Black Friday: Como não deixar problemas logísticos afetarem suas vendas?
Éder Medeiros, fundador e CEO do Melhor Envio, analisa os principais erros cometidos pelos lojistas e apresenta as soluções para evitar que eles aconteçam
São Paulo, outubro de 2022 - Apesar do e-commerce ter desacelerado
nos últimos meses, a expectativa é grande para a Black Friday, que acontece em
25 de novembro. Uma pesquisa feita pela empresa de análise do comportamento do
consumidor, Nielsen|Ebit, apontou que mais de 78% dos brasileiros utilizarão a
internet como principal meio de compras para a famosa data de promoções.
Entretanto, ao mesmo tempo que a Black
Friday estimula o tráfego dos sites e impulsiona o lucro das empresas ao
oferecer vantagens aos clientes, o período pode gerar algumas dores de cabeça
tanto para quem vende quanto para quem compra online. Um dos principais
desafios das empresas está relacionado à logística. Ninguém quer comprar um
produto em promoção com um frete caro, por exemplo, ou que a alta demanda
atrase os pedidos ou até que a encomenda chegue danificada.
É essencial que os empreendedores
digitais se preparem para a data. Para isso, Éder Medeiros, CEO e fundador do Melhor Envio
- plataforma de intermediação logística -, selecionou alguns erros cometidos
pelos vendedores virtuais e as soluções para evitar que eles aconteçam. Veja:
- Abandono de carrinho motivado
pelo frete caro
Uma pesquisa feita pela All in em
parceria com a Opinion Box revelou que 45% dos entrevistados desistiriam de uma
compra por conta do valor do frete. Por isso, evite erros como o preço da
entrega mais caro do que o produto. Na época das grandes promoções, vale ficar
atento em criar vantagens específicas para o frete. A dica é não cobrar o
consumidor após um valor mínimo de compras. Assim, a loja estimula o cliente a
comprar mais da empresa para ter acesso ao desconto. Também é possível
estipular um valor fixo de frete para que os usuários de regiões mais distantes
não sejam tão afetados.
- Atrasos nas entregas
Você já comprou um produto que demorou
para chegar muito mais do que o prazo determinado pela empresa? A situação é
super chata, pois acaba deixando o cliente na mão, principalmente se ele estava
dependendo daquela data para utilizar a compra.
Alguns cuidados são capazes de reduzir a
chance de transtornos, como saber, com exatidão, o tempo necessário para
separar o produto no estoque, embalá-lo, emitir a nota fiscal (ou declaração de
conteúdo) e despachá-lo para a transportadora, assim como conferir
periodicamente se o seu negócio tem em mãos todos os insumos para empacotar as
encomendas.
Caixas de variados tamanhos e itens de
proteção dos objetos não podem faltar na hora de enviar a mercadoria. Mantenha
essa reserva em condições de suportar a demanda. Também vale adicionar dois
dias ao prazo final de entrega informado ao consumidor. Isto permitirá um
fôlego extra para o despacho do volume sem impactar na contagem do transporte.
Melhor ampliar o prazo do que perdê-lo, não é mesmo?
- Produtos danificados no
transporte
Outra “dor de cabeça” tanto para o
consumidor quanto para o vendedor é ter o produto danificado durante o
transporte. Por isso, além de escolher transportadoras de confiança, veja como
seu produto está sendo embalado. Escolha materiais de qualidade e à prova
d’água, que evitam que a compra chegue molhada ao cliente e, se for um item
frágil, utilize embalagens resistentes, deixando sempre um lembrete no
produto.
- Logística reversa: a devolução
das compras
A logística reversa é o caminho de volta
que uma encomenda pode precisar fazer no e-commerce, do comprador para a loja
online. Segundo a lei, o cliente tem até sete dias após o recebimento da
encomenda para solicitar a troca ou devolução do produto. É uma consequência de
alguns dos problemas já mencionados, como a chegada de produtos danificados e o
atraso da entrega.
Para isso, você deve ter uma rotina já
montada para estas situações. Nos casos de devolução, é obrigação da loja arcar
com o custo do segundo envio, do destinatário para o e-commerce. Já nas
solicitações de troca, cada e-commerce define quem paga pelo segundo frete.
Transforme o frete um aliado do seu
negócio. Com a estratégia certa, vendedores digitais podem encontrar na gestão
de entrega de encomendas um diferencial para alavancar as vendas na Black
Friday.
Sobre a empresa
O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende
online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o
rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 6 transportadoras
integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via
Brasil e Buslog. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando
o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a
dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de
frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e
atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes
competitivos para lojistas de todo o Brasil.
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