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Cinco características que moldam uma experiência gastronômica

Crédito: Carlos Eduardo Fragoso / Bangalô Bar

 

São Paulo, Outubro de 2022 - O ambiente de um restaurante desempenha um papel inegavelmente significativo na formação da experiência gastronômica geral dos clientes. O ambiente une a cozinha, os pratos e os serviços, que refletem na atmosfera e percepção dos clientes sobre o local, que a partir daí constroem suas opiniões sobre a culinária, a música e os demais elementos que o espaço possa fornecer.

 

Está cada vez mais claro que clientes não se preocupam somente com a culinária - eles optam por comer fora em vez de pegar um take-away. Afinal, é importante que se forneça uma experiência memorável para eles. Inclusive, isso se tornou ainda mais importante após a pandemia, visto que os restaurantes em dificuldades precisam dar aos clientes um motivo irresistível para visitá-los. Pensando nisso, elaboramos uma lista com cinco itens e recursos indispensáveis em um bom ambiente gastronômico:

 

  1. Serviços de qualidade 

 

A qualidade do serviço oferecido é o cartão de visita para qualquer restaurante, sendo um dos aspectos mais memoráveis, e também influentes no ambiente alimentar. Para isso,  investir na equipe certa é essencial para o sucesso. Cada membro da equipe atua como uma extensão da marca e deve refletir o ethos que se deseja retratar. 

Exemplificando isso, em São Paulo, o tradicional empório de esfihas Samir Amis que tem como fundador Moris Azar, se transformou em um dos mais conhecidos do estado devido ao seu atendimento humanizado. De Al-Qamishli, na Síria, Azar conquistou seus clientes no famoso "boca a boca" e após seu falecimento, Joseph Azar, seu filho, passou a comandar a casa, recebendo muitos elogios e críticas positivas, quanto à sua gestão e forma de trabalhar.

2.            Música apropriada

A Música representa a vida. Portanto, uma ótima vibração que é sentida desde o momento em que os clientes entram pela sua porta com uma trilha sonora bem escolhida com certeza gera excelentes feedbacks. Existem comprovações psicológicas que sustentam a importância do papel que a música desempenha no ambiente de um restaurante. 

Estudos mostraram que a música afeta o paladar, os níveis de fome e a velocidade em se alimentar, além de apontar uma diferença de 9,1% maior em comparação com músicas populares selecionadas aleatoriamente, como sucessos nas paradas. A lista de reprodução do seu restaurante deve refletir com precisão o coração do lugar, transmitindo a mensagem certa para os consumidores.

A título de exemplo, o Cabana Burger quando ocorreu do Rock in Rio 2022 incorporou literalmente o espírito rockeiro do festival, ao trazer playlists inéditas com artistas que tocaram no evento. Isso “apimentou” ainda mais o clima do restaurante. O objetivo foi o de criar a atmosfera mais imersiva possível, com a oportunidade de se comer um delicioso lanche ao som das maiores vozes do planeta. 

3.            Decoração exclusiva

O interior de um restaurante deve ser projetado para refletir sua culinária como forma de fortalecer a identidade geral da marca. Quando combinado com comida, serviço e música, o design de interiores do seu restaurante contribui para o ambiente geral e seu sentido no espaço, ao mesmo tempo que molda a experiência do cliente. Por isso, a estética interior do estabelecimento deve estar de acordo com o ambiente abrangente que se está tentando criar para seus convidados.

Um grande exemplo de sucesso é o Zona 011, localizado na Dep. Lacerda Franco, em Pinheiros. Com projeto assinado por Thiago Giusti, mesmo arquiteto de casas referências gastronômicas como TanTan, La Borratxeria, FatCow e Evvai, quem adentra o salão do Zona 011 encontra o balcão como destaque da casa e uma cozinha completa, com parrilla e equipamentos para os mais diversos preparos à vista de todos. O ambiente, conta com clima industrial, tijolinhos na parede, balcão convidativo e mesas de madeira com banco de cimento queimado nas paredes. Varal de luzes quentes e neon também compõem o espaço. Há ainda áreas externas abertas nos fundos e na frente da casa.

 

4.            Móveis e acessórios

 

A seleção e o layout dos móveis têm um impacto significativo na atmosfera criada. Ela é quem determina o tipo de configuração que se oferece aos clientes, como um ambiente mais íntimo ou um espaço mais sociável. Com a construção desses objetos, é possível criar áreas com finalidades diferentes com base nos móveis que introduzir, portanto, é de suma importância planejar com cuidado a experiência que deseja proporcionar.

 

Para parâmetro de comparação, o Bangalô Bar situado na Ferreira de Araújo trabalha muito bem com isso, trazendo um conceito de bar praiano. A casa, com ambiente com muita vegetação, madeira e decoração inspirada no litoral norte paulista, oferece além do clima informal e acolhedor, nova carta de drinks autorais e cardápio com foco nos frutos do mar, o que casa completamente com a proposta. Ou seja, uma maneira de alinhar móveis e acessórios a proposta gastronômica do estabelecimento.

 

5.            Adequação de cores 

 

Todo mundo usa subconscientemente a cor para avaliar e julgar os lugares que encontramos diariamente, e é particularmente significativo para a indústria de bares e restaurantes. O esquema de cores de um restaurante comunica imediatamente uma mensagem aos clientes que passam pela porta, chegando até a influenciar o apetite e os níveis de energia. 

Geralmente, como regra geral, cores vivas e vibrantes estão ligadas a restaurantes de fast food, enquanto esquemas de cores mais suaves são mais adequados para restaurantes que desejam que seus clientes permaneçam por mais tempo. Óbvio que há exceções e um desses casos é o Insalata no Jardim Paulista, que consegue de uma maneira única contrastar com as duas cores, proporcionam duas experiências distintas e igualmente deliciosas.

Ou seja, esses são os cinco passos que moldam qualquer experiência gastronômica. Uma boa refeição envolve muitas nuances do que apenas os pratos, existem vários elementos que auxiliam e propiciam a satisfação e consequentemente, a retenção de consumidores e o sucesso de um restaurante.

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