SEO para e-commerce: Como melhorar a visibilidade da sua loja virtual?
Erich Casagrande, da Semrush, lista 5 dicas fundamentais que os comerciantes eletrônicos devem seguir para se destacar da concorrência
São Paulo, outubro de 2022 - Desde o início do varejo,
um dos fatores que mais influenciam as vendas é a visibilidade. Quando falamos
em comércio físico, é possível notar que lojas em ruas movimentadas costumam
vender mais do que endereços calmos, assim como fachadas chamativas geralmente
roubam mais a atenção dos consumidores do que uma estética simples. Isso
explica os valores altíssimos cobrados às marcas que desejam ser anunciadas na
Times Square, em Nova York, ou na avenida Paulista, aqui no Brasil.
Mas como aplicar essa
visibilidade no ambiente digital? A melhor maneira de se destacar da
concorrência é colocar sua marca à frente nas páginas de resultados de pesquisa
em buscadores como Google e Bing. Uma sigla importante, que você já deve ter
ouvido falar, vem sendo bastante comentada no universo do marketing: trata-se
de SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization. Basicamente, a prática
estuda maneiras diferentes de aumentar a visibilidade de sites em páginas de
pesquisa. Isso inclui a criação de conteúdo de alta qualidade, o monitoramento
da integridade técnica do site, a obtenção de links de outros domínios, o
fortalecimento da presença nas pesquisas locais e muito mais.
Para entender mais sobre SEO
para e-commerce, Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush - plataforma de gerenciamento de
visibilidade online - separou 5 dicas práticas e fundamentais para você seguir
e impulsionar as vendas do seu negócio. Confira:
- Estude seus produtos e clientes e foque em palavras-chave
específicas
O primeiro passo a seguir
para aumentar o tráfego do seu site é entender que não adianta ter milhões de
visitantes que não comprem seu produto. O mais importante no varejo é vender,
portanto, acompanhe as tendências do seu mercado e foque em termos mais
específicos. Em SEO essas palavras são conhecidas como palavras-chave. Quanto
mais específico for o termo de pesquisa, maior a probabilidade de conversão.
Sem contar que são menos concorridos, portanto, é mais fácil e rápido de se
obter um bom posicionamento.
Com a Keyword Magic Tool,
da Semrush, você acessa dados sobre quantas pessoas pesquisam uma determinada
palavra-chave e a dificuldade para classificá-la. Isso ajuda a decidir quais
palavras-chave utilizar nos seus conteúdos.
- Crie conteúdos de acordo com o seu público
Depois de escolher
palavras-chave, crie conteúdos voltados para a intenção do usuário. Lembre-se:
quanto melhor o conteúdo, melhor será sua posição na página de pesquisa. Um
blog associado ao seu e-commerce funciona de uma forma excelente, pois você
começa a entregar informações sobre o nicho que você atua e os produtos que
você trabalha.
As dicas incluem título,
estilo de escrita, texto, links de saída, autoria e imagens. Tudo deve ser
pensado a partir da intenção do público-alvo.
É sempre uma ótima ideia
começar com uma pesquisa aprofundada sobre os concorrentes. O que eles abordam
no blog? Quais palavras-chave eles usam? É importante identificar oportunidades
para falar sobre esses assuntos com mais detalhes e profundidade, e também
identificar lacunas de conteúdo que você pode aproveitar.
- Insira links internos
O Google rastreia a internet
usando links, o que significa que os links internos são uma parte muito
importante do SEO. Links são vistos como um voto de confiança; então use isso a
seu favor e crie “acessos” que apontem páginas de alta autoridade para outras
partes do seu site.
Conquistar links para lojas
virtuais não é uma tarefa fácil. Afinal, o que eu ganho em apontar um link para
sua página de produto? O segredo está em criar links com valor editorial, ou
seja, ele deve complementar a pauta em questão. Os conteúdos precisam ser
voltados para a intenção do seu público.
- Avalie a parte técnica
O SEO técnico tem tudo a ver
com a qualidade da estrutura e a usabilidade do seu site. Um bom SEO técnico
ajuda a garantir que o Google encontre seu conteúdo e avalie e indexe
corretamente as informações encontradas. Velocidade da página, otimização do
seu site em dispositivos móveis e interface do usuário são alguns dos processos
que precisam ser observados na sua loja virtual.
Verifique se há versões
duplicadas do seu site no índice do Google. Preste muita atenção à velocidade
do site – conserte problemas e recursos técnicos que podem diminuir o
desempenho da sua página. O PageSpeed
Insights, do Google, é uma ferramenta gratuita que permite que você avalie
a velocidade do seu site.
- Invista na arquitetura do seu site
A arquitetura do site
refere-se a como os sites são agrupados e organizados. Imagine um mercado
físico: se o comerciante colocar uma fruta no corredor de produtos de higiene e
não no hortifruti, o cliente ficará bastante confuso. O mesmo acontece no
universo digital. Uma boa arquitetura do site prioriza a experiência do
usuário. Se um site for fácil de navegar e tiver uma estrutura sólida, é mais
provável que os usuários passem mais tempo e se engajem mais.
Ao considerar a experiência
do usuário, é essencial ajudá-lo a chegar onde deseja com o menor número de
cliques possível. É necessário que seja fácil para ele navegar do ponto A ao
ponto B – e voltar ao ponto A novamente. Uma boa estrutura ajuda o Google
rastrear e indexar as páginas do site.
Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush Brasil |
Sobre a empresa:
Semrush é uma plataforma SaaS líder mundial em gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas executem otimização de mecanismos de pesquisa, pay-per-click, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitivas para obter resultados mensuráveis de marketing online. A Semrush oferece insights e soluções para que as empresas criem, gerenciem e avaliem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 91.000 clientes pagantes, a empresa está sediada em Boston e possui escritórios em Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.
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