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Black Friday: Como não deixar problemas logísticos afetarem suas vendas?

Éder Medeiros, fundador e CEO do Melhor Envio, analisa os principais erros cometidos pelos lojistas e apresenta as soluções para evitar que eles aconteçam

São Paulo, outubro de 2022 - Apesar do e-commerce ter desacelerado nos últimos meses, a expectativa é grande para a Black Friday, que acontece em 25 de novembro. Uma pesquisa feita pela empresa de análise do comportamento do consumidor, Nielsen|Ebit, apontou que mais de 78% dos brasileiros utilizarão a internet como principal meio de compras para a famosa data de promoções. 

 

Entretanto, ao mesmo tempo que a Black Friday estimula o tráfego dos sites e impulsiona o lucro das empresas ao oferecer vantagens aos clientes, o período pode gerar algumas dores de cabeça tanto para quem vende quanto para quem compra online. Um dos principais desafios das empresas está relacionado à logística. Ninguém quer comprar um produto em promoção com um frete caro, por exemplo, ou que a alta demanda atrase os pedidos ou até que a encomenda chegue danificada. 

 

É essencial que os empreendedores digitais se preparem para a data. Para isso, Éder Medeiros, CEO e fundador do Melhor Envio - plataforma de intermediação logística -, selecionou alguns erros cometidos pelos vendedores virtuais e as soluções para evitar que eles aconteçam. Veja:

 

  • Abandono de carrinho motivado pelo frete caro

 

Uma pesquisa feita pela All in em parceria com a Opinion Box revelou que 45% dos entrevistados desistiriam de uma compra por conta do valor do frete. Por isso, evite erros como o preço da entrega mais caro do que o produto. Na época das grandes promoções, vale ficar atento em criar vantagens específicas para o frete. A dica é não cobrar o consumidor após um valor mínimo de compras. Assim, a loja estimula o cliente a comprar mais da empresa para ter acesso ao desconto. Também é possível estipular um valor fixo de frete para que os usuários de regiões mais distantes não sejam tão afetados. 

 

  • Atrasos nas entregas

 

Você já comprou um produto que demorou para chegar muito mais do que o prazo determinado pela empresa? A situação é super chata, pois acaba deixando o cliente na mão, principalmente se ele estava dependendo daquela data para utilizar a compra. 

Alguns cuidados são capazes de reduzir a chance de transtornos, como saber, com exatidão, o tempo necessário para separar o produto no estoque, embalá-lo, emitir a nota fiscal (ou declaração de conteúdo) e despachá-lo para a transportadora, assim como conferir periodicamente se o seu negócio tem em mãos todos os insumos para empacotar as encomendas. 

Caixas de variados tamanhos e itens de proteção dos objetos não podem faltar na hora de enviar a mercadoria. Mantenha essa reserva em condições de suportar a demanda. Também vale adicionar dois dias ao prazo final de entrega informado ao consumidor. Isto permitirá um fôlego extra para o despacho do volume sem impactar na contagem do transporte. Melhor ampliar o prazo do que perdê-lo, não é mesmo?

 

  • Produtos danificados no transporte

 

Outra “dor de cabeça” tanto para o consumidor quanto para o vendedor é ter o produto danificado durante o transporte. Por isso, além de escolher transportadoras de confiança, veja como seu produto está sendo embalado. Escolha materiais de qualidade e à prova d’água, que evitam que a compra chegue molhada ao cliente e, se for um item frágil, utilize embalagens resistentes, deixando sempre um lembrete no produto. 

 

  • Logística reversa: a devolução das compras

 

A logística reversa é o caminho de volta que uma encomenda pode precisar fazer no e-commerce, do comprador para a loja online. Segundo a lei, o cliente tem até sete dias após o recebimento da encomenda para solicitar a troca ou devolução do produto. É uma consequência de alguns dos problemas já mencionados, como a chegada de produtos danificados e o atraso da entrega. 

Para isso, você deve ter uma rotina já montada para estas situações. Nos casos de devolução, é obrigação da loja arcar com o custo do segundo envio, do destinatário para o e-commerce. Já nas solicitações de troca, cada e-commerce define quem paga pelo segundo frete.

 

Transforme o frete um aliado do seu negócio. Com a estratégia certa, vendedores digitais podem encontrar na gestão de entrega de encomendas um diferencial para alavancar as vendas na Black Friday. 

 

 

Sobre a empresa
O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 6 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Brasil e Buslog. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.

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