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Conheça melhor o funcionamento da geolocalização

Geolocalização é um processo que identifica informações geográficas por meio de dispositivos conectados à internet, radiofrequência ou satélite.

São informações muito importantes para que as empresas consigam determinar a localização dos consumidores e colaboradores, podendo ser aplicada em diferentes áreas com o objetivo de melhorar a oferta de produtos e serviços.

Além de fazer a oferta de maneira segmentada, também consegue identificar demandas, considerando as características e necessidades locais.

O recurso surgiu durante a Guerra Fria, funcionando como uma estratégia para identificar tropas, atualmente, é usada para definir ações de marketing, além de melhorar a logística dos negócios e a gestão de ponto.

Com a chegada do marketing digital, a geolocalização se tornou ainda mais importante, uma vez que as marcas podem direcionar suas estratégias para pessoas que se encontram próximas ao negócio ou em uma região específica.

Tendo em vista que cada localidade possui características e aspectos diferentes, incluindo hábitos de consumo, culturas, entre outros, é fundamental considerar todos eles para fazer uma oferta compatível com os gostos e necessidades do cliente.

Este artigo vai explicar o conceito e serventia da geolocalização, como ela identifica a posição de um dispositivo, quais são suas principais aplicações do dia a dia, os riscos associados ao uso constante e por que ela é tão relevante para as empresas.

Conceito e serventia da geolocalização

O conceito de geolocalização nada mais é do que um recurso tecnológico que ajuda a localizar objetos e pessoas, com base em suas informações geográficas, fazendo a detecção automática por meio de coordenadas.

As coordenadas são identificadas via satélite, levando em consideração a latitude e longitude do objeto ou pessoa, sendo um processo que acontece por meio da captação do sinal de aparelhos eletrônicos e aplicativos.

Hoje em dia, uma clínica de oftalmologista para gatos pode utilizá-la para melhorar suas estratégias de marketing, mas no início, sua finalidade era outra.

Ela foi desenvolvida para auxiliar países a identificarem a movimentação das tropas durante as guerras, portanto, tratava-se exclusivamente de um recurso usado no ambiente militar.

Hoje em dia, por conta dos avanços tecnológicos, passou a ser aplicado por outros setores, como:

  • Marketing;

  • RH;

  • Tecnologia da informação;

  • Vendas.

Devido a isso, melhorou muito os serviços empresariais e a qualidade dos produtos, e por meio de sua aplicação, as organizações conseguem determinar o posicionamento dos clientes, de seus produtos e dos colaboradores.

Isso traz muitas vantagens para a oferta de produtos e serviços que precisam identificar o local, um dispositivo ou uma pessoa.

Como identificar a posição de um dispositivo?

A geolocalização pode identificar a posição de um dispositivo por meio de diferentes recursos. Por exemplo, os fornecedores de clínicas de exame histopatológico em cães podem usar o GPS para facilitar a entrega de seus produtos.

O GPS é o método mais conhecido pela população, e funciona por meio dos dados fornecidos pelos satélites do planeta Terra. Para identificar a posição de um objeto, ele deve captar o sinal de, pelo menos, 3 satélites para fazer a triangulação de dados.

Outra possibilidade é a radiofrequência, um tipo de geolocalização que funciona por meio de ondas de rádio, usando dados fornecidos por torres de operadoras de telefonia móvel.

Depois que o sinal é captado, é possível ter acesso à posição do objeto. Outra possibilidade é o Wi-Fi, que funciona por meio de uma conexão de rede sem fio e não precisa que o GPS esteja ativo no dispositivo para determinar a localização.

Principais aplicações da geolocalização

No dia a dia, a geolocalização pode ser aplicada de várias formas. O recurso começou a ser utilizado em 2009, logo que chegou ao mercado, e desde então, aumentou as funcionalidades de recursos tecnológicos desenvolvidos recentemente.

Para as pessoas, de modo geral, a tecnologia pode ser usada para conseguir informações sobre o trânsito, além de localizar empresas, lojas e produtos e serviços, como acessórios para cachorro macho.

Os usuários das redes sociais podem usar a geolocalização para divulgar onde estão nessas plataformas ou até mesmo para conseguiram um meio de transporte. Em grandes estacionamentos, o recurso ajuda os motoristas a encontrarem seus veículos.

O fato é que essa tecnologia passou a ser utilizada por muitos aplicativos por conta das facilidades que oferece, não apenas para os usuários, mas também para as empresas que podem contar com ela em seu sistema de trabalho.

