Vale a pena investir em um aplicativo próprio?
De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode,
empresas que disponibilizam um app passam mais credibilidade e desenvolvem uma
relação mais próxima com os consumidores
Com smartphones e
tablets chegando com força no mercado, os desenvolvedores de softwares
ganharam, com os aplicativos, um mercado robusto para trabalhar.
Os apps se tornaram tão
corriqueiros no cotidiano das pessoas, que diversas empresas optaram pelo
desenvolvimento de uma solução mobile que os aproxime de seus clientes e
parceiros. Hoje, encontrar aplicativos de bancos ou instituições financeiras,
redes de supermercado, escolas e universidades, lojas, convênios médicos e até
mesmo serviços públicos tornou-se algo comum.
De acordo com Rafael
Franco, CEO da Alphacode, empresa
com escritórios em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA),
responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s,
Madero e TV Band, a busca por tecnologias mais acessíveis e modernas cresce
cada vez mais. Nesse contexto, um app pode trazer uma série de vantagens. “O
primeiro ponto é a capacidade de aumentar a margem de lucro de um negócio.
Vender através de marketplaces, por exemplo, é uma boa estratégia para reduzir
o custo de aquisição e fazer as primeiras vendas. Mas apenas com um canal
próprio será possível garantir as melhores margens de lucro, pois não trará a
obrigação de pagar uma comissão sobre cada venda”, relata.
Segundo um estudo
realizado pela Delivery Much em 2020, aproximadamente 94% dos brasileiros
preferem fazer pedidos de comida em apps de delivery ao invés de fazer
ligações, algo que era comum há alguns anos. Aplicativos como o iFood e o Rappi
foram determinantes para dominar esse segmento, mostrando-se mais eficientes
que entregas por telefone. “Um app surge como um diferencial de mercado, não
apenas no delivery, mas em qualquer segmento”, declara o CEO da Alphacode.
Aplicativos também têm
a capacidade de fidelizar os consumidores e consolidar uma marca no mercado. “O
desenvolvimento de um app próprio é o melhor caminho para construir o seu
programa de fidelidade. Com as notificações push, por exemplo, é possível
aumentar o número de recompras por parte dos clientes. Estudos apontam um
aumento de mais de 30% nas compras de consumidores fidelizados através de
aplicativos próprios. Isso porque o comprador sabe que não é qualquer empresa
que tem um aplicativo próprio, por isso ele coloca aquelas marcas que
disponibilizam essa solução em uma prateleira mais elevada”, pontua Rafael Franco.
É comum que os
consumidores mantenham em seus dispositivos apps daquelas marcas que eles
mantém um relacionamento mais próximo. Com isso, a empresa pode criar um
ecossistema que vai se relacionar com o cliente em diversos momentos da sua
jornada. “Isso abre uma oportunidade para que sejam construídos produtos e
serviços disruptivos, aumentando o retorno do mesmo cliente a longo prazo.
Assim, será possível trabalhar com um público-alvo específico, apresentando
promoções que podem aumentar consideravelmente o volume de vendas pelo aplicativo”,
finaliza o desenvolvedor.
Sobre Rafael Franco
Empresário que atua no
mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e
por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software.
Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes
empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba
(PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de
especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de
aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste
segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por
dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses,
principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.
Para mais informações, acesse https://site.alphacode.com.br/ ou @Alphacode
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