O impacto positivo das micro e pequenas empresas na economia nacional
Por
Marcelo Navarini*
As micro e pequenas empresas são
empreendimentos que compõem uma grande porcentagem que formam a base econômica
do Brasil. Segundo dados do Sebrae, estes negócios são responsáveis por cerca
de 27% do PIB do país, além de representar 98% do universo empresarial,
contabilizando um total de 8,9 milhões de micro e pequenas empresas.
O setor possui grande participação
também na geração de empregos, sendo responsável por 52% da criação total de
oportunidades, além de 40% na massa salarial. É correto afirmar que estes
negócios possuem grande relevância, não apenas por estes números, mas também
pelo fato de que as pequenas e médias empresas se fazem presentes no nosso
cotidiano, contemplando as mais diversas necessidades e facilitando processos
dos mais variados tipos.
Por desempenharem um importante papel na
economia nacional, as micro e pequenas empresas precisam ser mais
valorizadas, com políticas públicas horizontais que facilitem o ambiente de
negócios, que ainda apresentam inúmeros pontos de melhoria, seja na facilitação
das obrigações fiscais, trabalhistas e tributárias, no melhor acesso `a
tecnologia e ao capital, inclusive humano, que possam criar alavancas
permanentes de ganhos de produtividade. Apoiar o comércio local, por exemplo, é
uma maneira de fomentar e movimentar a economia.
As estatísticas oficiais evidenciam a
dificuldade de sobrevivência dos pequenos negócios, com elevada taxa de
mortalidade nos primeiros anos. Os anos recentes foram ainda mais desafiadores,
com milhares de empresas fechando devido aos impactos da pandemia.
Há não muito tempo, escrevi nesta coluna
como a automatização de processos é um caminho para o aumento da produtividade.
O investimento em tecnologias nas micro e pequenas empresas é uma forma de
aumentar a qualidade dos serviços prestados, fazendo com que, desta forma, os
negócios prosperem e que o setor tenha uma participação ainda mais relevante na
geração de riqueza do país.
Os empreendedores possuem a oportunidade
de contar com inúmeras opções de serviços que automatizam parcialmente a gestão
de seus negócios, seja por meio de sistemas de gestão, e outros softwares
complementares. Para o empreendedor, investir na capacidade dos negócios
é uma alternativa bastante eficiente quando pensamos, especialmente, no longo
prazo, visto que a automatização permite que o tempo e o esforço sejam
direcionados exclusivamente para os serviços e produtos oferecidos pela
empresa, aumentando a qualidade e permitindo um crescimento mais
estruturado dos negócios.
O segmento de MPE já percorreu um longo
caminho e conquistou marcos importantes para seus empreendedores. É importante
frisar que a padaria do bairro, assim como a borracharia do vizinho e a
confeitaria da esquina são essenciais para o fomento da economia local e, num
plano maior, junto a diversos outros empreendimentos, podem impulsionar a
economia nacional. Contudo, reforço que é necessário investimento para
aumento do nível de produtividade e ações concretas que favoreçam o ambiente de
negócios.
* Marcelo Navarini é
diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company. O executivo é Administrador e Mestre
em Economia Internacional. Antes do Bling, Navarini atuou como Investment
Officer na CRP Cia de Participações, em transações de Venture Capital e Private
Equity, além de outras experiências em empresas do setor financeiro e de bens
de consumo. Atualmente acumula, também, o cargo de Diretor de Operações
da Pagcerto.
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