Riscos associados ao uso constante

As organizações podem usar a geolocalização de várias maneiras, inclusive no controle de ponto, entretanto, existem algumas preocupações que merecem atenção. Elas estão relacionadas à segurança e à privacidade dos colaboradores.

No que diz respeito à privacidade dos funcionários, a coleta constante de informações de localização pode levantar preocupações porque as pessoas não querem que suas atividades sejam monitoradas o tempo todo sem nenhum tipo de aviso.

É muito diferente de monitorar o trabalho de uma funcionária ao dar banho em um bebê dentro de uma banheira creche para garantir a produtividade profissional e a segurança da criança.

Outra preocupação é o rastreamento constante, pois a ideia de um rastreio contínuo dos funcionários, inclusive fora do horário de trabalho, gera muito desconforto e pode despertar um sentimento de invasão de privacidade.

É importante lembrar que a geolocalização envolve a transmissão de dados sensíveis pela internet, o que pode expor a organização a riscos cibernéticos. Em outras palavras, a empresa está mais suscetível ao vazamento de informações.

Para lidar com essa questão, a melhor forma é reforçar a segurança de dados, além de obter o consentimento e ser transparente durante o uso da tecnologia.

A empresa deve entender claramente sobre o uso da geolocalização e seu funcionamento, caso contrário, pode provocar uma incerteza entre os funcionários.

Um fabricante de rufo telhado embutido deve ver o consentimento e a transparência como questões chave para coletar o uso dos dados corretamente.

Por fim, é necessário estar atento a possíveis erros e falhas técnicas, visto que a dependência de sinais GPS e da infraestrutura de redes pode trazer erros de localização e falhas técnicas.

Eles acabam afetando a precisão dos registros de ponto e potencializam problemas relacionados à administração e para os próprios colaboradores.

Importância para as empresas e anunciantes

Como falado anteriormente, a geolocalização é uma tecnologia que pode ser usada nas estratégias de marketing e vendas de uma empresa, e isso traz diversos benefícios que explicam sua importância para os anunciantes.

Uma das maiores vantagens é a possibilidade de segmentar o público-alvo, algo que pode ser feito de maneira detalhada. Por meio das ferramentas de inteligência geográfica, fica mais fácil identificar pontos de interesse e de circulação.

Com isso, uma empresa de assistência técnica de PC vai trabalhar com a localização exata de seu público em tempo real. Outra vantagem é poder reunir dados que definem a persona de maneira mais assertiva.

Com a geolocalização, os negócios também podem alcançar novas audiências, criando campanhas personalizadas e que vão ampliar a geração de leads.

A tecnologia ajuda a eliminar barreiras físicas, e com isso os negócios podem alcançar novas audiências e chegar até pessoas que provavelmente não ouviriam falar sobre a empresa sem esse recurso.

Se um cliente fizer check-in dentro da loja e publicar nas redes sociais, todos os seus seguidores vão conhecer o estabelecimento, o que chama a atenção de pessoas que ainda não conheciam a empresa.

Uma clínica veterinária para aves vai ampliar seu alcance de maneira orgânica e com isso impactar potenciais clientes interessados em conhecer um pouco mais sobre seus serviços.

Outro grande benefício das estratégias de marketing por meio da geolocalização é poder fidelizar clientes, e isso acontece porque a marca vai coletar informações relevantes sobre o público e utilizá-las para oferecer seus produtos e serviços.

O negócio consegue conhecer um pouco mais sobre o comportamento e as intenções do consumidor, o que faz com que as ações sejam mais direcionadas e aumentem as conversões.

Ao fazer isso, um fabricante de porta de alumínio com vidro para lavanderia vai trabalhar o marketing de intenção, melhorar o relacionamento com o cliente, construir uma base de confiança e aumentar sua conexão com o consumidor.

Por meio de uma segmentação detalhada, a companhia consegue reduzir custos com estratégias mal implementadas. Ela terá muito mais conhecimento sobre o público, o que diminuirá resultados negativos.

Consequentemente, o retorno sobre os investimentos será muito melhor, o que interfere de maneira positiva nos lucros.

Considerações finais

A geolocalização está presente no cotidiano de muitas formas, tanto no dia a dia das pessoas quanto na rotina das empresas.

Ela facilitou muitas coisas, mas para as marcas, se tornou uma ferramenta imprescindível para as estratégias de marketing.

As organizações conseguem conhecer um pouco mais sobre os consumidores e trabalhar suas ações de acordo com seus interesses.

Para o público, por sua vez, é a melhor forma de obter todos os produtos e serviços que precisam e se sentir mais satisfeito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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