Últimas

7 dicas para você criar seu infoproduto do zero



O mercado digital, por muito tempo, foi tratado apenas pelo lado do marketing, onde as empresas utilizam o espaço virtual para promover seus produtos e serviços físicos. Com o tempo, surgiu o infoproduto como uma nova possibilidade de criação de receita.

O infoproduto é um tipo de entrega de valor que pode estar disponível em diferentes formatos, desde uma aula online até um livro digital. Esses produtos podem trazer tanto informações relevantes quanto entretenimento dentro do seu conteúdo.

Para gerar resultados de forma efetiva a partir de um infoproduto, é preciso lançar mão de alguns processos e etapas que vão desde a sua idealização e criação, até a distribuição e a metrificação do desempenho do infoproduto.

Essa é uma escolha cada vez mais frequente por profissionais que possuem algum conhecimento de valor nas redes e por empresas que podem além de vender seus produtos e serviços físicos, obter resultados de marketing e receita a partir de um produto digital.

Se o marketing digital criou todo um mercado novo ao ser muito mais dinâmico, acessível, eficiente e mensurável, o infoproduto tem o mesmo potencial a partir da sua produção e da sua distribuição e isso se dá por muitos fatores diferentes.

Se um produto, como itens de limpeza dentária canina, pode ser promovido a partir do digital e vendido para ser entregue a todo o país, o infoproduto pode passar por todas essas estampas e ser entregue de forma instantânea logo depois do pagamento.

Um produto de muito valor dentro do seu mercado, extremamente potente em razão de marketing e que dribla os custos de envio, estoque e produção física tem tudo para ter uma boa margem de lucro e dar a capacidade de maximização e descolonização das vendas.

Essa capacidade de escalar as vendas é o que faz muitas empresas no modelo de startup investirem em produtos digitais de informação para aumentar o seu valor de mercado. Existem, também, agências que trabalham nesse mercado e cobram porcentagem.

Como criar um bom infoproduto do zero

Os produtos digitais de informação, também chamados de infoprodutos, são essas criações de diferentes formatos que utilizam das plataformas conectadas e suas possibilidades para oferecer um conjunto de informações qualificadas para a audiência.

Esse produto nasceu muito ligado ao mercado de marketing digital. Ele tende a ser um formato próximo das mentoras e cursos, com melhor distribuição por parte do fornecedor e maior liberdade de consumo por parte do usuário que comprou o infoproduto.

Hoje, esse recurso é uma opção tanto de criação de receita extra quanto como um produto de entrada. Uma imobiliária especializada em aluguel escritório compartilhado pode oferecer guias de aluguel mais baratos e outros recursos de informação.

Para fazer isso de forma eficiente, é crucial observar uma série de questões diferentes, com esse produto validado como formato é preciso conhecer os modelos de produção mais eficiente e como é possível gerar valor a partir deles. Entre esses passos estão:

  • Definição do público-alvo do infoproduto;

  • Criação de pontes e conexões com o público;

  • Definição de uma solução a ser oferecida;

  • Criação de um nome para o infoproduto;

  • Definição dos formatos do infoproduto;

  • Criação de uma oferta de valor;

  • Definição do preço do infoproduto.

Uma empresa que atua em seu mercado a muitos anos acumula uma série de expertises e tem o seu nome já aprovado pelos consumidores e almejado pela concorrência, com essa credibilidade é possível que a empresa crie infoprodutos de muito valor.

Definição do público alvo do infoproduto

O infoproduto deve ser feito com muito foco no seu público, uma empresa de banner personalizado para festa que deseja fazer o seu infoproduto deve ter uma atenção dobrada à quem é o consumidor alvo desse produto digital.

Uma ferramenta que pode ajudar nesse processo é a formação de uma persona, esse é um avatar semi fictício, ou seja um personagem criado a partir de referências do seu público que inclui seus gostos, características, demandas, dores e linguagem.

Criação de pontes e conexões com o público

Esse produto não é físico, portanto, todo o valor que ele possui deve ser transmitido a partir do digital, inclusive a experiência de compra. Essa experiência começa muito longe do momento em que o consumidor chega na página de compra, começa na primeira interação.

