Estratégias: como o uso de dados na Black Friday pode impulsionar os negócios
*Por Ricardo Fioravanti
A Black Friday,
que acontece este ano no dia 25 de novembro, é uma das principais
datas do varejo brasileiro que atrai diversos consumidores em
busca de descontos em produtos e/ou serviços. Muitas pessoas costumam
criar uma
lista de compras na esperança de que os itens desejados
caiam de preço, movimentando milhões de reais em
todo o Brasil.
De acordo
com a pesquisa Experiência do Consumidor Brasileiro, realizada
pelo Opinion Box, mais da metade da população ainda prefere
comprar nas lojas físicas e, em um cenário
pós-pandemia, o retorno das vendas presenciais deve ser a marca
da Black Friday 2022. O estudo aponta que, quem
empreende com vendas e serviços, não pode deixar as oportunidades de lado.
Apesar do boom do e-commerce, as lojas
precisam de atenção especial e estratégias bem definidas
para cada target.
A
mesma pesquisa revelou que 65% das pessoas afirmam que é muito importante ter
uma boa experiência ao comprar na loja física. Neste sentido,
fazer o cross entre os formatos de venda
é fundamental para uma experiência completa ao cliente.
Seja
da forma que for, as empresas devem preparar suas
campanhas de Black Friday de maneira estratégica para
atingir todos os públicos. Nesse sentido, a
inteligência de dados pode ser uma forte aliada. Com a
segmentação assertiva da sua base de clientes, as
chances de as campanhas serem bem-sucedidas aumentam por
completo.
A
expectativa é que, com a alta das vendas em um momento de retomada
econômica, cresça também a quantidade de dados pessoais
coletados. A Black Friday sempre é uma boa oportunidade
para aumentar e atualizar o cadastro de clientes, criando
possibilidades para ações de marketing e relacionamento e,
principalmente, para ampliar a gestão e a performance do negócio.
O momento
permite a ampliação dos cadastros, especialmente dos consumidores que
retornam às lojas, viabilizando uma estratégia mais agressiva do phygital por
meio da fusão entre o mundo digital e físico, no qual é possível o desenvolvimento de novas
experiências de relacionamento e consumo.
É uma ocasião para afinar
estratégias, levando em conta que a informação é a matéria-prima do
varejo. Os dados coletados permitem o controle mais
eficiente em qualquer segmento de atuação. Entender o que
está acontecendo em seu empreendimento possibilita melhorar a gestão do
negócio e a performance de crescimento.
Informações como prioridades,
sensação e feedbacks dos clientes, produtos mais
consumidos por épocas ou outro conceito, compras por
região e demais dados favorecem a revisão do line
up de produtos a qualquer momento e criam ações totalmente
alinhadas com o público, evitando a ruptura de produtos e
potencializando a performance do negócio.
Esses
levantamentos são essenciais em datas sazonais, principalmente nessa reta
final que leva às compras natalinas, e devem ser aplicadas seja
no on-line, seja no presencial.
Hoje,
a loja física ainda representa a maior fatia do faturamento para muitos players.
Por isso, é importante investir
nos KPIs das unidades físicas para uma
estratégia omnichannel que
integra o negócio como um todo.
Ao observarmos o passado,
conseguimos visualizar uma ideia do que pode funcionar no futuro.
Esse é o caminho que a maioria das empresas segue para estruturar
suas campanhas, e a inteligência de dados permite essa
dinâmica de forma personalizada. Estamos às vésperas da sexta-feira
mais quente do varejo. A data pode ser uma oportunidade não apenas
para vender mais, mas também para alavancar as estratégias
e o direcionamento de ações em curto e longo prazo.
*Ricardo Fioravanti é CEO na FX Data Intelligence
– fx@nbpress.com.br
Sobre a FX Data Intelligence
A FX Data Intelligence é uma plataforma que fornece insights para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja, como dados de fluxo e jornada de compra com outras informações, como vendas, campanhas de marketing etc., oferecendo indicadores inteligentes capazes de recomendar as melhores decisões e fazer análises preditivas. Dessa forma, o varejista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br
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