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5 motivos para divulgar minha empresa no TikTok e melhorar minha audiência



 TikTok é uma rede social que ganhou muito destaque nos últimos anos, com isso, muitos negócios começaram a se perguntar se vale a pena investir na plataforma para divulgar produtos e serviços.

Essa rede social surgiu em 2016, a partir da iniciativa de uma empresa chinesa conhecida como Byte Dance. Em setembro de 2021, já possuía cerca de um bilhão de usuários ativos, uma das poucas a crescer tão rapidamente.

Os usuários podem criar e publicar vídeos e anúncios entre 15 e 60 segundos de duração e isso tem conquistado cada vez mais pessoas no mundo todo, principalmente em países como o Brasil e Estados Unidos.

Em 2020, os usuários do TikTok passaram em média 21 horas por mês acessando a plataforma, enquanto o Facebook teve 17 horas mensais, estando abaixo da rede social chinesa.

Isso já é uma razão para que as marcas invistam em propagandas no TikTok, mas antes de começar a trabalhar essas estratégias, é necessário entender um pouco mais sobre o assunto.

Sendo assim, este artigo vai mostrar a importância de divulgar uma empresa no TikTok, quais são os benefícios que a plataforma oferece e de que maneira usar a rede.

Importância de divulgar uma empresa no TikTok

Fazer marketing no TikTok é importante por diversas razões, mas conforme falado anteriormente, é uma das redes sociais que mais cresce no mundo todo. Ela traz diversas vantagens para a marca, tais como:

  • Público crescente;

  • Diferentes faixas de renda;

  • Altos gastos de consumidores;

  • Alto engajamento;

  • Boa avaliação.

Em 2021, o TikTok alcançou 3 bilhões de downloads, tornando-se o sétimo aplicativo mais baixado na década de 2010. Além disso, divulgar e vender em um ambiente de animação é extremamente fácil.

Um fabricante de porta de aço reforçada deve investir no TikTok porque, de acordo com um estudo da Pew Research, a plataforma possui usuários de diferentes faixas de renda, desde as mais baixas até as mais altas.

Em outras palavras, existe público para todo tipo de negócio, desde marcas voltadas para consumidores da classe D até mesmo marcas que desenvolvem soluções para o público da classe A.

Os consumidores também gastam muito nessa rede social e ela conseguiu alcançar feitos que apenas o Tinder, Netflix e YouTube conseguiram alcançar, portanto, representa uma chance única de divulgar o negócio.

A taxa de engajamento de pequenos influenciadores é de 18%, contra apenas 3,86% no Instagram e 1,63% no YouTube. Se a marca já trabalha com influenciadores digitais, pode encontrar oportunidades incríveis com o TikTok.

Por fim, o aplicativo é extremamente bem avaliado e só nos Estados Unidos obteve 88% de avaliações positivas, comprovando que as pessoas gostam da plataforma.

Para um fabricante de ferragens para laje, investir em campanhas no TikTok é estar presente em um dos canais mais queridos pelos usuários na internet.

Benefícios de criar campanhas no TikTok

Usar essa plataforma para as estratégias de marketing traz muitas vantagens para a empresa, e dentre as que mais se destacam estão:

1. Público diversificado

Os usuários dessa rede social possuem entre 16 e 24 anos, mas a plataforma não é exclusiva para eles, visto que, atualmente, possui usuários de todas as idades.

Empresas de todos os tipos podem criar anúncios diversificados para divulgar seus produtos e serviços. Tudo o que precisam fazer é se certificar de que sua audiência está presente na plataforma e realmente se interessa pelas soluções.

2. Melhora a percepção de marca

A plataforma permite que vídeos criativos sejam elaborados por meio de ferramentas disponíveis. Isso significa que a marca pode criar anúncios baseados em tendências da rede e que possuem possibilidade de viralização.

Por meio de conteúdos criativos alinhados ao uso de hashtag palavras-chave, os anúncios têm muitas chances de alcançar grandes quantidades de visualizações. Isso significa que eles podem aparecer no feed ou Story da audiência.

3. Algoritmo otimizado

Uma empresa especializada em projeto de muro de alvenaria precisa estar sempre atenta aos algoritmos das plataformas que utiliza em suas campanhas para que possa ser bem posicionada e ter um bom alcance.

O algoritmo do TikTok tem como propósito entregar conteúdo para as pessoas certas e no momento mais adequado. As publicações e anúncios conseguem alcançar uma grande quantidade de usuários que podem interagir com a empresa.

