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AgTech Garage anuncia startups selecionadas no principal programa de inovação aberta no setor do agronegócio brasileiro

Nesta edição, o programa vai proporcionar aos empreendedores a chance de conhecer de perto a realidade de gigantes do agro e do setor florestal

Foto Gábor Adonyi

O AgTech Garage parte do network PwC e maior hub de inovação especializado na cadeia de Ag&Food Tech na América Latina anuncia as 11 startups selecionadas para participar do Intensive Connection 2023, dentre um total de 30 finalistas. O programa é realizado em conjunto pelo AgTech Garage e a Bunge, empresa global de agronegócio e alimentos; Dexco, maior companhia brasileira do setor de materiais de construção, reforma e decoração; Ceva, empresa francesa de saúde animal; John Deere, empresa americana de máquinas; OCP, companhia marroquina de fertilizantes e Sicredi, instituição financeira cooperativa brasileira. Referência no país, o Intensive Connection é o principal programa de inovação aberta no agro do Brasil e está em sua quinta edição.

 

José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC, reforça que, em 2023, o programa trouxe novidades que tiveram uma boa recepção no mercado, o que inclui a seleção de startups de fora do agro ou com soluções recém-criadas para o setor. “O agro demanda soluções que vão muito além da cadeia em que está inserido, se interconectando com vários setores da economia e diferentes demandas da sociedade. A partir da imersão no contexto dos nossos Innovation l Corporates, a expectativa é que os empreendedores selecionados possam aproveitar ao máximo um novo hall de oportunidades de negócios e networking”. 

 

Startups selecionadas

 

A Bunge, por meio da joint venture Orígeo, em parceria com a UPL, selecionou as startups Ludos Pro e Já Entendi Agro para cooperação no Intensive Connection. A Ludos Pro é uma plataforma que utiliza de uma experiência interativa e gamificada para uma aprendizagem fácil e motivadora em treinamentos corporativos com uma ambientação com diferentes temas, narrativas, mecânicas e conteúdo segmentado aumentando a imersão e a absorção do conhecimento, com certificação e reconhecendo os diferentes tipos de conquistas. Enquanto a Já Entendi Agro tem a missão de aumentar a produtividade da agricultura e pecuária de forma inclusiva e ambientalmente sustentável, utilizando uma metodologia própria de ensino com uma tecnologia especializada no agronegócio através de um app de educação online e offline com linguagem simples e prática.

 

A partir da seleção no programa, as startups serão expostas ao modelo de negócios da Orígeo e a uma jornada com o objetivo de habilitar (entendimento do

mercado do Innovation l Corporate), aculturar (contato com a cultura da empresa), conectar (oportunidade de mentoria executiva) e alavancar (promover

discussões para sinergias de negócio) possibilitando testar suas soluções em um ambiente com alto potencial de escalabilidade.

 

A Ceva escolheu as startups @Tech e Olho do Dono. A @Tech usa tecnologia de ponta para monitorar rebanhos de corte e predizer o ponto ótimo de negociação para o produtor, com base no desempenho individual e diário do gado confinado. Já a startup Olho do Dono desenvolveu uma câmera 3D portátil que conta animal a animal, com o gado solto no pasto ou no confinamento, e calcula seu peso usando visão computacional.

 

O objetivo da Ceva é que, ao longo do IC, as startups possam estreitar o relacionamento com os clientes da marca, a fim de ampliar o acesso a soluções tecnológicas na pecuária e os resultados produtivos.

 

A Dexco selecionou as startups Ledcorp e Geplant. A Ledcorp é especializada em soluções e tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0 e controla em tempo real dados de rastreamento de recursos e processos. A Geplant, por outro lado, oferece uma visão integrada do ambiente de produção, dando acesso a indicadores de manejo do solo, sustentabilidade do cultivo silvicultural e equilíbrio nutricional das árvores para então propor recomendações e melhorias.

 

Na nova etapa que se segue, a Dexco quer somar esforços com os empreendedores para investir em tecnologias que aumentem o controle de estoques, minimizem perdas na cadeia de suprimentos e garantam a eficiência da aplicação de fertilizantes, além de considerar fontes alternativas de adubação. A jornada das startups ao lado da Dexco prevê, entre outras ações, visitas às suas instalações florestais e industriais, além de acesso à sua expertise em ESG.

 

Atenta à relevância da agricultura 5.0 para geração de valor ao produtor e seus concessionários, a John Deere seguirá no Intensive Connection com as startups Murabei e Biti9. De um lado, a Murabei atua com serviços que dão escala e economizam tempo e recursos na aplicação de Data Science. Ao passo que a Biti9 faz automações customizadas para diversos setores, utilizando ferramentas como o ChatGPT, a automação robótica de processos (RPA), inteligência artificial (IA) e reconhecimento ótico de caracteres (OCR).

 

A escolha das startups reflete o compromisso da John Deere com a digitalização da agricultura baseada na análise de dados e métricas — pensando em aumentar a eficiência dos concessionários e, consequentemente, refletir na melhor experiência dos nossos clientes.

 

Diante do desafio de integrar dados na cadeia de insumos para otimizar a distribuição na ponta, a OCP escolheu as logtechs Aware e goFlux para participar do Intesive Connection.

 

A Aware Logistics é uma startup de soluções tecnológicas para gestão de transporte e logística, que permite acompanhar o trânsito de mercadorias desde a origem até o consumidor final. A goFlux, por sua vez, fornece uma solução de ponta a ponta para embarcadores e transportadores, indo da contratação e gestão de fretes à oferta de soluções para neutralizar as emissões de carbono dos veículos transportadores.

 

Por meio da prática da inovação aberta, a OCP espera otimizar seus processos em busca de maior eficiência operacional. Seja no que tange o planejamento, recebimento, estocagem e entrega dos fertilizantes que produz.

 

Com foco em promover o desenvolvimento sustentável no campo, o Sicredi decidiu seguir adiante na colaboração com as startups Produzindo Certo e Já Entendi Agro.

 

A Produzindo Certo é referência em levar assistência técnica e conhecimento em sustentabilidade para o campo, ajudando agricultores e pecuaristas a adequarem suas fazendas à legislação e às melhores práticas socioambientais. Por sua vez, a Já Entendi Agro desenvolveu uma metodologia própria para educação de pessoas no campo, e o Sicredi quer levar o método de capacitação a seus associados que buscam aumentar a produtividade de forma ambientalmente sustentável. 

 

Na jornada que se inicia agora, o Sicredi vai apresentar aos empreendedores selecionados seu sistema cooperativo, bem como aproximar seus associados produtores rurais das startups, a fim de fomentar o uso de soluções que os apoiem na adoção de boas práticas socioambientais na agricultura, pecuária e demais atividades rurais, garantindo o bem-estar de toda a sociedade e o equilíbrio entre produção e conservação. O Sicredi conta com mais de 690 mil associados produtores rurais, sendo 85% da agricultura familiar, 11% produtores de médio porte e 4% produtores de grande porte.

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