Tribo e L’Occitane fazem parceria para treinamento de lideranças
Projeto envolveu cerca de 60 gestores para trazer um olhar de
autoconsciência e mais humanização, reforçando a identidade e cultura da
empresa
São Paulo, setembro de 2022 -
Liderança consciente é um tema ainda complexo e abstrato, mas necessário em
organizações que visam caminhar para a nova economia. Antes de mais nada, é
preciso entender que todo o desafio de negócios é também um desafio de gente e
as lideranças são o principal espelho da sua cultura. Por isso, ter uma gestão
humanizada e autêntica é uma forma de ativar os seus princípios dentro do seu
ambiente. É o caso, por exemplo, da L'Occitane, multinacional de cosméticos,
perfumes e cuidados pessoais, que realizou junto da Tribo o projeto Empodera,
com o objetivo de desenvolver o time de liderança e trazer uma reflexão
de autoconsciência.
“Sabemos
que são as lideranças diretas que influenciam de forma mais profunda e
substancial na experiência de trabalho dos times e, portanto, investir no seu
desenvolvimento se reflete no próprio desenvolvimento das equipes e em uma
melhor experiência de trabalho”, afirma Stephanie Crispino, CEO da Tribo,
consultoria com foco na humanização de culturas, desenvolvendo times e
lideranças. Esse olhar mais humanizado reforça um ambiente de segurança
psicológica, que deve começar a partir da gestão das organizações e que, ao
gerarem um ambiente seguro, cria um ambiente propício para trocas, aprendizados
e ressignificação de crenças - o que motiva e melhora o engajamento do time e o
faz operar com uma alta performance.
Empresas
visionárias e que já miram cada vez mais alcançar esses novos ares saem na
frente neste cenário. “Entendemos que não existe uma fórmula ou passo a passo
de como exercer uma liderança autêntica. Na verdade, é preciso investigar com a
sua autoconsciência e entender o que é o jeito genuíno de liderar de cada
pessoa e dar voz a esse lado autêntico. Isso envolve saber ouvir as vozes do
medo, da cobrança, da síndrome da impostora e tantas outras que podem nos
autossabotar no dia a dia”, comenta a CEO. O programa com a L’Occitane durou
cerca de três meses e envolveu cerca de 60 líderes.
Para
as lideranças presentes foi importante encontrar esse espaço de troca e de
reconhecimento, pois afinal, elas passam a entender que não caminham sozinhas
nessa jornada de buscar a sua forma de liderar, assim como saber que nem sempre
terão todas as respostas e que parte da disso vêm da vulnerabilidade que pode
ser exercitada cada vez mais. “Humanização é
mais do que necessário em qualquer lugar e na L'Occitane obviamente não é
diferente. Nossos líderes, assim como em qualquer empresa, são desafiados e
provocados para pensar em novas oportunidades a todo momento. Eles são peças
fundamentais para o sucesso ou fracasso da área e, dependendo da situação, essa
posição pode se tornar um local solitário. A proposta do programa foi
exatamente apoiá-los nessa jornada de vulnerabilidade e humanizar o papel de
líder, para que eles pudessem, com outros líderes, refletir sobre a incrível
missão que possuem e entender que não estão (e nem precisam estar) sozinhos. O
resultado: uma liderança mais humanizada e com relações fortalecidas, que
reflete diretamente no time, no negócio e na cultura da empresa”, conta Camila
Mendonça, HR Business Partner da L’Occitane.
Investir
em pessoas de modo a endereçar os seus principais desafios como liderança, é
uma forma de alavancar o seu potencial para gerar resultados e lidar com os
próprios desafios da organização. As melhores empresas para o Brasil são
aquelas que, no entanto, não param por aí. Empresas que, além de olhar para
resultados, olham para propósito, para pessoas, para cultura e geram valor para
os diferentes públicos que atendem tanto interna quanto externamente. As
empresas que o Brasil precisa são aquelas que se engajam de fato com uma
orientação a impacto positivo e entendem o seu papel na sociedade, engajando-se
com as transformações não como estratégia de marketing, mas como estratégia de
coerência, de ser internamente o que elas promovem para fora.
Sobre a Tribo
A Tribo é uma consultoria em cultura, desenvolvimento e gestão organizacional apoiando na transformação do seu negócio. Atua por meio da ativação da Cultura e Identidade, de programas de Desenvolvimento Humano e da estruturação de uma Gestão Consciente. A Tribo aposta na evolução da forma de se fazer negócios para evolução da sociedade. Com 6 anos de existência, centenas de organizações e milhares de colaboradores foram alcançados através dos projetos. A empresa faz parte do Grupo Anga, holding que desenvolve e investe em negócios lucrativos orientados à geração de impacto socioambiental positivo.
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