Essa interação é responsável pela criação de pontes entre o produtor do infoproduto que pode ser uma empresa especializada em curso de pizzaiolo presencial e o seu consumidor digital desse infoproduto.

Muitas vezes, a estratégia escolhida para isso é a criação de conteúdo em pílulas de informação nas redes sociais e em postagens de blog que direcionam o consumidor para o produto digital de informação mais completo.

Definição de uma solução a ser oferecida

Em linhas gerais, existem dois modelos de produção de um infoproduto, um é a partir de um produto digital próprio ou a partir de uma coprodução. A chave para a criação de um conteúdo digital eficiente é o oferecimento de uma solução para uma demanda do público.

Ao criar um conteúdo com expertise dentro do seu mercado e disponibilizar no formato de infoproduto, as empresas de vela de ignição Ford Ka 3 cilindros reforçam sua credibilidade, mas só quando esse produto se prova capaz de atender ao público.

Criação de um nome para o infoproduto

Depois de definir que se pretende criar um infoproduto, avaliar e definir o público-alvo, criar as primeiras conexões com a empresa e o seu público e definir qual será a solução a ser oferecida, é preciso pensar no lado criativo e de produção desse produto digital.

A primeira etapa dessa produção é a definição de qual será o nome desse produto, ele deve contar a solução oferecida é uma linguagem atrativa persuasiva, mas atenção, é preciso evitar o sensacionalismo e as promessas vazias que podem frustrar o consumidor.

Definição dos formatos do infoproduto

Outra etapa muito importante na formação de um infoproduto que vale a pena ser vendido por uma empresa de persiana romana cascata é a definição do formato. Aqui, é preciso avaliar desde a capacidade de produção até o formato em que o público se vai consumir.

Livros digitais, guias, planilhas, quadros de organização, aulas ao vivo, podcasts e até templates de diversas funções diferentes podem ser utilizadas para endereçar a informação para o seu público de forma mais interessante, organizada e didática.

Criação de uma oferta de valor

O mercado de infoprodutos está cada vez mais disputado. Se no início quem tomou a dianteira da área podia se concentrar em uma produção simples e clara na sua proposta, hoje um negócio especializado em camisa gola V feminina uniforme deve inovar.

Definição do preço do infoproduto

Com todas as características de um bom conteúdo endereçadas dentro do infoproduto e com a estratégia de venda do produto digital pronta desde a sua produção até a sua distribuição, agora é o momento de precificar esse produto digital de informação.

O ideal é realizar uma pesquisa de mercado mais ampla para entender como posicionar o valor do infoproduto em questão. Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente a dor que o público vai ter atendida e qual o valor que ele estaria disposto a investir por essa solução.

Considerações finais

Na primeira fase da internet e, junto com ela, o marketing digital habilitou as empresas para abandonar ou destinar menos recursos para o ambiente físico para se migrar ao ambiente digital para vender, o segundo momento criou produtos digitais.

As vendas se multiplicaram e as empresas passaram a vender para o Brasil e até para o mundo todo. A partir do momento que as barreiras geográficas acabam para o discurso de venda, o mundo viu o crescimento do e-commerce e outras formas de comércio digital.

Enquanto uma empresa especializada em buffet de casamento para 150 pessoas pode fazer entregas muito mais amplas, é possível imaginar o quanto um empreendimento que também tem o seu produto digital pode faturar.

Esses são os infoprodutos, ou seja, uma série de conteúdos e ferramentas digitais que não dependem de uma entrega física, estoque, envio ou qualquer outro processo além da criação, promoção e entrega por meio das plataformas digitais.

Esse novo mercado é uma das principais potências na formação de profissionais, difusão de informação qualificada nas redes e muitas vezes uma possibilidade de criação de um produto extremamente lucrativo e de simples produção para empresas.

Empresas que já têm seus produtos ou serviços no mundo físico podem disponibilizar infoprodutos educativos sobre o seu nicho de atuação, gerando uma receita alternativa e criando uma conexão que reforça a autoridade e a credibilidade no seu mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário