Como os marketplaces estão revolucionando o mercado de sustentabilidade?
Anualmente, cerca de 34% da produção
mundial de alimentos é desperdiçada. Apenas no Brasil, 27 milhões de toneladas
não são aproveitadas em um ano. Pensando em valores monetários, U$ 4 bilhões de
dólares são perdidos por causa de produtos vencidos ou maturados.
A perda média nos supermercados
brasileiros é de 2% do faturamento, enquanto o lucro líquido fica perto deste
mesmo valor. De olho nesse desequilíbrio, os comércios estão buscando
alternativas que os permitam diminuir o desperdício, além de contribuir para
uma causa social e ambiental importantes. Como maneira de solucionar este
problema, a b4waste,
foodtech brasileira, conecta varejistas com alimentos e outros produtos
próximos à validade ao consumidor final interessado em comprá-los pela
metade do preço.
“Nossa ideia é transformar “lixo” em
receita adicional, sem risco ou qualquer tipo de investimento para os
varejistas”, explica Luciano Kleimam, CEO da b4waste, que está presente em São
Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e já evitou o desperdício de mais de 500
toneladas de alimentos, além de ser uma ótima opção para quem deseja economizar
nas compras do mês.
Com mais de 70 estabelecimentos em seu
catálogo, entre mercados, lojas, restaurantes, padarias e cafés, o usuário
consegue visualizar todas as opções disponíveis no app e fazer seu pedido com
descontos que podem chegar a 50% do valor original do produto. Além da opção de
retirar o pedido no local de compra, o consumidor também pode receber os itens
em casa.
As empresas que estão cadastradas no aplicativo
da b4, pagam ao marketplace 20% do valor de cada produto transacionado pela
plataforma. A alta recorrência de compras no aplicativo - média de 4 compras
mensais por cliente - mostra que os consumidores têm adotado a plataforma como
um novo hábito de consumo. Hoje, a b4waste possui mais de 35 mil clientes
cadastrados, encontrando ofertas diárias nas mais de 100 lojas parceiras. Até o
momento, a plataforma já trouxe mais de R$2 milhões em economia para os
consumidores.
Luciano Kleiman, um dos fundadores da
b4waste, está à disposição para falar sobre com evitar o desperdício de
alimentos, o cenário dos marketplaces em prol da sustentabilidade e outros.
Sobre a B4Waste
Fundada em 2020 por Luciano Kleiman e Daniel Neuman, a b4waste tem o propósito de impactar as pessoas e o planeta, contribuindo para a redução do desperdício. Com o objetivo de reduzir a perda de mais de nove milhões de toneladas de alimentos no Brasil - o que representa mais de R$ 50 bilhões perdidos anualmente -, a foodtech une em sua plataforma qualquer empresa que tenha perdas por validade com quem queira produtos para consumo rápido com pelo menos 50% de desconto. Dessa forma, além de reduzir pela metade o desperdício dos varejistas, a b4waste ajuda os consumidores a economizarem e a se tornarem protagonistas também na redução de impactos ambientais. Desde seu lançamento, a plataforma já salvou mais de 500 toneladas de alimentos do desperdício, prevenindo a emissão de mais de 18 toneladas de Metano no meio ambiente.
Nenhum comentário