Ter algoritmo otimizado é vantajoso porque traz mais garantia de retorno sobre os investimentos, mesmo que seja um único anúncio.

4. Ferramenta acessível

A plataforma é uma solução focada em facilitar a vida das organizações que querem fazer anúncios com ela. Para isso, foi desenvolvida permitindo que mesmo pessoas que não tenham conhecimentos profundos possam utilizá-la.

Existem duas modalidades de anúncio no TikTok, sendo a simplificada e a personalizada. Pessoas de todos os níveis de conhecimento podem criar e gerenciar anúncios relevantes, engajadores e criativos que trazem bons resultados.

Para uma empresa de locação de sala compartilhada, outro ponto forte da ferramenta é que possibilita todo tipo de investimento, desde os mais simples até os mais complexos.

Isso é feito para que qualquer tipo de empresa possa fazer anúncios, mesmo que o orçamento disponível não seja muito grande.

5. Campanhas segmentadas

O TikTok possui um público diversificado e isso permite que as empresas possam acessar sua audiência por meio da segmentação.

Quando a marca está criando a campanha, pode delimitar o tipo de audiência que deseja impactar com sua ação. Pode escolher idade, gênero, região, interesses, entre outros dados para criar o anúncio.

Isso significa que mesmo que a empresa não saiba fazer a segmentação, o algoritmo do TikTok vai conseguir entregar os anúncios para os usuários realmente interessados em suas soluções.

Com isso, todo o dinheiro investido por um fabricante de software para recibo holerite online pode ser revertido em clientes e usuários engajados.

Maneiras de usar o TikTok

As marcas podem usar o TikTok de diversas maneiras e nada combina mais com uma plataforma que possui cerca de 1 bilhão de usuários no mundo todo.

A plataforma sugere hashtag que podem ser usadas e a marca pode seguir tendências, aumentando as chances de visitas em seu perfil.

Também existem as hashtag challenges que são ações divulgadas por meio de hashtags que desafiam os participantes a gravar um vídeo publicado no TikTok. Esse método tem permitido que muitas empresas alcancem seu público.

Existem os stickers de marcas que são adesivos digitais que podem ser adicionados ao conteúdo gerado pelo TikTok, estimulando a identificação da marca na plataforma, algo que melhore os resultados para o branding.

Uma clínica especializada em ecocardiograma em cães pode fazer crossover, que nada mais é do que aproveitar os vídeos publicados no TikTok e publicar em outras redes sociais, como no caso do Instagram.

O ponto mais forte do TikTok é o alcance de influenciadores, além da publicação de vídeos simples que chamam a atenção dos seguidores.

Falando um pouco mais sobre o marketing de influenciadores, o TikTok é uma boa plataforma para investir nessa prática porque os usuários seguem pessoas que produzem vídeos divertidos ou informativos.

A variação depende do número de seguidores, tipos de produtos e serviços, taxa de engajamento, número de vídeos produzidos, indústria de geolocalização.

O fato é que o TikTok é uma plataforma simples e muito fácil para editar vídeos, permitindo que os influenciadores façam postagens frequentemente e promovam interações.

Um fabricante de coxinha congelada para fritar pode investir na plataforma porque seu público é formado por pessoas jovens, mas também existem usuários de muitas outras cidades que começaram a acessar frequentemente.

Também é interessante construir uma relação com o público mais jovem pensando no longo prazo, afinal, dentro de alguns anos, essas pessoas serão o público da marca.

Mesmo que o recurso não traga resultados imediatos sobre as vendas, vai fazer com que a marca seja mais conhecida entre o público jovem que futuramente vai procurar seus produtos e serviços.

Por fim, vale a pena para uma confecção de camisa social feminina personalizada investir no TikTok porque pode apresentar seus produtos em vídeo e atrair a atenção das pessoas para a qualidade de suas ofertas.

Conteúdos em vídeos são o formato preferido dos usuários da internet e o TikTok é solo fértil para produzir esse tipo de material, tanto de maneira informativa quanto bem humorada.

Considerações finais

O TikTok é a rede social que mais cresce no mundo todo e isso se deve ao formato de conteúdo veiculado na plataforma. As pessoas gostam de consumir e criar seus próprios vídeos e esse tipo de postagem estimula a interação.

As marcas encontram no TikTok a plataforma perfeita para interagir com as pessoas, promover seus produtos e serviços e se tornar mais conhecida pelos usuários mais jovens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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