significa “voltar” enquanto “haul”
significa “transporte”. Dessa forma, temos o termo relacionado à volta de
transporte. No significado desse verbo, temos: “Carry (freight) on a return
Journey”. Em outras palavras, tropicalizando o verbo, temos o aproveitamento do
volume ocioso de um veículo nas viagens de retorno.
Traremos aqui, uma visão do ponto de
vista prático: Suponhamos que você seja responsável por uma entrega para uma
outra empresa e para realizá-la dedica um caminhão da sua frota. Na ida, você
garante que o veículo seja enviado com sua ocupação máxima, mas para a volta…o
caminhão sempre volta vazio…
A volta do caminhão vazio, também
traduzida para o inglês como “Deadhead” é uma grande oportunidade logística
para aumento dos resultados. Imagine a oportunidade de conseguir “vender” esse
espaço vazio para uma empresa que gostaria de pegar carona com essa volta do
caminhão? A lógica de utilizar o espaço ocioso nas viagens de retorno
permitindo gerar receitas de frete é o que chamamos de BackHaul.
A necessidade de melhor aproveitar o
frete de retorno faz com que essa prática seja atrativa para ambas as partes
envolvidas. Do lado do responsável pelo frete, gera a ocupação do veículo garantindo
receita de frete, e do lado do contratante do serviço, a negociação de um frete
menor ou igual ao que o mercado negocia.
Muitas empresas que começaram a utilizar
esse método passaram a redefinir a viagem de ida para compor a viagem de volta,
e assim, sem que o SLA ou os indicadores de desempenho fossem comprometidos,
tornaram-se mais rentáveis. Empresas que possuem um ecossistema de transporte
variado passaram inclusive a compor na base de Backhaul os fretes
subcontratados, ou o que chamamos de “carros dedicados”.
Os benefícios de utilização do Backhaul
vão além do aspecto de geração de receita:
Integração da Cadeia de fornecedores e
clientes: considerando
que normalmente os principais consumidores desse frete estão relacionados a
cadeia de valor do segmento transportado.
Melhoria do Desempenho: ao redefinir e traçar novas rotas para
maximizar os ganhos gerados por essa prática, é possível reduzir também o lead
time, melhorando dessa forma os SLA’s da empresa.
Para que as empresas, de fato, beneficiem-se
de todo o potencial é fundamental um planejamento prévio à implementação do
modelo Backhaul no seu negócio. Inicialmente, entender os aspectos fiscais para
definir o melhor caminho para prestação de serviço de frete para outras
empresas. Em sequência, organizar todos os pontos operacionais tais como
sistemas de gestão, relatórios de acompanhamento, indicadores de desempenho da
operação que possam sustentar, medir e monetizar o modelo.
Cada vez mais as companhias que prestam ou contratam serviços logísticos estão buscando o conhecimento para implantação desse método, sendo seu principal atrativo a combinação de um esforço tático-operacional relativamente baixo a um alto impacto nos resultados de transportes, tanto nos âmbitos financeiros quanto no de KPI’s.
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