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Custo de Aquisição de Clientes: o que é e como reduzir o CAC da sua empresa


Calcular o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é muito importante para as empresas porque essa métrica mostra o quanto a organização está investindo para conquistar clientes novos.

Muitas marcas investem pesado para atrair mais clientes e fidelizá-los, pois isso é muito importante para expandir os negócios. Mas toda e qualquer estratégia voltada para essa finalidade só faz sentido se os gastos forem acompanhados.

Esse acompanhamento também é imprescindível para que a marca tenha um crescimento sadio e identifique quais estratégias estão trazendo os resultados esperados e aquelas que precisam de alguma modificação.

Atualmente, qualquer negócio que invista em marketing digital precisa calcular o custo de aquisição de cliente se quiser realmente obter os melhores resultados em marketing e vendas.

É a melhor maneira de identificar os retornos obtidos, seja qual for o setor de atuação da marca. Mas mesmo sendo extremamente importante para o sucesso das estratégias e a saúde financeira, muitas marcas deixam de avaliar essa métrica.

Para acabar com esse problema, este artigo vai explicar o que é CAC, por que ele é tão importante para a saúde financeira do negócio, as melhores estratégias para reduzi-lo, como está relacionado ao LTV e alguns dos principais erros.

O que é custo de aquisição de clientes?

O custo de aquisição de clientes (CAC) nada mais é do que uma métrica que mostra o quanto uma empresa está investindo para conquistar clientes novos. Em outras palavras, representa o quanto o negócio deve gastar para fechar negócio.

O cálculo é feito com base em determinado período, calculando a relação entre o valor investido e a quantidade de clientes adquiridos na época.

Importância do CAC

Uma clínica para fazer exame demissional precisa calcular o custo de aquisição de clientes porque ele é muito importante para manter a saúde financeira do negócio. Além disso, é essencial para guiar as estratégias de marketing.

Cada investimento feito em vendas também deve ser considerado no custo de aquisição de clientes, tendo em vista que de nada adianta gerar leads se os vendedores não souberem trabalhar as oportunidades de negócio.

Com base nisso, existem muitos outros aspectos que devem ser colocados dentro desse cálculo, como:

  • Salários;

  • Comissões;

  • Sistemas;

  • Viagens;

  • Telefonia;

  • Ações de prospecção ativa.

O cálculo também ajuda a direcionar os esforços da equipe de marketing e vendas, além de coordenar o crescimento desses setores, caso seja necessário.

Além do mais, também se trata de uma métrica muito útil para identificar investimentos que não trazem o resultado esperado, bem como para cortar custos desnecessários.

Como reduzir o CAC?

Ao acompanhar o custo de aquisição de clientes, uma clínica especializada em abdominoplastia circunferencial você pode notar se está gastando além do estabelecido, e com isso adotar algumas ações para reduzi-lo. São elas:

Aperfeiçoar as conversões

Além de gerar um tráfego maior no site do negócio, a empresa precisa saber quantos desses visitantes estão sendo convertidos em clientes, pois quando isso não acontece, o dinheiro acaba sendo desperdiçado.

Assim sendo, é fundamental monitorar, testar e melhorar as taxas de conversão, pois ao controlá-la fica mais fácil diminuir o custo de aquisição de clientes.

Além do mais, quanto mais pessoas a empresa conseguir caminhar em seu funil de vendas, mais conversões vai fazer e menos vai gastar para conquistar clientes novos.

Conhecer bem a persona

Quando o assunto é o marketing de um produto ou serviço, é fundamental que as ações sejam objetivas e voltadas para o tipo de público que o negócio quer impactar.

A marca deve saber qual é o seu perfil de cliente ideal e a partir disso desenvolver sua persona, com base nesse perfil, fica muito mais fácil direcionar a estratégia de marketing e o conteúdo mais adequado para o negócio.

É importante lembrar que a persona de uma empresa de PPRA de padaria é totalmente diferente do público-alvo. A persona é um personagem semi fictício que representa o tipo de pessoa com quem a empresa vai lidar.

Ela é muito mais específica, pois conta com informações como nome, idade, gênero, profissão, estado civil, escolaridade, hábitos de consumo, entre outras características fundamentais para as estratégias.

Investir em marketing de atração

Empresas relevantes para o público possuem o seu custo de aquisição de cliente bem baixo, pois são capazes de atrair as pessoas por meio de estratégias orgânicas muito mais baratas do que anúncios pagos constantemente.

