AgTech Garage anuncia startups selecionadas no principal programa de inovação aberta no setor do agronegócio brasileiro
Nesta edição, o programa vai proporcionar aos empreendedores a chance de conhecer de perto a realidade de gigantes do agro e do setor florestal
O AgTech Garage —parte do network PwC e maior
hub de inovação especializado na cadeia de Ag&Food Tech na América Latina— anuncia as 11 startups
selecionadas para participar do Intensive Connection 2023, dentre um total de
30 finalistas. O programa é realizado em conjunto pelo AgTech Garage e a Bunge,
empresa global de agronegócio e alimentos; Dexco, maior companhia brasileira do
setor de materiais de construção, reforma e decoração; Ceva, empresa francesa
de saúde animal; John Deere, empresa americana de máquinas; OCP, companhia
marroquina de fertilizantes e Sicredi, instituição financeira cooperativa
brasileira. Referência no país, o Intensive Connection é o principal programa
de inovação aberta no agro do Brasil e está em sua quinta edição.
José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC, reforça que, em
2023, o programa trouxe novidades que tiveram uma boa recepção no mercado, o
que inclui a seleção de startups de fora do agro ou com soluções recém-criadas
para o setor. “O agro demanda soluções que vão muito além da cadeia em que está
inserido, se interconectando com vários setores da economia e diferentes
demandas da sociedade. A partir da imersão no contexto dos nossos Innovation l
Corporates, a expectativa é que os empreendedores selecionados possam aproveitar
ao máximo um novo hall de oportunidades de negócios e networking”.
Startups selecionadas
A Bunge, por meio da joint venture
Orígeo, em parceria com a UPL, selecionou as startups Ludos Pro e Já Entendi Agro para
cooperação no Intensive Connection. A Ludos Pro é uma plataforma
que utiliza de uma experiência interativa e gamificada para uma aprendizagem
fácil e motivadora em treinamentos corporativos com uma ambientação com
diferentes temas, narrativas, mecânicas e conteúdo segmentado aumentando a
imersão e a absorção do conhecimento, com certificação e reconhecendo os
diferentes tipos de conquistas. Enquanto a Já Entendi Agro tem a missão de
aumentar a produtividade da agricultura e pecuária de forma inclusiva e
ambientalmente sustentável, utilizando uma metodologia própria de ensino com
uma tecnologia especializada no agronegócio através de um app de educação
online e offline com linguagem simples e prática.
A partir da seleção no programa, as startups serão expostas ao
modelo de negócios da Orígeo e a uma jornada com o objetivo de habilitar
(entendimento do
mercado do Innovation l Corporate), aculturar (contato
com a cultura da empresa), conectar (oportunidade de mentoria
executiva) e alavancar (promover
discussões para sinergias de negócio) possibilitando
testar suas soluções em um ambiente com alto potencial de
escalabilidade.
A Ceva escolheu as startups @Tech e Olho do Dono.
A @Tech usa tecnologia de ponta para monitorar rebanhos de corte e predizer o
ponto ótimo de negociação para o produtor, com base no desempenho individual e
diário do gado confinado. Já a startup Olho do Dono desenvolveu uma câmera 3D
portátil que conta animal a animal, com o gado solto no pasto ou no
confinamento, e calcula seu peso usando visão computacional.
O objetivo da Ceva é que, ao longo do IC, as startups possam
estreitar o relacionamento com os clientes da marca, a fim de ampliar o acesso
a soluções tecnológicas na pecuária e os resultados produtivos.
A Dexco selecionou as startups Ledcorp e Geplant.
A Ledcorp é especializada em soluções e tecnologias habilitadoras para a
indústria 4.0 e controla em tempo real dados de rastreamento de recursos e
processos. A Geplant, por outro lado, oferece uma visão integrada do ambiente
de produção, dando acesso a indicadores de manejo do solo, sustentabilidade do
cultivo silvicultural e equilíbrio nutricional das árvores para então propor
recomendações e melhorias.
Na nova etapa que se segue, a Dexco quer somar esforços com os
empreendedores para investir em tecnologias que aumentem o controle de estoques,
minimizem perdas na cadeia de suprimentos e garantam a eficiência da aplicação
de fertilizantes, além de considerar fontes alternativas de adubação. A jornada
das startups ao lado da Dexco prevê, entre outras ações, visitas às suas
instalações florestais e industriais, além de acesso à sua expertise em ESG.
Atenta à relevância da agricultura 5.0 para geração de valor ao
produtor e seus concessionários, a John Deere seguirá no Intensive Connection
com as startups Murabei e Biti9.
De um lado, a Murabei atua com serviços que dão escala e economizam tempo e
recursos na aplicação de Data Science. Ao passo que a Biti9 faz automações
customizadas para diversos setores, utilizando ferramentas como o ChatGPT, a
automação robótica de processos (RPA), inteligência artificial (IA) e
reconhecimento ótico de caracteres (OCR).
A escolha das startups reflete o compromisso da John Deere com a
digitalização da agricultura baseada na análise de dados e métricas — pensando em aumentar a
eficiência dos concessionários e, consequentemente, refletir na melhor
experiência dos nossos clientes.
Diante do desafio de integrar dados na cadeia de insumos para
otimizar a distribuição na ponta, a OCP escolheu as logtechs Aware e goFlux para
participar do Intesive Connection.
A Aware Logistics é uma
startup de soluções tecnológicas para gestão de transporte e logística, que
permite acompanhar o trânsito de mercadorias desde a origem até o consumidor
final. A goFlux,
por sua vez, fornece uma solução de ponta a
ponta para embarcadores e transportadores, indo da contratação e gestão de
fretes à oferta de soluções para neutralizar as emissões de carbono dos
veículos transportadores.
Por meio da prática da inovação aberta, a OCP espera otimizar seus
processos em busca de maior eficiência operacional. Seja no que tange o
planejamento, recebimento, estocagem e entrega dos fertilizantes que produz.
Com foco em promover o desenvolvimento sustentável no campo, o
Sicredi decidiu seguir adiante na colaboração com as startups Produzindo
Certo e Já Entendi Agro.
A Produzindo Certo é referência em levar assistência técnica e
conhecimento em sustentabilidade para o campo, ajudando agricultores e
pecuaristas a adequarem suas fazendas à legislação e às melhores práticas
socioambientais. Por sua vez, a Já Entendi Agro desenvolveu uma
metodologia própria para educação de pessoas no campo, e o Sicredi quer levar o
método de capacitação a seus associados que buscam aumentar a produtividade de
forma ambientalmente sustentável.
Na jornada que se inicia
agora, o Sicredi vai apresentar aos empreendedores selecionados seu sistema
cooperativo, bem como aproximar seus associados produtores rurais das startups,
a fim de fomentar o uso de soluções que os apoiem na adoção de boas práticas
socioambientais na agricultura, pecuária e demais atividades rurais, garantindo
o bem-estar de toda a sociedade e o equilíbrio entre produção e conservação. O
Sicredi conta com mais de 690 mil associados produtores rurais, sendo 85% da
agricultura familiar, 11% produtores de médio porte e 4% produtores de grande porte.
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