Últimas

Como os marketplaces estão revolucionando o mercado de sustentabilidade?

Anualmente, cerca de 34% da produção mundial de alimentos é desperdiçada. Apenas no Brasil, 27 milhões de toneladas não são aproveitadas em um ano. Pensando em valores monetários, U$ 4 bilhões de dólares são perdidos por causa de produtos vencidos ou maturados.

 

A perda média nos supermercados brasileiros é de 2% do faturamento, enquanto o lucro líquido fica perto deste mesmo valor. De olho nesse desequilíbrio, os comércios estão buscando alternativas que os permitam diminuir o desperdício, além de contribuir para uma causa social e ambiental importantes. Como maneira de solucionar este problema, a b4waste, foodtech brasileira, conecta varejistas com alimentos e outros produtos próximos à validade ao consumidor final interessado em  comprá-los pela metade do preço. 

 

“Nossa ideia é transformar “lixo” em receita adicional, sem risco ou qualquer tipo de investimento para os varejistas”, explica Luciano Kleimam, CEO da b4waste, que está presente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e já evitou o desperdício de mais de 500 toneladas de alimentos, além de ser uma ótima opção para quem deseja economizar nas compras do mês. 

 

Com mais de 70 estabelecimentos em seu catálogo, entre mercados, lojas, restaurantes, padarias e cafés, o usuário consegue visualizar todas as opções disponíveis no app e fazer seu pedido com descontos que podem chegar a 50% do valor original do produto. Além da opção de retirar o pedido no local de compra, o consumidor também pode receber os itens em casa. 

 

As empresas que estão cadastradas no aplicativo da b4, pagam ao marketplace 20% do valor de cada produto transacionado pela plataforma. A alta recorrência de compras no aplicativo - média de 4 compras mensais por cliente - mostra que os consumidores têm adotado a plataforma como um novo hábito de consumo. Hoje, a b4waste possui mais de 35 mil clientes cadastrados, encontrando ofertas diárias nas mais de 100 lojas parceiras. Até o momento, a plataforma já trouxe mais de R$2 milhões em economia para os consumidores. 

 

Luciano Kleiman, um dos fundadores da b4waste, está à disposição para falar sobre com evitar o desperdício de alimentos, o cenário dos marketplaces em prol da sustentabilidade e outros.

 

Sobre a B4Waste

Fundada em 2020 por Luciano Kleiman e Daniel Neuman, a b4waste tem o propósito de impactar as pessoas e o planeta, contribuindo para a redução do desperdício. Com o objetivo de reduzir a perda de mais de nove milhões de toneladas de alimentos no Brasil - o que representa mais de R$ 50 bilhões perdidos anualmente -, a foodtech une em sua plataforma qualquer empresa que tenha perdas por validade com quem queira produtos para consumo rápido com pelo menos 50% de desconto. Dessa forma, além de reduzir pela metade o desperdício dos varejistas, a b4waste ajuda os consumidores a economizarem e a se tornarem protagonistas também na redução de impactos ambientais. Desde seu lançamento, a plataforma já salvou mais de 500 toneladas de alimentos do desperdício, prevenindo a emissão de mais de 18 toneladas de Metano no meio ambiente. 

Nenhum comentário