O marketing de atração, também conhecido como Inbound Marketing, envolve estratégias trabalhadas em plataformas como as redes sociais, blog institucional e e-mail marketing.

Uma de suas maiores estratégias é o marketing de conteúdo, que consiste em produzir materiais relevantes e que abordam assuntos interessantes para a audiência, com isso, fica mais fácil conquistar uma audiência fiel.

Relação entre CAC e LTV

LTV é uma sigla para Lifetime Value, uma métrica que mostra a quantia que o cliente gastou com uma marca durante todo o tempo em que se relacionou com ela, portanto, mostra o quanto cada consumidor vale para a empresa.

Nas estratégias de um negócio especializado em fechamento de lavanderia com vidro, a relação entre o LTV e o CAC é basicamente a necessidade em reduzir o custo de aquisição de clientes e aumentar o tempo de permanência do comprador.

Isso é feito por meio de produtos e serviços que se conectam, ou seja, a partir do momento em que o cliente comprou uma solução, terá mais chances de comprar outras, desde que elas estejam relacionadas à primeira aquisição.

Erros que elevam o CAC do negócio

Existem vários erros que uma empresa pode cometer e que acabam aumentando o custo de aquisição de clientes. Entre os principais estão:

Não ter uma estratégia definida

Antes de definir o preço que vai cobrar por um processo de harmonização facial papada, uma clínica precisa fazer algumas considerações importantes, principalmente definir uma estratégia de negócios.

O planejamento estratégico é muito importante, mas exige tempo e estudo, com isso, a marca pode conhecer variáveis importantes na hora de conquistar um cliente novo, como a oferta, concorrência, mercado, além de suas forças e fraquezas.

O planejamento é essencial para que o empreendedor tenha mais clareza sobre o caminho que a organização deve percorrer.

Não conhecer o cliente

Mesmo hoje em dia, com as facilidades trazidas pela tecnologia e a internet, ainda existem muitas empresas que não conhecem bem seu cliente. Com isso, elas acabam colocando no mercado um produto ou serviço sem nenhum tipo de objetivo específico.

Um fabricante de cabo para malha de aterramento precisa estar atento a isso porque a competitividade no mercado é cada vez maior, e não conhecer o cliente pode comprometer os negócios.

A marca deve estar atenta às aspirações das pessoas que pretende conquistar e a partir disso desenvolver um produto ou serviço compatível.

A melhor forma de conhecer a fundo o público que vai comprar os produtos e serviços é com o desenvolvimento de uma persona. Como falado anteriormente, a persona é um personagem semi fictício que representa as características do cliente ideal.

Ao conhecer essas características, a marca terá muito mais facilidade para se comunicar com sua audiência e oferecer exatamente aquilo que as pessoas esperam.

Desconsiderar o ticket médio

O ticket médio é uma métrica muito importante porque mostra qual é a média que os clientes pagam pelas soluções da marca.

Um fabricante de forro mineral 60x60 deve estar atento a isso porque vai facilitar na hora de criar ou reajustar sua política de preços.

Trata-se de uma métrica que consegue comprovar que as medidas tomadas em relação à precificação estão corretas, pois se forem incompatíveis com a realidade do consumidor, podem tornar o custo de aquisição de clientes mais alto.

Para saber como está o andamento dessa questão, basta analisar se o ticket médio está aumentando. Quando isso acontece, significa que a estratégia adotada para a empresa está trazendo bons resultados.

Por outro lado, se estiver caindo, é necessário aumentar a base de clientes para justificar essa queda, caso contrário, o negócio vai sofrer com a perda de receita e rentabilidade.

Ignorar a concorrência

Um consultório especializado em projeto arquitetônico consultório odontológico está sempre acompanhando sua concorrência para embasar seu planejamento estratégico.

É fundamental saber quais são os valores que o mercado está praticando e analisar em qual faixa se encontra a solução, considerando a qualidade percebida pelos consumidores em relação aos competidores.

Considerações finais

Para conquistar clientes novos, a empresa precisa fazer investimentos e eles devem ser acompanhados de perto para saber qual é a média de gastos nesse sentido.

O CAC é uma métrica fundamental porque diz muito sobre a saúde financeira da organização e a efetividade de suas estratégias de marketing e vendas.

Deve ser acompanhada de perto, independentemente do segmento de atuação da companhia, o que vai garantir a efetividade dos investimentos.

Mais do que reduzir os valores necessários para conquistar clientes novos, fazer esse acompanhamento vai ajudar a aumentar os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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