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Immersive learning na educação corporativa


Por Bruna Aires Mathias, Gerente Comercial do DOT Digital Group*

O cérebro humano nunca foi impactado por um volume de informação como na atualidade. É claro que reter toda essa informação é uma tarefa impossível, o que obriga nosso cérebro a funcionar como uma espécie de filtro. Ele armazena só o que julga ser importante e descarta o restante. 

Diante desse cenário, para que um conteúdo não seja completamente descartado, ele precisa, necessariamente, chamar a atenção. Ou seja, demonstrar que tem relevância e ser apresentado por meio de uma abordagem igualmente atrativa. Fora isso, como o mundo segue em constante evolução, graças ao avanço da tecnologia e do crescimento da cultura de lifelong learning, as pessoas querem e precisam estar no controle de seus processos de desenvolvimento.

É exatamente isso que o Immersive Learning – ou aprendizagem imersiva – proporciona: o controle da aprendizagem. O aprendiz deixa de ser apenas um participante passivo e passa a atuar ativamente em sua própria jornada de acúmulo de conhecimento. Além, é claro, aumentar a retenção da informação e consolidar a aprendizagem.

Isso significa que coloca o aprendiz no centro da experiência, tornando-o protagonista do processo de aprendizagem. Entre as principais ferramentas e aplicações de immersive learning estão:

 

  • Realidade Virtual - um ambiente artificial que confere ao usuário total imersão em uma experiência alternativa do mundo real, permitindo a interação com objetos, personagens e com o ambiente de forma totalmente virtual. É uma alternativa um pouco mais custosa, por requerer o uso de óculos de realidade virtual. No entanto, é perfeita para treinamentos que envolveriam riscos de segurança para o aluno – como a manipulação de maquinário industrial, motores e afins – já que proporciona um ambiente simulado e controlado. 

 

 

  • Realidade Aumentada - essa opção coloca objetos virtuais no mundo real. A tecnologia permite ao usuário explorar um objeto e todas as suas partes. Por meio da utilização de dispositivos móveis com capacidade para realidade aumentada, as imagens aparecem na frente do usuário através da tela. Isso pode ajudá-lo a aprender sobre a utilização de um equipamento, em um treinamento corporativo, por exemplo.

 

 

  • Video Learning - O vídeo learning captura cenários e ambientes de treinamento com vídeo 360º. Ele conduz o colaborador de forma conveniente e segura, evitando uma atividade que poderia ser difícil, cara ou perigosa de ser realizada presencialmente. Os usuários podem ver o vídeo 360º arrastando com o mouse ou o dedo sobre o dispositivo (desktop ou móvel). Ao mesmo tempo, podem vivenciar uma experiência imersiva, usando fones de ouvido de RV.

 

O fato é que implementar soluções Immersive Learning em um programa de treinamento e desenvolvimento é, sem dúvidas, uma estratégia muito benéfica e inovadora. Isso porque, esse tipo de sistema permite simular experiências práticas, em um ambiente sem distrações, de forma segura e centrada no usuário.

Além disso, assim como em qualquer outra estratégia de educação corporativa, é fundamental medir resultados para garantir a eficácia. E, na aprendizagem imersiva, as experiências do usuário podem ser mediadas por tutores, dando-lhes a oportunidade de obter suporte e feedback constantes. 

Outro ponto importante é que os dados de desempenho podem ser registrados para análise posterior e, também, para fins de comparação em experiências futuras. Isso permite a testagem de retenção de conhecimentos e competências.

Embora seja uma solução inovadora que apresenta diversos benefícios, não podemos esquecer que cada realidade demanda uma estratégia diferente. Sendo assim, o Immersive Learning pode não ser a melhor opção para compor algumas estratégias de T&D. A maneira ideal de descobrir se essa solução se adequa às necessidades de seu negócio e à realidade de seus colaboradores é por meio de um diagnóstico educacional. 

Investir em T&D de forma constante e personalizada impacta diretamente no crescimento da empresa. É por isso que a educação, principalmente corporativa, pode e deve sair do trivial para engajar cada vez mais os colaboradores.

Bruna Aires Mathias, Gerente Comercial do DOT Digital Group, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital, desenvolveu um e-book destacando as principais vantagens de implementar treinamentos corporativos em empresas do setor.

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