Mercado Livre acelera vendas e registra novo recorde de receita no terceiro trimestre
- Receita líquida da companhia
atingiu US$ 2,7 bilhões, crescimento de 61% em moeda constante.
- Volume de vendas chega a US$
8,6 bilhões, alta de 32% ano contra ano.
- Mercado Pago processou US$ 32,2
bilhões em pagamentos, aumento de 76%.
- O resultado operacional foi de
US$ 296 milhões, com margem de 11%.
- Com 4 milhões de novos usuários
ativos, a base atingiu 88 milhões ao final do trimestre.
São Paulo, 03 de novembro
de 2022 - O
Mercado Livre (Nasdaq: MELI) —
empresa líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros da América
Latina — atingiu um novo recorde de receita total no terceiro trimestre de
2022. A receita líquida alcançou US$ 2,7 bilhões no terceiro trimestre,
crescimento de 44,9%, em dólar, e de 60,6% em moeda constante, na comparação com
o mesmo período de 2021. O Brasil
representa cerca de 53% da receita líquida total do Mercado Livre, tendo
alcançado US$ 1,4 bilhão e aumento de 33,9%. A partir do crescimento constante
das margens brutas, ano a ano e trimestre contra trimestre, o lucro bruto do
Mercado Livre foi de mais de US$ 1,3 bilhão, aumento de 67,1% em dólar na
comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a receita operacional
atingiu US$ 295,9 milhões, crescimento de 84,5% em dólar, atingindo novo
recorde no trimestre.
Esse resultado comprova o foco no
crescimento lucrativo sustentável e a capacidade de equilibrar a alavancagem de
custos com investimento em crescimento. O lucro líquido, por sua vez,
bateu os US$ 129 milhões, alta de 35,8%, com melhora na margem total, ano contra
ano, e resultando em lucro líquido de US$ 2,57 por ação, 33,8% acima na
mesma comparação. A geração de caixa se manteve muito forte, a US$ 724 milhões,
principalmente devido à expansão da margem e às contínuas melhorias na gestão
do capital de giro. A posição total de caixa cresceu US$ 275 milhões neste
trimestre, incluindo um aumento no financiamento de terceiros para o negócio de
crédito.
A receita líquida do negócio de commerce aumentou 19,6%
em dólares na comparação anual, para US$ 1,5 bilhão, resultado da qualidade da
experiência oferecida aos usuários, sobretudo em sortimento amplo, preço
competitivo, logística rápida e eficiente e atendimento. Apesar da maior
retomada do varejo físico na região, chegou a 42 milhões o total de compradores
únicos no trimestre, que cresceu 9,6%. A quantidade de itens adquiridos por
comprador se manteve no mesmo patamar dos trimestres anteriores, com taxa de
conversão média aumentando de forma consistente, o que contribui para o
crescimento resiliente do marketplace.
Já a receita líquida de fintech cresceu 93,7% em
dólares, chegando a US$ 1,2 bilhão, ano contra ano, permanecendo acima da marca
de US$ 1 bilhão pelo segundo trimestre consecutivo, graças ao desempenho e
receitas provenientes dos serviços financeiros e do negócio de crédito. No
terceiro trimestre o Mercado Pago ultrapassou 41,6 milhões de usuários ativos,
alta de 31,6%, com crescimento em todos os mercados da região. Pela primeira
vez, o total de usuários únicos ultrapassou a barreira dos 40 milhões — somente
nos últimos 12 meses, mais de 10 milhões de novos usuários foram adicionados.
No Brasil, Argentina e México impulsionam ainda esse desempenho os pagamentos
via código QR, transferências dentro do ecossistema e aumento do número de
usuários de crédito.
