Atendimento humanizado - o foco de atenção da vez em startups e fintechs
Como uma forma de ampliar o contato com os
clientes, cada vez mais empresas apostam em diferentes canais de relacionamento
São Paulo, novembro de 2022 - Cada vez mais empresas de
tecnologia ou que atuam no mercado financeiro, como startups e fintechs, têm
identificado a necessidade de disponibilizar diferentes canais de
relacionamento com seus clientes para fidelizá-los. Para se ter uma ideia,
pesquisa realizada esse ano pela HubSpot (desenvolvedora e comerciante
americana de produtos de software para inbound marketing, vendas e atendimento
ao cliente) apontou que 93% dos profissionais de customer service concordaram
com a afirmação de que as expectativas dos clientes nunca estiveram tão
altas.
Atentas a esse cenário, as empresas têm
se preocupado em criar canais para sanar essas expectativas. Para isso, canais
de comunicação e autoatendimento são a bola da vez. Eles podem ser scripts
personalizados de robôs e avatares digitais, conversas com pessoas em chats dos
sites ou pelo app da empresa e, até mesmo, conversas com consultores
especialistas, comprometidos com a satisfação do cliente.
De acordo com a mesma pesquisa
mencionada acima, embora 31% dos entrevistados pensem que suas companhias
enxergam o atendimento ao cliente como um gasto e não como uma oportunidade de
crescimento, no mesmo estudo há uma correlação entre as empresas que mais
crescem e as que mais pedem feedback e escutam os clientes. Resultado que
justifica a preocupação cada vez maior com o tema por parte das startups e
fintechs.
Para empresas que têm como clientes
outras pessoas jurídicas (B2B ou B2B2C), a ampliação de canais que permitem
esse feedback do cliente pode gerar estranheza. Marcelo Assunção, CEO da
WohPag, fintech referência em soluções financeiras para as administradoras de
condomínios, explica que o conceito de atendimento humanizado, nesses casos,
vem como um diferencial muito competitivo.
“O script para um bom atendimento
humanizado é basicamente o mesmo para as empresas B2B e B2B2C, ou seja:
praticar uma escuta ativa, perceber as reais dores, ter empatia, personalizar a
abordagem, ser flexível, ágil e proativo e, acima de tudo, estar comprometido
em resolver o problema dos clientes”.
A WohPag, por exemplo, é uma instituição
de pagamentos que disponibiliza serviços inovadores e facilidades financeiras,
reduzindo custos, agilizando transações e melhorando a performance das
administradoras. A fintech dispõe de um atendimento altamente humanizado, em
que seus gestores e consultores ficam à disposição dos clientes e podem ser
acionados tanto digitalmente, por meio de reuniões virtuais, e-mail, chats ou
via whatsapp, quanto por telefone ou por agendamento de visitas
presenciais.
“Sem dúvida, quem não voltar seus
esforços para um atendimento cada vez mais humanizado vai perder espaço no
mercado. Hoje, não é só um serviço de qualidade ou um produto inovador que faz
a diferença. Uma experiência positiva durante a venda ou no pós-venda tem sido determinante
na decisão dos clientes. Por isso, estamos avançando cada vez mais nessa
aproximação”, ressalta Marcelo Assunção.
Sobre a WohPag
A WohPag é referência em soluções financeiras para as administradoras de condomínios. É uma instituição de pagamentos que disponibiliza serviços inovadores e facilidades financeiras, reduzindo custos, agilizando transações e melhorando a performance. Seus principais serviços são: individualização de contas digitais; cash-in: emissão de boletos; cash-out: liquidação de pagamentos; cartões: saque e débito: inadimplência zero, linhas personalizadas, antecipação de recebíveis.
Nenhum comentário