Evolução do Big Data: Dados agora são fundamentais para entender o consumidor moderno
Grande volume de dados coletados ajudam a criar estratégias
inovadoras, mas consentimento de consumidores sobre informações utilizadas
ainda é pequena
João Gabriel, head de tecnologia e top voice no
LinkedIn
Divulgação
A era da transformação digital ocasionou
a mudança de muitos planos, estratégias e ações que anteriormente eram vistas
como “garantidas” por empresas e grandes marcas. Peça importante para novas
tendências, o big data tem sido utilizado no marketing para construção de insights,
novos rumos de campanhas de publicidade, e-mail marketing, marketing de
conteúdo e de influência.
Uma pesquisa da Associação das Empresas
de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais
(Brasscom) estima que até o fim deste ano sejam investidos cerca de R$345,5
bilhões na área de tecnologia, com destaque para o big data.
Basicamente, o big data resume-se em
técnicas, meios e ferramentas para analisar grandes volumes de dados e assim
possibilitar direcionamento de estratégias. Esses dados reunidos e analisados
por especialistas de tecnologia têm contribuído, em conjunto aos times de
marketing, para conhecer aspectos do consumidor moderno, atrelado a uma
assertividade cada vez maior dos conteúdos feitos e compartilhados com ele.
“Hoje, o profissional de tecnologia que
trabalha nesta área é peça fundamental para a criação de todo um conjunto de
estratégias mercadológicas que as empresas pretendem trilhar, baseados em
estatísticas e padrões de comportamento no ambiente digital”, explica João
Gabriel, fundador da Compass Tech e Top Voice do LinkedIn.
Produtos digitais ganham cada vez mais
espaço ao utilizar dados
Nos últimos anos, o marketing digital e
o big data tornaram-se fundamentais para criadores de produtos digitais. As duas
ferramentas estão diretamente ligadas na análise dos criadores para auxiliar as
escolhas pessoais que os consumidores realizam na hora de adquirir o produto
ofertado.
Plataformas de infoprodutos, como o
Greenn, apresentaram aumento na procura de interessados e têm ganhado mais
espaço entre os cursos de modelo tradicional. A análise de métricas e dados
possibilita ainda uma melhor compreensão dos produtos e entendimento dos
clientes da empresa.
“A partir de análises profundas com o
time de tecnologia podemos traçar estratégias, desenvolver ideias e recalcular
rotas. O marketing e a área tech estão estreitamente relacionados para o bom
funcionamento dos planos mercadológicos que precisamos ter como empresa de
produtos digitais”, comenta Gabriel Rockenbach, CMO do Greenn.
Big data e LGPD
Em meio a grande circulação de dados, a
Lei Geral de Proteção de Dados brasileira tem como principal objetivo principal
fornecer segurança às informações pessoais de todos os cidadãos. Em 2022, quase
dois anos após a sanção da lei, a proteção de dados se tornou um direito
fundamental.
Um dos grandes problemas presentes nesta
questão é justamente a utilização dos dados sem consentimento, como explica
João: “Como especialista e desenvolvedor, eu entendo que exista um problema em termos
muitas informações sensíveis que não gostaríamos de compartilhar sendo
filtradas".
Apenas em 2021, o Brasil teve 2,8
bilhões de dados sensíveis segundo o relatório de Atividade Criminosa Online no
Brasil, divulgado pela Axur. Para o desenvolvedor, a única maneira de diminuir
a exposição de dados pessoais atualmente é utilizar o mínimo possível as redes
sociais e internet.
Apesar disso, o fundador da Compass Tech
enxerga que o país tem avançado nesta questão e que um equilíbrio entre as
situações está cada vez mais próximo. “Estamos evoluindo a cada ano, os dados
devem ser tratados como direito fundamental, assim como está na constituição e
as empresas devem ter consentimento para criar estratégias assertivas e não
para incomodar os consumidores".
Sobre O Matuto
Programador
Top Voice do Linkedin em
2020, João Gabriel é head de tecnologia na Ideen. Formado em Sistemas da
Informação pela Fundação Santo André e em Big Data - Inteligência na gestão de
dados pela escola Politécnica da USP, possui mais de 14 anos de experiência na
área. Atualmente é seguido por mais de 80 mil pessoas no Linkedin, além de
conduzir o podcast 404 no Youtube e ser fundador da Compass Tech, empresa de
recrutamento de tecnologia.
Sobre o Greenn
Fundado em 2021, o Greenn é uma plataforma completa de vendas de cursos com pagamentos (cartões, dois cartões, pix e boleto), assinatura, coprodução, afiliação, integrações, order-bump, upsell, webhooks e muito mais. Para saber mais, acesse: https://www.greenn.com.br/
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