“Esse foi outro trimestre bem-sucedido
para o nosso ecossistema. A execução de uma estratégia de longo prazo nos
permitiu entregar crescimento rápido e contínuo em volume de vendas, de
pagamentos e receita líquida. Observamos resultados financeiros sólidos, que
refletem nosso contínuo compromisso e capacidade de entregar crescimento
rentável e sustentável”, afirma Andre Chaves, vice-presidente sênior de
Estratégia e Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre. “O resultado
operacional demonstra uma evolução encorajadora. A operação de marketplace
mantém seu forte crescimento, com ganho de mercado mesmo em contexto
desafiador. Já o Mercado Pago sustenta seu crescimento exponencial, comprovando
o potencial de desenvolvimento e expansão dos serviços financeiros na região.
Mais uma vez, fortalecemos nossa posição de liderança e entramos no quarto
trimestre confiantes com as oportunidades de crescimento à nossa frente”,
completa.
Commerce
A operação de marketplace mantém seu
relevante crescimento e participação de mercado na América Latina, com destaque
para os investimentos em tecnologia, diversidade de sortimento e expansão da
malha logística, que se traduzem em uma melhor experiência do usuário. O
desempenho nos três principais mercados — Brasil, México e Argentina — foi
sólido. No Brasil, onde a empresa está ganhando mercado, a diversificação do
sortimento de categorias vem se mostrando decisiva para conquistar a
preferência do consumidor.
O volume de vendas (GMV) do marketplace
atingiu US$ 8,6 bilhões no terceiro trimestre, crescimento de 17,8%, em dólar,
e de 31,5% em moeda constante. Ao todo, foram vendidos 284,3 milhões de itens,
sendo 6,7 itens por comprador. O volume total de anúncios registrados na
plataforma chegou a 329,6 milhões. Os três principais mercados entregaram
sólido crescimento no volume de vendas no período: Brasil avançou 20%, México
23% e Argentina 87% em moeda constante. O Brasil se destaca na região com crescimento
de 20,5% no GMV, em moeda constante, e 150 milhões de itens vendidos no período.
Na região, 275,7 milhões de itens foram
enviados, aumento de 11,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Seguem
significativos os avanços na execução e velocidade do Mercado Envios, cuja
penetração atingiu 98,9% de toda operação, acima dos 97,4% registrados no mesmo
trimestre de 2021. Desse total, mais de 91,9% corresponde à rede gerenciada do
Mercado Livre — sendo 40,2% dos envios via modelo fulfillment. Do volume geral
de mercadorias, cerca de 80% foi entregue em até 48 horas e cerca de 55% no
mesmo dia ou no dia seguinte à compra.
Os serviços de commerce, liderados por
Mercado Ads, mantêm ritmo consistente de crescimento. A partir dos
investimentos em tecnologia, que melhoram a performance dos anúncios no
ecossistema, a receita do negócio de publicidade digital registrou crescimento
sólido de duplo dígito no terceiro trimestre, correspondendo a 1,3% do GMV da
operação de marketplace, superando esse mesmo índice na comparação com o
segundo trimestre deste ano.
Fintech
O volume total de pagamentos (TPV) via
Mercado Pago atingiu US$ 32,2 bilhões pela primeira vez, crescimento de 52,9%,
em dólar, e de 76,4% em moeda constante. Esse aumento é observado
particularmente no uso da carteira digital, acompanhado pela adquirência.
Já o volume total de transações (TPN) no período cresceu 66,2%, ano contra ano,
superando cerca de 1,4 bilhão no terceiro trimestre, o quarto trimestre
consecutivo com TPN acima de 1 bilhão.
O volume total de pagamentos via Mercado
Pago, fora da plataforma do Mercado Livre, também mantém seu crescimento,
atingindo US$ 23,1 bilhões, alta de 70,8%, em dólar, e de 122,2% em moeda
constante.
