Especialista alerta para a importância de todos os usuários de internet se educarem sobre privacidade
Brasil é o segundo país com maior número de
ataques cibernéticos na América Latina
Cibersegurança representa ainda 10% de investimentos totais em tecnologia, afirma Frederico Samartini |
Empresas de todos os segmentos e
tamanhos são alvos constantes de ataques a dados. Estudos apontam que quando
acontecem os ciber ataques, os comerciantes brasileiros, por exemplo, têm um
prejuízo de cerca de 3,86 vezes o valor de cada ação fraudulenta. Isso porque a
cada ocorrência, eles têm gastos com questões judiciais, resgate dos dados,
mensuração dos prejuízos com produtos e clientes, perda de confiança e até
rescisão de contratos. As instituições mais afetadas são as financeiras e o
varejo eletrônico.
O Brasil registrou, no primeiro semestre
de 2022, 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a
empresas. O número é 94% superior na comparação com o primeiro semestre do ano
passado, quando foram 16,2 bilhões de registros.
Considerando a América Latina, o país
fica atrás apenas do México, que teve 85 bilhões de tentativas. Segundo Frederico
Samartini, CEO da líder em
transformação digital Yssy, empresa líder de transformação digital no País,
uma das justificativas para que haja tantos ataques no
país é o baixo investimento em cibersegurança no Brasil.
“O
cenário começou a mudar após a pandemia, mas ainda corresponde a 10% de
investimentos totais em tecnologia. Em outros países, as empresas destinam cerca de 25% a 30%
em tecnologia para cibersegurança“, comenta
Samartini.
Durante o painel O termômetro
para se investir em cibersegurança são os ataques?, apresentado no Cyber Security Summit, Samartini chamou atenção para importância da educação
tecnológica para antecipar os ataques, em vez de apenas contorná-los quando
ocorrem. “Para garantir a segurança eficiente, é fundamental entender como a
proteção de dados pode ser aplicada em cada negócio”, completa ele.
Alguns dos
principais motivos para investir na proteção de dados, são:
- Identificação
de vulnerabilidades
- Garantia
do exercício das atividades
- Prevenção
contra o vazamento de dados dos clientes
- Preservação
da imagem e da reputação da marca
- Combate
de ameaças internas
- Prevenção
contra o sequestro de dados
- Capacitação
da equipe de TI em cibersegurança
- Adequação à LGPD
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