Refeição fora de casa sobe e desperta o interesse de empreendedores para investirem no segmento em Minas Gerais
Com mercado de alimentação fora de casa aquecido, o
casal Henrique Costa e Michele Moreira abriram
uma franquia PUB da FiChips Food, no centro de Governador Valadares; Opção por
restaurantes temáticos tem atraído curiosos e fidelizado clientes
Os brasileiros continuam priorizando a alimentação
fora de casa como uma alternativa de lazer e socialização. Somente no ano
passado foram gastos R$ 216 bilhões fora do lar, 27% a mais do que em 2021,
segundo dados do Instituto Foodservice Brasil, em parceria com a Mosaiclab.
O ticket médio, que é o valor gasto com cada refeição,
foi de R$ 19,27 em 2022, o que mostra que as pessoas estão dispostas a gastar
mais na alimentação. O mercado de trabalho dentro do setor de alimentação fora
do lar também apresentou um crescimento notável de 1,2% no número de empregos
em um período de 12 meses, enquanto crescimento geral foi de 0,9% para outros
setores. Os resultados são referentes ao Cadastro Geral de Empregados e
Desempregados (CAGED) e pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
Contínua (PNAD Contínua).
Henrique Moreira Costa, de 39 anos, é um dos
empreendedores que apostou no crescimento desse setor e resolveu abrir seu
próprio negócio. Há exatamente um ano, ele inaugurou no centro da cidade de
Governador Valadares (MG), uma unidade da franquia FiChips Food.
Henrique contou com o apoio de sua tia e agora sócia, Eunice Passos dos Santos
para abrirem o negócio juntos, que apostaram no modelo PUB (loja de rua).
Largou emprego fixo para ser empreendedor
O mineiro largou o emprego de carteira assinada por mais de 15 anos no comércio varejista de carros para empreender com uma paixão antiga, a culinária. Eunice (foto), que possui outros tipos de negócios, resolveu empreender junto ao sobrinho com uma franquia.
“Sempre fui apaixonado por carros e mais ainda pelo
ramo de consultoria de vendas. Por outro lado, sou um entusiasta da culinária,
então resolvemos unir o útil ao agradável. Pedi demissão do trabalho e com o
apoio da minha esposa e minha tia resolvemos nos aventurar em um grande desafio
que é gerir o próprio negócio, tendo como foco a alimentação fora de casa”,
relembra o franqueado.
Henrique optou em empreender com a FiChips por se
tratar de um negócio temático, sem concorrência na cidade. A FiChips Food é a primeira e maior franquia especializada na culinária
inglesa no Brasil, com o prato típico do Reino Unido, o fish and chips,
ou seja, peixe empanado com batatas fritas. Todo o projeto arquitetônico possui
aspectos que remetem a Londres. É o caso de referências com ícones britânicos
como ônibus londrino, a famosa cabine telefônica britânica, e o guarda real,
apelidado carinhosamente dentro da rede como “Aquiles”.
Aceitação do público
O espaço vem tendo uma boa aceitação dos valadarenses
e também de clientes da região mineira. Em média 580 pessoas circulam por mês
no espaço, que tem entre os pratos mais pedidos na unidade local o London
Burguer, um exímio hambúrguer artesanal, além da FiChips Potato (batata
recheada aberta).
Henrique também tem apostado no espaço de recreação especialmente para as crianças, com desenhos
impressos, giz de cera e TV transmitindo programação infantil. Além de possuir
um cardápio específico para os pequenos, também faz com que o cliente permaneça
por mais tempo no restaurante, que atualmente é composto entre 25% e 35% por
famílias. “Contar com um local com ambiente agradável para família faz com que
os clientes indiquem o restaurante aos amigos, trazendo novos consumidores para
o estabelecimento. Além do mais, contar com um espaço kids também contribui
para o aumento do ticket médio”, avalia Henrique.
Franchising mineiro
Segundo recentes dados divulgados
pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente à pesquisa do 1º
trimestre de 2023, o mercado de franchising mineiro faturou R$ 4,4 bilhões. O estado acolhe 16.619 unidades franqueadas, enquanto no
mesmo período do ano passado esse número era de 16.224.
Ainda segundo a pesquisa, os segmentos com
maior participação em Minas Gerais estão: Serviços e Outros Negócios com 4.520
unidades, que representa 27,2% de participação por segmento; Saúde, Beleza e
Bem-estar com 2.869 operações (17,3%); Alimentação – food service com 2.155
unidades (13%), e Moda com 2.013 unidades, um total de 12,1% de participação.
O franchising no estado é responsável por
140.276 empregos diretos, sendo que o segmento de alimentação-food service
empregou 24.792 pessoas em Minas Gerais durante o período analisado pela
pesquisa, o que representa 17,7% de participação.
Serviço
FiChips Food – Unidade PUB Governador Valadares (MG)
Rua Marechal Deodoro, 735, Centro
@FichipsGV
Sobre a FiChips Food
A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia trabalha com cinco modelos de negócios: delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 162 mil, e retorno do investimento previsto entre 14 a 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com
Nenhum comentário