O total de pagamentos processados pode
ser dividido entre o volume total de cobranças processadas e o volume total de transações
de contas digitais. O primeiro inclui cobranças na plataforma do Mercado Livre,
cobranças online e cobranças processadas por meio das maquininhas de cartão
Point e dispositivos QR, que totalizaram US$ 21,6 bilhões, crescendo 40,1% em
dólar, ano contra ano, e 55,5% em moeda constante. No terceiro trimestre, foram
vendidas cerca de 1 milhão de maquininhas. No Brasil, ainda é notável o crescimento da
base de pequenos vendedores, onde a companhia foca sua proposta de valor para
continuar democratizando o acesso ao comércio e ao dinheiro, gerando mais
tráfego na plataforma.
O volume de transações por meio da
carteira virtual, que inclui ainda transferências entre usuários do Mercado
Pago, transações de cartão de crédito, débito e pré-pago, cresceu 137,5% em
moeda constante, na comparação anual, totalizando mais de US$ 10,6 bilhões.
Ao final de setembro, mais de 26,6
milhões de usuários contavam com contas com recursos investidos, a partir de
conta digital com rendimento, alta de quase 29,0%, ano contra ano, nos três
principais mercados — no Brasil, a companhia já se posiciona como banco
digital.
No período, foram distribuídas mais de
840 mil apólices de seguros, volume 230,0% maior do que aquele registrado no
terceiro trimestre do ano passado. No Brasil, a companhia ampliou a oferta e
visibilidade para produtos de seguro — como cartão, Pix e na compra de produtos
eletrônicos —, estratégia que se mantém nos principais mercados.
A carteira de crédito atingiu quase US$
2,8 bilhões — era US$ 2,7 bilhões ao final do segundo trimestre de 2022 —,
apresentando crescimento lucrativo consistente, alinhado às expectativas. Com a
margem de rentabilidade aumentando no terceiro trimestre, o negócio de crédito
contribui para a expansão da margem operacional. O negócio de crédito continua
desempenhando um importante papel ecossistêmico, como ferramenta para fornecer
capital de giro às bases de vendedores e compradores, a partir de
empréstimo pessoal e cartão de crédito. Para cerca de 60% da base de usuários
da companhia, Mercado Crédito é a primeira linha de financiamento a que tiveram
acesso. As vantagens de contratação e precificação, assim como critérios de
originação mais conservadores e gestão de risco, marcam o desempenho deste
negócio no terceiro trimestre.
A base geral de usuários únicos ativos
do ecossistema atingiu 88,3 milhões ao final do trimestre, alta de 12,2% em
comparação com o mesmo período de 2021 — sendo quase 4 milhões de novos
usuários incorporados somente no terceiro trimestre deste ano.
“Depois de um bem-sucedido terceiro
trimestre que entregou forte crescimento e rentabilidade, nossa atenção está
agora focada na boa execução no próximo trimestre. Seguimos tão otimistas
quanto sempre fomos em relação aos fundamentos do nosso negócio. Nós temos
fortalecido nossa posição de liderança no e-commerce, nosso negócio de fintech
continua ganhando impulso, nossa rentabilidade é sólida, temos um balanço forte
e ainda vemos mais oportunidades para melhorar a experiência e as sinergias do
nosso ecossistema”, conclui Andre.
Sobre o Mercado Livre
Fundado em 1999, o Mercado Livre
(NASDAQ: Meli) é a empresa líder em tecnologia de comércio eletrônico e
serviços financeiros digitais na América Latina, com presença em 18 países.
Oferece um ecossistema completo de soluções para que pessoas físicas e
jurídicas possam comprar, vender, anunciar, obter crédito e seguro, coletar,
enviar dinheiro, economizar e pagar bens e serviços online e em lojas físicas.
O Mercado Livre busca democratizar o comércio e os serviços financeiros na
América Latina, um mercado que oferece grandes oportunidades e alto potencial
de crescimento. Aplica tecnologia de classe mundial para projetar soluções
intuitivas adaptadas à cultura local para transformar a vida de milhões de
pessoas na região.
Mais informações em http://investor.mercadolibre.com/
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