E-commerce: Como mapear a jornada do cliente pode melhorar a experiência do seu negócio?
Especialista apresenta o passo a passo para as
empresas entenderem as vontades e desejos de seus usuários e impulsionarem as
vendas digitais
São Paulo, outubro de 2022 - O segundo semestre do ano é muito
importante para o comércio eletrônico. Marcado pelas datas mais esperadas para
o varejo, como o Dia do Cliente, a Black Friday, a Cyber Monday e o Natal, o
período aumenta o tráfego dos sites, atraindo novos usuários para as
plataformas e impulsionando as vendas. Entretanto, ao mesmo tempo que a época
traz visibilidade para as marcas, ela pode, na mesma intensidade, causar
problemas. Tudo depende da experiência que o usuário terá com o negócio.
Mas como evitar que o cliente tenha uma
má experiência em seu site, aplicativo ou produto? A resposta é bem simples:
colocando-se no lugar dele. Para isso, é preciso mapear a jornada do usuário,
ou seja, fazer um esboço visual dos processos de pensamento, etapas e
experiências pelas quais o consumidor passa com o seu negócio. Esse roteiro
servirá como base para criar a estratégia de marca perfeita, retendo usuários e
otimizando o engajamento.
Victor Paschoal, Head de Marketing LATAM
da CleverTap,
plataforma líder mundial em retenção e engajamento de usuários, listou sete
passos que as empresas devem seguir para construir um mapa estratégico da
jornada do cliente. Confira:
- Decida seus objetivos
Marcas de sucesso não se baseiam apenas
em metas de negócios ou nas necessidades dos usuários. É preciso encontrar o
ponto de encontro entre ambas e usá-lo como referência em sua empresa. Com o
objetivo definido, é possível iniciar o processo de mapeamento.
- Crie personas
O segundo passo é humanizar os usuários
criando personas. Afinal, os clientes que usam seu produto ou serviço são
pessoas reais com necessidades e problemas. Personas de usuário são personagens
semi-fictícios que representam seus clientes-alvo. Você as cria usando
informações do comportamento do consumidor e pesquisando as necessidades e os
objetivos de quem interage com sua marca.
- Liste os pontos de contato
Agora, é hora de observar os locais
importantes do seu site ou aplicativo onde seus clientes interagem com sua
marca. Por exemplo, um site de comércio eletrônico pode listar os pontos de
contato do usuário desde o acesso à página do produto até a finalização da
compra. Veja o exemplo:
Site: Página de destino (local onde o
usuário é encaminhado após clicar em um anúncio).
Site: Página do produto (local com todas
as informações sobre o produto).
Site: Carrinho de compras (ferramenta
que calcula o preço final da compra).
Site: Checkout (local onde o cliente
digita seus dados e efetua o pagamento).
E-mail: Confirmação de compra (mensagem
com a confirmação do pedido).
E-mail: Notificação de envio (mensagem
notificando sobre a entrega).
Simplificamos isso, mas você pode ter
outras etapas ao longo do caminho - um e-mail de carrinho de compras abandonado
ou notificação de entrega de remessa, por exemplo.
- Liste as ações dos usuários
Enquanto os pontos de contato são os
marcadores significativos que seus clientes alcançam em sua jornada, as ações
são as etapas que os levam de um ponto de contato para outro.
Aqui está um exemplo. Se o seu cliente
chegar à sua página de destino, que ações ele precisará tomar para ir à página
do produto? Essas ações podem ser algo como clicar em uma categoria de produto
específica ou realizar uma pesquisa por um item pelo nome.
- Identifique os altos e baixos
da jornada do usuário
A partir desses passos, será possível
procurar os pontos fracos da sua plataforma. A página está demorando para
carregar? É difícil encontrar algo na interface do seu aplicativo? Onde seu
cliente pode encontrar um obstáculo que resulte em uma experiência negativa?
Após anotar os altos e baixos, você pode
examiná-los em busca de oportunidades. Talvez os clientes que foram atraídos
pela sua marca nas mídias sociais ficaram frustrados quando chegaram ao seu
site para dispositivos móveis porque ele carregava muito lentamente. Remova o
obstáculo e você irá melhorar a experiência do cliente.
- Acompanhe as emoções dos
usuários
Em cada ponto de interação, observe o
estado emocional em que seu usuário está. Use ferramentas de análise para
entender o comportamento de seus clientes e faça um palpite sobre sua resposta
emocional.
Talvez uma ferramenta de análise
comportamental tenha mostrado que seus clientes tendem a desistir quando
encontram um pop-up. Não é preciso pensar muito para chegar à conclusão de que
seu cliente se sentiu incomodado. Ou talvez você tenha descoberto que uma alta
porcentagem de seus usuários aceitou seu download gratuito - isso é um momento
de prazer.
- Por fim, trace a jornada do
cliente
Crie uma representação visual dos dados
coletados ao concluir essas etapas. Você pode começar simplesmente com um
modelo de jornada do cliente, se preferir, ou desenvolver um mapa por meio de
um processo mais robusto.
Alguns softwares de análise de
marketing, como CMSes e suítes de engajamento e retenção, como o CleverTap, já
incluem ferramentas de mapeamento de jornada do cliente. Essas ferramentas
permitem que você use dados para construir suas campanhas facilmente em uma
tela visual.
Sobre a CleverTap
CleverTap é uma moderna
e integrada Nuvem de Retenção que capacita as marcas de consumo digital a
aumentar a retenção de clientes e o valor vitalício. Para marcas que entendem e
valorizam a retenção de usuários, a CleverTap impulsiona o contexto e a
individualização com a ajuda de uma camada de dados unificada e profunda, insights e automação
alimentados por IA/ ML. Com clientes em todo o mundo, representa mais de 10.000
aplicativos, incluindo Vodafone Idea, SonyLIV, Daimler, Gojek, Carousell e
Premier League, que confiam na CleverTap para atingir seus objetivos de
retenção e engajamento, aumentando sua receita de longo prazo. A CleverTap é
apoiada por empresas líderes de capital de risco, incluindo Sequoia India,
Tiger Global Management e Accel, está sediada em Mountain View, Califórnia, com
escritórios em Mumbai, Cingapura e Dubai. Para mais informação, visite o site
da CleverTap ou nos siga no LinkedIn e
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