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Copa do Mundo e Black Friday: os impactos da sobreposição de duas grandes datas para o varejo

*Por Stefan Rehm

Este ano, pela primeira vez, o mês de novembro sediará duas importantes datas para o Brasil, a Copa do Mundo e a Black Friday, que acontecerão na mesma semana. Diante deste cenário, muito tem-se especulado sobre os impactos da sobreposição de datas comemorativas para o varejo brasileiro, porém, será que a repercussão é, de fato, significativa?

De forma geral, a Copa do Mundo não gera grandes impactos no varejo brasileiro, principalmente no que diz respeito ao comércio eletrônico. No entanto, a pesquisa Black Friday 2022: termômetro de consumo mostrou que 56% dos consumidores pretendem comprar algum produto motivados pelo Mundial de Futebol. Nesse sentido, é presumível que, com celebrações sobrepostas, determinadas categorias de produtos vão se destacar e gerar promoções segmentadas, como é o caso, por exemplo, de roupas/acessórios e eletrônicos, que apresentaram maior interesse de compra na pesquisa, com taxas de 20% e 15%, respectivamente. 

Embora seja provável que as compras para o Mundial sejam efetuadas antes do início dos jogos, vale ressaltar que, conforme a pesquisa já citada, 72% dos consumidores dispostos a adquirir algo em razão da Copa do Mundo também têm a intenção de efetuar compras na Black Friday. Além disso, é importante chamarmos a atenção para a antecipação das promoções em 2022, que vêm ocorrendo desde o início do mês.

Dados exclusivos da Intelipost apontaram que somente na primeira quinzena de novembro deste ano, houve um crescimento de 2% no volume total de pedidos realizados no período em comparação ao ano anterior.  Desse aumento, chama atenção o aumento de 29,2% na categoria “Moda, Calçados e Acessórios”, 24,9% em “Saúde e Cosméticos” e 11,1% na categoria “Eletroeletrônicos” em relação ao mesmo período de 2021.

Tal cenário indica que o campeonato de futebol não vai interferir significativamente na data mais importante para o varejo brasileiro, que deve ter um resultado maior que em 2021, principalmente no comércio eletrônico, visto que, somente no segundo trimestre deste ano, o setor registrou crescimento de 4,3% no volume de pedidos, em comparação ao ano passado.

No que diz respeito ao setor logístico, responsável pela entrega de todas as compras efetuadas neste período atípico, o desafio será o de gerir envios,  acompanhar as entregas e cumprir o prazo prometido, sem esquecer de preservar a qualidade dos produtos, de forma a garantir uma experiência ótima aos consumidores.

Neste quesito, é importante ressaltar que, com a digitalização das operações logísticas e a adoção de novos modelos de entrega, é possível vislumbrar prazos de entregas mais curtos, além do uso de estratégias de frete grátis como chamariz para alavancar as vendas e estimular a competitividade. Fatores que, na prática, não chegam a ser novidade para o setor, mas que podem fazer a diferença para o sucesso de uma campanha sazonal. 

*Stefan Rehm é Chief Strategy Officer do Grupo Intelipost 

Sobre o Grupo Intelipost

Presente no mercado há oito anos, o Grupo Intelipost é o maior grupo de tecnologia logística do Brasil com soluções que simplificam os processos logísticos para e-commerces, marketplaces e operadores logísticos. O Grupo tem como missão revolucionar a logística por meio de tecnologias inteligentes e assim, ajudar empresas a crescer no mercado.

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