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Dia Mundial da Alimentação: mercado aquecido favorece o crescimento de franquias no setor

Com a expansão da área, conheça seis redes que expandiram no segmento

Em 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data tem a intenção de incentivar a reflexão sobre os padrões de consumo alimentício das pessoas, além do acesso à comida de qualidade e certificada pelos órgãos reguladores. Essa atenção influencia também no crescimento de franquias do segmento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o aumento de 22,3% na receita das redes, entre maio e junho de 2022, comparado ao mesmo período do ano passado, é o reflexo do mercado aquecido, que marca a expansão das empresas dentro deste setor. Dados do último levantamento realizado pelo Instituto Foodservice Brasil mostram que a área segue em alta, com a abertura de mais de 75% de lojas comparado a 2021. 

Toda essa movimentação abre espaço para o crescimento dos negócios, como é o caso da Pizza Prime, rede de pizzarias com mais de 10 anos de mercado, mas que em apenas três anos de franchising alcançou a marca de 70 unidades em todo o país. A rede tem como uma das suas apostas criar sabores inovadores, que levam em consideração a regionalidade e usar ingredientes tipicamente locais. Outro trabalho direcionado da marca é o seu atendimento no marketplace, com mais de 10 canais de vendas on-line. Atualmente, presente em 10 estados, a franquia pretende ampliar sua atuação para mais outros cinco e prevê fechar o ano de 2022 com um faturamento de R$ 130 milhões.

Já o Açougue Vegano, maior rede de restaurantes veganos do Brasil, consolida-se no mercado de alimentos com opções que todos podem comer. A franquia pretende terminar 2022 com faturamento de R$ 7 milhões, além de inaugurar em novembro uma fábrica em Maricá (RJ), para a produção de produtos sem glúten ou outros ingredientes que causam alguma alergia alimentar. No franchising desde 2018, com lojas em São Paulo, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e em Minas Gerais, a franquia busca a expansão em todo o país.

Com a projeção de alcançar a marca de 700 unidades em 2022, a Mais1 Café, maior rede de cafés especiais do Brasil, já nasceu no franchising no final de 2019 e, investindo no formato de microcafeterias, levou o conceito ‘to go’ para todo o país. A franquia, que começou o ano com 500 unidades vendidas,  busca levar a melhor experiência para o cliente somado ao autoatendimento e bebidas de alta qualidade, desde o clássico coado até drinques gelados com café de grão especial, oferecendo ainda doces e salgados importados da Espanha e da França. A rede está presente em 17 estados com 212 unidades em funcionamento e deve conquistar um faturamento de R$ 80 milhões até dezembro deste ano.

Presente em todo o Brasil, a Casa de Bolos, rede pioneira no segmento de bolos caseiros, conta com mais de 400 unidades espalhadas por todo o país. Com mais de 100 sabores no cardápio, incluindo versões  de produtos diet, integral, funcional, tortas, cucas, bolos de aniversário e bolo no pote, a rede vem conquistando um espaço significativo no mercado. Presente há dez anos no franchising, a franquia pretende finalizar 2022 com um faturamento de R$ 293,7 milhões, além de inaugurar mais 30 lojas pelo país e também uma unidade em Portugal.

A Mr. Fit, primeira rede de fast-food saudável do Brasil, tem ganhado destaque dentro do setor de Food Service. Com um menu dedicado a refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana verde e sucos funcionais, além de um cardápio low carb e opções veganas, a franquia avança sua atuação em todos os estados brasileiros. Com modelos de lojas, quiosques e ‘home office’, este último com foco em refeições ultracongeladas, a rede planeja chegar ao fim do ano com um faturamento de R$ 180 milhões. A previsão ainda inclui abrir mais oito unidades, além de outras na Europa e EUA.

Por sua vez, a Minha Quitandinha garante visibilidade no segmento por revolucionar a oferta de itens essenciais em complexos residenciais ou comerciais. Com o intuito de levar segurança e praticidade ao cotidiano dos consumidores, a rede de minimercados autônomos opera com base no conceito de honest market ao funcionar por 24 horas, nos sete dias da semana e sem a necessidade de um vendedor para a intermediação da compra. Ao todo, a marca apresenta um portfólio com mais de 700 produtos que vão desde congelados a objetos de limpeza e higiene pessoal. Até o momento, a empresa tem 135 lojas em funcionamento em todo o território nacional, mas a pretensão é chegar ao fim do ano com um faturamento de R$ 12 milhões e 180 minimercados.

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